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Cagadas Homéricas

Por 16 de julho de 2021Sem comentários
dicas de empreendedorismo

Thomas Edison, o inventor da lâmpada errou 10.000 vezes antes de ter a primeira lâmpada acesa. Ao ser questionado por que não havia desistido, Edison disse que não havia falhado. Havia descoberto 10.000 maneiras de não construir uma lâmpada.

 

 

Empresários que obtêm sucesso e alcançam resultados extraordinários não são necessariamente os mais privilegiados intelectualmente.

Mas com certeza são aqueles que não se abalam com os erros e fracassos.

Nada é mais poderoso que o conhecimento adquirido no campo de batalha.

No episódio #103 do CODICAST, os co-fundadores da Codirect, Evandro Mazuco e Luiz Gustavo falam sobre os erros que já cometeram em suas jornadas e como utilizam toda essa experiência para ajudar outros empresários a terem sucesso.

Que atire a primeira pedra o empresário que nunca errou. 

E, mais, queremos ver atirar uma pedra um empresário que não tenha errado muito.

Se você realmente se considera “limpo” de erros, temos uma má notícia: você ainda tem muito a aprender, empreender, arriscar – e errar.

Os erros –  nossos ou daqueles que estão sob o nosso comando – são excelentes fontes de aprendizado. 

Outra excelente fonte de aprendizado são os erros dos outros.

E é por isso que o Evandro e o Luiz Gustavo gravaram esse CODICAST.

Empreendedores “desde que se conhecem por gente”, já erraram – e aprenderam – muito, e agora vão mostrar o aprendizado que tiveram com alguns erros clássicos que todo empreendedor já cometeu (ou vai cometer).

3 erros clássicos – e 3 aprendizados vindos dele

Acreditar que todo cliente é fiel 

Em pleno século XXI não tem como viver no mundo dos clientes fiéis. 

Seus clientes não são fiéis, eles apenas não encontraram alguém com um preço, produto ou um Diferencial de Valor tão bom quanto o seu. 

E, sinceramente, com o advento da internet, achar um produto muito bem avaliado e com preço baixo não é uma missão que leve mais de uma hora. 

Por isso, um dos erros mais comuns que os empresários cometem é deixar de apresentar ao cliente a história da marca. 

O Diferencial de Valor por trás do nome que possui. 

“Muitas empresas se tornaram frias. Tem vinte clientes, acreditam que esses vinte são fiéis e é o suficiente. E aí está ótimo!”

“Mas pra um desses vinte achar uma marca melhor que a sua e contar aos outros dezenove, basta um estalar de dedos’, diz Luiz Gustavo.

“Fale do seu produto, fale da sua marca, fale da transformação que ela fez na sua vida.”

Ou, caso o seu produto não seja para você, fale de como você se sente quando vê a vida dos seus clientes transformados. 

Mostre emoção. 

Dê uma causa para a sua marca. 

Não compartilhar a transformação do cliente

Para atrair novos clientes e fazê-los acreditar que o seu produto ou a sua marca é realmente bom naquilo que se propõe a fazer, você precisa mostrar isso.

Você precisa compartilhar com seus potenciais clientes o sucesso dos atuais clientes”.

É necessário contar como foi que o seu cliente chegou até você. 

O que leveu ele a te procurar. 

Quais problemas ele tinha e como ele se sentiu ao receber a sua ajuda e resolver.

Note que seu cliente sempre será o centro da sua comunicação. Jamais você e nem o seu produto. 

A história que você conta deve ter o seu cliente como personagem principal.

Você deve estar se perguntando: “mas e quando os clientes não permitem que compartilhe a história deles?

Luiz Gustavo explica:

“Você pode criar um caso hipotético.”

“Comece a história com um “imagina uma pessoa que tem um carro.  E aí ela tá fazendo a viagem dos seus sonhos e em determinado momento o pneu fura e ela não tem como prosseguir a viagem…”

“Então tá bom e tá claro na maneira que eu tô falando no início que é algo hipotético.

E o Evandro complementa:

“Prefeito.”

“Isso ajuda a ter uma conexão com o cliente. Cria um quadro mental e, escutando, ele consegue se imaginar aquela situação através daquela história.” 

Não contar a história do seu produto

Nem todo produto tem história, é verdade.

>>Para aprender a contar a história do seu produto ouça o CODICAST #102 – Storytelling para Negócios clicando aqui<<

Até pode ser que a maioria não tenha. Mas Luiz e Evandro são precisos nesse ponto. 

“Contar a história do produto é importante! 

Talvez não dê todos os produtos… mas vamos supor que eu venda pães.

Então, na minha padaria tem pão francês, pão de trigo, pão de sal, cacetinho, dependendo qual é a sua região.

Cada lugar tem um nome diferente, e você pode ir atrás de entender de onde esses nomes vieram. 

Você pode contar talvez uma receita que criou em um momento especial.

Café Juliete

Um tempo atrás, por exemplo, conheci uma empreendedora dona de um café que adora o BBB e torcia muito para a Juliette. 

Ela criou o “Café Juliette” que representava a competidora e ficou muito popular entre os moradores da região.”

Em seguida, os sócios trazem outro exemplo, bem bacana, usando uma caneta como seu objeto de vendas:

 “Não vou estar vendendo só uma caneta. 

Eu estou vendendo o seu contrato dos sonhos assinado, entendeu? Assinatura daquele contrato que você vai fechar. 

A assinatura daquele projeto foi de um milhão em vendas. 

Porque a assinatura que vai mudar sua vida não deve ser feita com qualquer canta, concorda?”

É exatamente dessa forma que a Montblanc vende suas canetas. E apesar de ter a mesma função básica de uma BIC (em uma análise crua) que é escrever no papel, a Montblanc tem canetas que chegam a custar vinte e cinco mil reais.

“As coisas tem o significado que nós damos a elas, então uma caneta pode não ser só uma caneta, assim como um pão pode não ser só um pão. Mas podem representar um sonho.”

Por fim, os sócios ainda entregam dicas de como você pode transmitir essas mensagens para o seu público. 

E entre as várias ferramentas, vídeos são a melhor opção para você criar uma conexão e transmitir a sua essência, evitando cair nos erros comuns do empresário no instagram. 

Faça stories, Reels, IGTV e compartilhe suas histórias com seus seguidores! 

Quer saber mais sobre os erros comuns do empreendedorismo? 

Então não deixe de escutar o episódio 103 completo na íntegra. 

Se você for daqueles que prefere assistir ao CODICAST no YouTube, é só clicar no PLAY! abaixo.

Agora, se você quiser aprender mais um pouco com Evandro Mazuco, convidamos você para assistir uma Masterclass 100% gratuita onde ele irá revelar quais são os 5 passos que os nossos clientes estão dando para construir uma Marca de Valor a atrair uma fila de clientes por meio do digital.

Para desbloquear o seu acesso, basta clicar no botão abaixo.