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Storytelling para Negócios

Por 9 de julho de 2021julho 15th, 2021Sem comentários
Storytelling para negócios locais

Conheça a maneira mais barata e eficaz de se humanizar uma marca e aumentar o engajamento da sua audiência.

Há muito tempo o storytelling – a arte de contar histórias – é utilizado para vender produtos, serviços e ideologias. Hoje essa é uma das estratégias que mais aproxima uma marca do seu Cliente Ideal. Se você quer aprender como se conectar emocionalmente com o seu cliente, nós vamos te contar o segredo por trás dessa estratégia. 

Quem domina a arte do storytelling e tem a habilidade de contar uma boa história para o seu público, não tem que se preocupar com muito mais para manter um cliente interessado.

Melhor ainda, quem conta uma boa história não tem dificuldades em manter os clientes fiéis àquilo que vende.

O storytelling para negócios, muito utilizado no marketing de conteúdo e em campanhas publicitárias na televisão e no YouTube, é a melhor forma de entrar em contato com o lado emocional de um potencial cliente.

 Assim, a compra deixe de ser guiada apenas pelo racional e passa a ser justificada com o que há de mais interno e abstrato: os desejos e os sonhos do seus clientes.

No Instagram, essa é uma forma que muitos negócios encontram para humanizar as suas marcas e se destacarem  da concorrência. 

Ao contar histórias, a marca mostra que há muito mais que produtos e serviços por trás do seu nome.

E se você chegou até aqui para saber mais sobre o segredo de como contar histórias que vendem e criar um bom storytelling para o seu negócio, aqui vamos nós.

No CODICAST #102 o Evandro Mazuco e o Luiz Gustavo vão mostrar tudo o que você precisa fazer para vender muito mais utilizando todo o poder do Storytelling.

O que é Storytelling?

O Evandro já começa o episódio mostrando o cartão de visitas:

“O storytelling é a talvez a melhor forma de você humanizar o seu Instagram.“

“Isso porque quando você aprende a contar histórias do jeito certo, você consegue envolver a sua audiência e criar uma conexão emocional com ela. O caminho mais rápido para a venda.”

Luiz Gustavo, que é uma autoridade no assunto, complementa:

“O storytelling é a principal arma do pequeno negócio local.”

“É  uma forma estruturada de você contar uma história e essa história ajuda a despertar uma emoção no seu cliente, o que influenciará na sua decisão de compra.”

“Então, se você aprende o poder de um storytelling você vai reduzir o custo de Marketing e aumentar a sua conexão emocional com seu cliente.”

“Nossa vida é repleta de histórias. Todos os empreendedores têm muitas histórias com seu próprio negócio. Então é isso, esse talvez seja o principal ativo que a sua empresa tem e que diferencia você de todos os outros concorrentes: a sua história.”

Então, recapitulando:

O Storytelling é uma técnica em que uma história contada da maneira certa tem poder de criar um vínculo emocional com os potenciais clientes, sendo uma poderosa ferramenta de marketing.

Essa técnica também ajuda você a se destacar da sua concorrência.

Apesar de todo mundo ter uma história, cada um tem a sua própria. 

E a sua deve ser pensada para criar conexão com o seu Cliente Ideal.

 

E porque é importante utilizar essa técnica?

A maior armadilha que existe nas redes sociais é uma comunicação fria.

Só falar de produto, de serviço e não ter nada além disso para oferecer.

O Instagram é uma rede de relacionamento. 

As pessoas querem ver “calor humano” no seu  perfil, mesmo os de negócios locais.

E Luiz Gustavo se aprofunda, citando como o storytelling pode levar a um marketing boca-a-boca:

“É muito importante você utilizar a técnica do storytelling porque você vai criar um vínculo com as pessoas que te acompanham. Você fica mais presente na mente desse seguidor.”

“Ele passa a falar de você para outras pessoas, ele compartilha suas histórias e coisas que emocionaram ele em sua trajetória.” 

Mas como funciona na prática?

O Luiz explica:

“Esses dias eu gravei um vídeo aqui para para o feed da CODIRECT e o tema era a pergunta: Você vende preço ou você vende o valor?”

“A maioria das pessoas falaram “ah não, eu vendo o valor!”

“Mas como elas de fato conseguem transmitir o valor daquilo que estão vendendo?”

“A maioria tem uma comunicação fria. Por exemplo: ‘Olha eu tenho uma camiseta 100% algodão, não amassa e é fácil de lavar. Digita eu quero nos comentários, se deseja saber mais.’”

“Elas falam do produto de um jeito racional. Só que as pessoas tomam decisões de maneira emocional e justificam essas decisões através de lógica.”

“Histórias nada mais são do que uma maneira de você acessar o lado emocional do seu possível cliente. Então você começa a criar momentos marcantes  na mente dos seus seguidores com a sua própria experiência.”

E o Evandro ilustra o cenário com um ótimo exemplo:

“Por que você acha que a Rolex se tornou uma marca que mais representa o lifestyle do sucesso?

“Porque desde o começo essa foi a história que eles contaram.”

“Eles foram bem sucedidos em seus projetos e criaram a Rolex e começaram a dizer que as pessoas bem-sucedidas, quando crescem na vida, atingem um novo patamar e usam Rolex.”

“Eles bateram nessa história durante décadas. E hoje é a essência  deles. O conceito deles.”

 

E de que maneira contar minha história?

O Instagram possibilita diferentes formas de contar a mesma história. 

Através de imagens, através de textos e através daquela ferramenta conhecida como “stories”.

E sobre essa última, os sócios falam um pouco mais a respeito.

“Porque será que eles deram o nome de “Story” para essa ferramenta de vídeos e imagens de 15 segundos que somem em 24 horas?”

“Essa ferramenta foi criada para que você possa contar histórias de maneira natural e autêntica, mostrando sua rotina e o seu dia a dia.”

“E aí tem gente que diz: mas a minha vida não é tão interessante. Que história eu vou contar?”

“E a principal coisa que você vai fazer é documentar a sua rotina de forma que ela pareça interessante para o seu cliente.”

“Por exemplo, hoje de manhã fui na clínica de acupuntura e adoraria saber como é que aquele médico cuida da mente e corpo dele. 

Como que ele olha para o paciente dele? 

Como é que ele cuida do paciente dele?”

“Eu adoraria ouvir ele contar para saber o que a acupuntura representa na vida dele.”

“Documente a rotina da sua empresa.” 

“Conte ela de maneira interessante e envolvente.”

“Isso pode ser desde abrir a loja até você arrumando seu balcão com sua equipe. Assim tudo isso vai despertando interesse no público.”

“E esse documentário dos bastidores é uma maneira super simples fácil de você fazer storytelling.”

Quer saber como nós transformamos o dia-a-dia de reforma da nossa sede em um storytelling que as pessoas esperavam para saber as próximas etapas do processo?

Então não deixa de ouvir todo o episódio #102 do nosso CODICAST e tenha ideias de como transformar sua rotina em história para os seus seguidores! 

E se você quer ter mais ideias de posts para humanizar o seu perfil e criar um vínculo com o seu Cliente Ideal, clique  no botão abaixo e descubra como fazer posts impossíveis de serem ignorados pela sua audiência.