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Por que não acreditamos apenas em cursos online

Por 11 de setembro de 2021setembro 13th, 2021Sem comentários

Você já comprou algum curso online?

Assitiu-o até o fim? Implementou tudo o que aprendeu?

Os resultados foram os prometidos? Ou ficaram aquém do esperado?

Segundo dados da Hotmart, maior plataforma de cursos online da América Latina, apenas 2,7% dos cursos online adquiridos na plataforma são assistidos até o fim. Número menor ainda é o dos que têm resultados consistentes.

No CODICAST #111, o melhor podcast sobre marketing digital para negócios do país, Evandro Mazuco e Luiz Gustavo, co-fundadores da Codirect falam por que não acreditam que apenas cursos online possam promover resultados extraordinários para o seu negócio.

 

👉 Para assistir no YouTube, clique aqui.

👉 Para ouvir no Spotify, é só clicar no PLAY! abaixo.

A metodologia de ensino online se popularizou muito nos últimos anos e, após a pandemia de 2020, tornou-se um hábito na vida de muitos brasileiros a compra de cursos online.

O que não se tornou um hábito foi assiti-los até o fim e aplicar os conhecimentos adquiridos.

Esse modelo de ensino enfrenta diversos desafios – principalmente quando a intenção é aprender marketing para aplicar à realidade do seu negócio.

Antes de nos aprofundarmos no tema, vale ressaltar que se você é um empresário que tem buscado se desenvolver comprando cursos online, você está de parabéns.

O caminho para a conquista de resultados extraordinários  é esse mesmo.

Você está entre a minoria donos de negócio com vontade de crescer que arregaça as mangas a age. Aqui na Codirect admiramos muito este tipo de mentalidade.

Mesmo que os resultados ainda não estejam chegando ou que você não tenha comprado o produto certo, o simples fato de você ter começado já o coloca em posição de destaque.

Diferença entre adquirir conhecimento e praticá-lo

Existe uma grande diferença em adquirir um conhecimento e colocá-lo em prática.

Como qualquer outro formato de ensino, cursos online possuem prós e contras. 

Luiz Gustavo percebeu isso em 2013, e compartilha a experiência:

“Por volta de 2013 eu e o Evandro tínhamos uma empresa que vendia um curso de produtividade para pessoas que trabalham em home office.

Por vários motivos a gente não conseguiu gravar a última aula do curso que era um convite para pôr em prática tudo o que o aluno aprendeu.

Como a gente sabe que muita gente que compra os cursos não chegam até o final, decidimos lançar o curso assim e quando alguém desse por falta da aula, a gente ia adicionar o conteúdo na plataforma.

Mas a grande surpresa que tivemos nisso foi que dos mais de três mil e quinhentos alunos que passaram pelo nosso curso apenas uma pessoa nos procurou relatando que não encontrou a última aula.

O aluno então ganhou uma mentoria direto com o Evandro, uma espécie de presente por ter finalizado o curso.

Perceber que as pessoas compravam o curso e não assistiam até o fim nos chocou.

E a partir disso, quando criamos os produtos da Codirect, optamos por um formato totalmente diferente do que trabalhávamos antes, para levar as pessoas do início ao fim do conteúdo.”

Como disse Luiz Gustavo,  mais de três mil e quinhentos alunos adquiriram conhecimento quando compraram o curso, mas nunca chegaram a colocá-lo em prática.

Não é isso que a Codirect deseja. Não queremos vender dezenas de milhares de cursos online e não causar nenhuma transformação na vida dos nossos clientes.

Nosso foco sempre foi em resultado.

Consideramos que o sucesso da nossa empresa só pode ser medido pelos resultados dos nossos clientes.0

Por isso, dentro da metodologia que desenvolvemos, o curso online é apenas um dos pilares do nosso programa de mentoria Marca de Valor.

E o que fizemos para entregar algo diferente?

Sair do padrão consolidado de cursos online e criar algo novo, que pudesse causar verdadeiro impacto e transformação na vida dos nossos clientes não foi algo fácil.

Por anos a Codirect teve muito sucesso vendendo cursos online.

Mas sabíamos que precisávamos melhorar a experiência dos clientes.

Foi então que fomos para a “sala de aula” e contratamos um dos maiores espacialistas em desenvolvimento de negócios do país – Sandro San.

Sando apresentou para Luiz Gustavo e Evandro Mazuco o conceito do “Customer Success”.

Esse termo é dado aos profissionais que acompanham de perto a evolução dos clientes, para garantir que o produto vendido, ou o serviço prestado, seja aproveitado em sua plenitude, causando realmente  uma transformação positiva na vida dos clientes.

Como diz Evandro Mazuco:

“Aprendemos diversas ferramentas e estratégias para fazer com que nossos alunos se tornassem ‘active learning’.

Ou seja, pessoas ativas que aprendem e imediatamente colocam em prática esse conhecimento, antes mesmo de finalizar o curso.

Assim evoluem passo a passo.

Outra coisa que descobrimos é que aprender sozinho é possível, mas aprender em grupo é muito melhor!

Aprende-se melhor quando existe um compartilhamento de experiências. Há pessoas na mesma situação, testando as mesmas coisas e compartilhando suas ideias e percepções!”.

03 tipos de personalidades que compram cursos online

Ao longo dos anos desenvolvendo cursos online, a CODIRECT também identificou 3 tipos de personalidade costumam adquirir um curso online.

São elas:

Learnings

Pessoas que gostam de aprender.

Learnings querem entender o método, querem conhecer o curso.

Desejam, acima de tudo, descobrir o segredo por trás do sucesso.

São pessoas extremamente curiosas que querem ter o máximo de conhecimento possível.

Comprar todas as chaves do sucesso oferecidas pelos gurus do marketing. 

O lado negativo disso é que os learnings passam tanto tempo adquirindo novos conhecimentos que não encontra tempo para praticarem o que aprendem. 

Os learnings geralmente culpam a falta de resultado a um “segredo” que ainda não descobriram.

O que falta, na verdade, é praticar o que aprenderam.

 

Parties

Parties, do inglês, são os festeiros – ou entusiastas.

São pessoas que querem aprender indo a eventos, palestras e convenções. 

Pessoas que gostam de conhecer outras pessoas, falar com outros profissionais, tirar fotos com eles e no bolso têm sempre um cartão de visitas à mão. 

São verdadeiros entusiastas de gurus de marketing e adoram fazer network.

Não existe problema algum em procurar apoio em outros profissionais, transmitir e absorver conhecimento.

Mas muitas vezes, empresários com essa personalidade se deixam levar pelos momentos agradáveis proporcionados pelos encontros.

Acabam não percebendo que esses outros empresários com quem se encontram são de áreas diferentes, e estão em momentos diferentes da jornada empresarial.

Ou seja, muitas vezes o conhecimento que essas pessoas possuem não se aplica ao negócio do partie. 

 

Doers

Os fazedores.

Esse terceiro tipo é uma minoria entre os que estudam através do conteúdo digital.

Apenas 5% das pessoas que compram cursos online são considerados doers.

Doers são aqueles que vão comprar cursos, vão estudar e inevitavelmente aplicarão tudo sozinhos, sem precisar de um guia que os mantenha na direção certa.

Esse definitivamente é o tipo mais raro de aluno, como comprovam Evandro e Luiz Gustavo, entre os mais de 7.000 alunos que já passaram pelas cadeiras virtuais dos cursos da Codirect.

Luiz Gustavo salienta:

“Se você se encaixa  nesses 5% está de parabéns!

Mas a verdade é que a grande maioria –  95% da pessoas que me ouvem neste momento – vão se encaixar em um dos dois primeiros grupos, que precisa de mais que um curso online.

Precisa de alguém que acompanhe sua evolução.”

Não há nada de errado em reconhecer isso, tendo em vista que os próprios sócios da CODIRECT se sentem mais confortáveis em dar novos horizontes a empresa, acompanhados por mentores que os auxiliem. 

O importante mesmo é reconhecer em que grupo de personalidade você está e buscar um  método, que faça você trilhar o percurso  até o sucesso de maneira correta. 

É muito importante que haja uma equipe, um mentor, por trás de cada passo, que acompanhe a sua evolução e possa redirecioná-lo quando sair da rota.

Para saber mais sobre o assunto e conhecer o modelo 70/20/10 – e a importância dele para o sucesso do seu negócio, não deixe de ouvir o episódio #111 completo,

👉 Para ouvir no Spotify, clique aqui.

👉 Para assistir no YouTube, é só clicar no PLAY! abaixo.

Para não perder nenhuma edição do CODICAST, o melhor podcast sobre Marketing Digital para Negócios Locais, é só inserir o seu e-mail no campo abaixo.

O co-fundador da Codirect, Evandro Mazuco, avisará você sempre que um novo episódio for ao ar.

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