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Quando Falar de Produtos sem Fazer Panfletagem Digital

Usar o Instagram – ou o e-mail, ou qualquer outra rede social – para fazer panfletagem digital é desperdiçar uma oportunidade incrível de criar um relacionamento genuíno com seus potenciais clientes.

Entenda, de uma vez por todas, por que essa prática pode acabar com o seu negócio (mesmo que você ache que está vendendo por causa dela).

As empresas que mais vendem hoje, evitam a panfletagem digital e colocam o cliente como os protagonistas da sua comunicação.

Descubra como fazer isso pode te ajudar a conquistar uma Marca de Valor.

Panfletagem Digital – O que é?

Para você entender o que é a panfletagem digital, faremos uma analogia. 

Pense em uma rua lotada, onde milhares de pessoas passam todas as horas.

Lá, bem na esquina, uma pessoa entrega panfletos cheios de ofertas a todos que passam no alcance das suas mãos.

Nesse panfleto há dezenas de fotos de produtos com os preços e as indicações de onde podem ser encontrados.

A panfletagem digital é a mesma coisa, porém não é feita na esquina lotada, é feita no Instagram.

A lógica da panfletagem é a seguinte: o dono do negócio manda imprimir milhares de panfletos, uma quantidade muito pequena de pessoas se interessa pelos produtos e comparece à loja. Uma quantidade menor ainda compra o produto.

Como é muito barato imprimir milhares de panfletos, a conta acaba fechando, e a prática continua.

Porém, quando vamos para o Instagram, é importante que você entenda algo muito importante, relacionado à maneira como seus potenciais clientes se comportam nas redes sociais.

Os usuários do Instagram entram no aplicativo em busca de 3 coisas apenas:

  1. Entretenimento;
  2. Aprendizado;
  3. Socialização.

Você percebeu que os usuários não entram no Instagram querendo comprar algo, não é mesmo?

Não estamos dizendo que as pessoas não fazem compras no Instagram. Estamos dizendo apenas que a intenção da maioria das pessoas quando acessa o Instagram, não é efetuar uma compra.

Quando elas querem comprar algo elas geralmente vão pesquisar no Google, não no Instagram.

Você sabe muito bem o que acontece com a esmagadora maioria dos panfletos que são impressos, não?

Isso mesmo! Eles vão parar no lixo.

Acaba sendo isso que acontece com as suas postagens quando você faz panfletagem digital. Elas vão parar na lixeira da mente dos seus potenciais clientes.

Na grande maioria das vezes, a panfletagem digital será ignorada por seus seguidores. E isso acaba sendo péssimo para o seu negócio.

Todas as vezes que um seguidor ignora uma postagem sua no Instagram, a plataforma entende que aquele conteúdo é irrelevante para aquele usuário, e a tendência é que seu conteúdo seja cada vez menos distribuído.

Resumindo: fazer panfletagem digital fará com que suas postagens sejam completamente ignoradas por quem segue o Instagram do seu negócio.

Como falar de produtos sem fazer panfletagem digital?

👉 Para ouvir o CODICAST #099 no Spotify,  basta dar PLAY! abaixo.


(clique em “seguir” para não perder nenhum episódio do melhor podcast sobre marketing digital para negócios locais)

👉 Se você prefere assistir ao CODICAST #099 no YouTube, CLIQUE AQUI!

Neste episódio #099 do CODICAST da CODIRECT os apresentadores Evandro Mazuco e Luiz Gustavo, fundadores da Codirect, entregam dicas valiosas sobre como evitar a panfletagem digital e fazer o seu produto ou serviço ser o coadjuvante em uma narrativa onde o seu Cliente Ideal é o protagonista. 

Você sabe o que as pessoas procuram quando acessam o Instagram? A gente te conta!

Instagram é uma rede de relacionamentos onde as pessoas buscam entretenimento, comunicação e aprendizado. 

Dificilmente alguém está lá para “comprar” algo. Isso faz com que um feed cheio de fotos de produtos e ofertas de serviços seja pouco valorizado pelos potenciais clientes que te seguem. 

Neste episódio do CODICAST o Luiz gustavo e o Evandro vão mostrar a maneira ideal de se comunicar com o seu público para conquistar a tão sonhada Marca de Valor.

E o passo número 1 para isso é fugir da panfletagem digital.

Mas afinal, se não pode fazer panfletagem digital, como promever produtos e serviços?

De acordo com o Luiz Gustavo:

“Quando a gente fala que o empresário não pode fazer panfletagem digital no feed, parece que estamos cometendo uma heresia […]

A pessoa que é apaixonada pelo que faz, que estudou, se especializou, fez pós, residência e etc, teve sua vida MUDADA por aquilo.”

Ela ama o seu produto ou serviço e ama o que faz. Quer muito falar do que faz e ‘como assim vem um Cristo e diz que não se pode fazer isso?'”

O Luiz sabe muito bem o que se passa na cabeça de um empresário, afinal, tanto ele quanto o Evandro, empreendem desde muito jovens.

Importante ressaltar: evitar a panfletagem digital não significa que você não possa falar do seu produto.

Evandro explica o ponto, deixando claro que você não deixa de falar daquilo que você ama, você apenas muda o foco da sua comunicação.

Na boa comunicação, o protagonista nunca deve ser o seu produto ou serviço, ele é sempre o seu cliente e toda a experiência e transformação que ele terá ao utilizar aquilo que você oferece. 

“Você vai para um outro tipo de comunicação, onde você gera valor para o seu Cliente Ideal.

Então você começa a criar conteúdos que vão ajudar eles a resolver algum problema.

Você mostra a ele como sua marca pode melhorar algum aspecto na vida dele.” 

Indiferente do ramo, as empresas atuais são criadoras de conteúdo.

Colocar o Cliente Ideal como protagonista do Instagram do seu negócio diz muito sobre a nova era do marketing.

As pessoas não querem ficar vendo fotos de produtos ou você falando bem dos seus serviços.

Elas não entram nas redes sociais para receber ofertas ou para saber o quanto a sua empresa cobra por aquilo que vende; elas buscam por relacionamentos e coisas que agreguem e otimizem seu tempo na plataforma.  

“Hoje as empresas dos novos tempos são também empresas também de educação. Não importa o que você venda […] Você precisa conhecer o seu cliente profundamente, para entender ele e saber quais são suas necessidades para que o seu produto não seja o foco mas sim o plano de fundo da comunicação.” 

Por exemplo, uma empresa que trabalha com o comércio de roupas: o público dessa empresa são mulheres elegantes e maduras que trabalham em locais que exigem looks que transmitem seriedade. 

Ao invés de fazer um post com foto e preço dos seus produtos, salientando um “compre agora”, você pode gerar valor para o seu seguidor das seguintes formas:

“Três formas de implementar estampas listradas no seu look profissional”. 

“Blazers: saiba como usar essa peça chave no inverno” 

“Block Color: Saiba como compor um look colorido sem medo de errar.”

São conteúdos que você empresário, como especialista no seu ramo, pode até achar banal, mas para o seu seguidor, que não é um especialista, são dicas valiosas, que o ajudarão a enxergar valor  na sua marca, mesmo que não estejam (ainda) comprando seus produtos e serviços.

Você só não pode esquecer que nessa comunicação o seu cliente é o foco e não o seu produto.

Você ensina algo a ele e, “por acaso” o seu produto está ali, aparecendo para os seus seguidores.

Percebe que você deve gerar valor antes mesmo de vender qualquer coisa para os seus clientes?

Seu produto não é o protagonista, o seu cliente é 

Veja outro exemplo dado pelo Evandro de como evitar panfletagem digital:

“Vamos supor que você, empresário, vende organizadores de talheres. 

Você não vai chegar e dizer: ‘Olha só esse organizador de talheres. Com ele os seus utensílios ficam todos bem guardados! Compre agora porque vai ser bom para sua cozinha! […]”. 

Luiz Gustavo complementa:

“Vou dar um exemplo:  quando eu casei eu ganhei um faqueiro […]. Como qualquer um ele tinha uma borrachinha que segurava o talher no local correto. 

Com o tempo essa borracha acaba desgastando, vai ficando velho, os talheres já não ficam mais no lugar e arranham. 

Fica bagunçado e, particularmente, me incomoda muito, porque fica ruim de mexer e de guardar.

Eu tenho esse problema, é uma dor para mim.

E aí, lá no meu Instagram, surge um post dizendo: ‘Formas de manter um faqueiro organizado.’

Vou ler a legenda e o conteúdo fala justamente sobre quem tem o faqueiro em casa, mas com o tempo não consegue mais manter bonito como era. Gera identificação na hora. 

E aí a seguir o cara me dá três dicas de como manter o faqueiro organizado. 

A primeira é uma forma de preservar aquela borracha. A segunda é uma técnica de organização e a terceira é ter um organizador de talheres em casa, que mantém cada utensílio no lugar, organizadamente.

Então você vai ver que discretamente você citou que existe o seu produto lá no meio  e ele é uma solução – não o ator principal do conteúdo.

O protagonista é um cara como eu, que tem um problema com o faqueiro em casa e quer saber como resolver isso.” 

Os fundadores da Codirect ainda aproveitam o assunto para comentar como aplicar isso em uma estratégia de anúncios criada aqui mesmo, na Codirect: o Mecanismo das Vendas Escondidas – a arte de vender “sem vender”.

Qual tipo de post fazer para fugir da panfletagem digital?

Evandro e Luiz não são econômicos nos exemplos e nos bombardeiam com informações valiosas para fugir da panfletagem digital

Por exemplo, o modelo de post “Você Decide”.

“Se você vende pizzas, nesse modelo você pode até colocar uma foto delas e perguntar pra audiência:  Você é do tipo que gosta de pizza com muito queijo ou com pouco queijo? 

A pizza está ali, na imagem, no contexto, mas o protagonista é mais uma vez o público que participa ativamente decidindo o que prefere na situação.

Outro exemplo é o “Fala que eu te Escuto” 

Se você vende roupas, pergunte a eles que tipo de vestido não pode faltar no armário. 

Descubra qual que é a peça principal dos armários e que vale a pena investir para produzir ou comprar para revender e ter ainda mais opções de produtos para usar em plano de fundo.”

Ainda dentro desses modelos, os fundadores da Codirect ilustram uma série de outros cenários, nichos e exemplos para você poder usar na prática, dentro do seu perfil profissional e nunca mais recorrer à panfletagem digital.

👉 Para ouvir o CODICAST #099 no Spotify, CLIQUE AQUI!

👉 Para assistir o CODICAST #099 no YouTube,  basta dar PLAY! abaixo.