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Cultura Organizacional: O ingrediente que nos fez crescer 24x em 5 anos

Por 25 de outubro de 2021novembro 5th, 2021Sem comentários

Quando falamos em cultura organizacional, a maioria das pessoas acredita que, apesar de ser algo interessante, não tem impacto algum nos resultados financeiros da empresa.

Não poderiam estar mais enganadas.

Exatamente por isso, no Codicast #117, chamamos a cultura organizacional de “ingrediente secreto”.

Fique conosco até o fim e confira o que a cultura organizacional pode fazer pelo seu negócio.

Cultura Oganizacional - Ingrediente Secreto

♦ CODICAST#117 – Cultura Organizacional: O ingrediente que nos fez crescer 24x em 5 anos 

👉 Para assistir no YouTube, clique aqui.

👉 Para ouvir no Spotify, é só clicar no PLAY! abaixo.

Cultura Organizacional: o que é

cultura organizacional o ingrediente secreto

Evandro e Luiz Gustavo começam a conversa nos explicando o que é uma cultura organizacional:

“A cultura organizacional, trazida à vida por meio do código de cultura, é o que acontece quando você não está na sua empresa. 

É o que dita o comportamento dos seus funcionários e a tomada de decisão  deles – mesmo quando você não está por perto.”

Segundo Luiz Gustavo qualquer grupo de pessoas tem uma cultura organizacional. 

O que difere um grupo de outo, é que alguns escolhem seu código propositalmente e outros seguem a cultura de maneira inconscientemente. 

Por exemplo, se o nosso país, o Brasil fosse uma organização, poderíamos dizer que a cultura organizacional inconsciente do país é o jeitinho brasileiro.

Ninguém decidiu isso. 

Não tivemos uma votação e nem aprendemos na escola. 

Foi um padrão de comportamento em grupo, que originou essa característica no aspecto cultural – de maneira tão forte que está presente até hoje.

Por outro lado, na Codirect (na sua empresa deve ser assim também) resolvemos construir nossa culta organizacional de maneira consciente.

Essa cultura organizacional, construída, baseou cada decisão que tivemos que fazer nos últimos 5 anos.

Nossa cultura organizacional têm 5 itens, dos quais não abrimos mão. 

Dentro do nosso processo seletivo — onde um funcionário deve passar por três entrevistas — a primeira de todas é para avaliarmos se aquela pessoa tem potencial para se alinhar à cultura organizacional da empresa.

Consideramos isso mais até mais importante do que a técnica. 

Afinal, a técnica nós podemos desenvolver; mas a cultura organizacional tem relação com os valores e com a personalidade de quem está sendo contratado.

“Hoje, nossa equipe é tão alinhada ao código de cultura que, quando passamos pelo processo de rebranding para mudar o nome da agência o ‘codi’ de ‘CODIRECT’ surgiu da palavra ‘código’ devido ao alinhamento observado da nossa equipe, com a cultura organizacional da empresa.”

Quer conhecer um pouco mais da cultura organizacional da Codirect e, assim, se inspirar na confecção do código de cultura organizacional da sua empresa.

Os fundadores da Codirect, Evandro Mazuco e Luiz Gustavo, listam os itens que fazem parte do código de cultura da empresa.

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♦ Cultura Organizacional da Codirect

cultura organizacional o certo é o certo

♦ O certo é certo

“Esse foi o primeiro aspecto da nossa cultura organizacional.

Foi a base de tudo e corresponde à integridade das pessoas que trabalham na empresa, incluindo nós mesmos”.

Parece óbvio que, na prática, integridade esteja presente em todo tipo de cultura organizacional.

Na prática, porém, não é tão simples assim.

Ainda mais quando se trabalha com atendimento ao cliente. 

Às vezes “maquiar” a verdade apenas para agradar uma pessoa pode ser conveniente.

Afinal, quem não quer deixar o cliente feliz? 

Aqui na Codirect, desde o dia 1 não toleramos mentiras ou atalhos. Se o caminho certo for o mais difícil, é o caminho mais difícil que tomaremos

Segundo a nossa cultura organizacional, o único caminho a ser considerado é este: o certo..

Por isso, incentivamos nossos colaboradores a serem sempre abertos e sinceros. 

O certo é certo é sobre integridade a qualquer momento e não apenas quando conveniente.

A partir disso, toda a nossa cultura organizacional é construída.

cultura organizacional crescer ou morrer

♦ Crescer ou morrer 

Quando falamos que crescer ou morrer faz parte da nossa cultura, algumas pessoas ficam espantadas, mas Evandro Mazuco explica o que quer dizer com isso.

“Trabalhamos com marketing digital no Instagram. 

O que fazemos hoje com certeza será diferente em dois anos. 

Talvez em um. 

Isso muda muito rápido.”

Um exemplo disso foram os anúncios patrocinados. 

Por muito tempo não tínhamos na equipe um especialista nisso.

Percebemos, porém, que 100% dos nossos clientes com resultados, tinham verba de anúncio, enquanto 100% dos clientes que não tinham resultados notáveis, não tinham. 

Implementamos então a regra de que a partir daquele mês todo cliente deveria ter uma verba mínima de anúncios. 

Internamente, toda a equipe deveria se comprometer a estudar e aprender a criar anúncios estratégicos. 

Assim foi feito. 

Tiveram que aprender rápido; do dia pra noite, de uma hora pra outra.

Como conseguimos convencer os colaboradores a se especializarem em uma matéria tão específica em tão pouco tempo?

Cultura organizacional é a resposta.

Graças a nossa cultura, do Crescer ou Morrer, mesmo aqueles que apresentaram objeções na época, se entregaram à missão.

Hoje a equipe da Codirect, por meio do nosso programa de mentoria Marca de Valor, ajuda nossos clientes a criarem seus próprios anúncios.

Vale ressaltar também que crescer ou morrer não se refere a um conhecimento superficial, queremos coisas profundas. 

Pessoas que parem sua rotina, fechem a sua agenda e se dediquem a aprender – e crescer – de verdade. 

cultura organizacional 1+12

♦ 1+1 > 2 

A Codirect não chegaria onde está se não fosse por seu trabalho em equipe. 

Não temos estrelas nossa equipe, somos o resultado do esforço de vários indivíduos. 

E para que o 1+1>2  funcione é necessário entender a regra dos 3/3

A regra dos 3/3 pode fazer verdadeiros milagres pela produtividade de um time e faz bem a cultura organizacional de qualquer empresa.

Essa regra diz que tudo acontece no negócio é

  • ⅓ responsabilidade individual;
  • ⅓ responsabilidade das outras pessoas;
  • ⅓ responsabilidade do ambiente ao nosso redor. 

>>Clique aqui e conheça tudo sobre a regra dos 3/3, e veja o impacto positivo que isso pode ter no seu negócio<<

Ou seja, faz muito bem para a cultura de qualquer organização, quando algo não sai como o planejado, não culpar o entorno.

É necessário estar constantemente entregando o melhor e evoluindo, para que toda a equipe se beneficie e tenha resultados. 

“A sinergia da equipe dentro da CODIRECT é incrível. 

As pessoas sabem onde e quando precisam estar e temos um valor onde ninguém deve apenas reter o conhecimento para si. 

Devemos compartilhar. Ensinar sempre!

Dentro desse pensamento a gente nunca se refere a equipe como família. 

Porque a família sempre tem aquele tio distante, o primo favorito, o filho do meio e etc.

Somos como um time de futebol de alta performance. 

Com uma equipe que entende que o resultado dos colegas depende do seu e se um jogar tem um resultado baixo o time inteiro sofre a desvantagem.

Quando alguém falha, é importante ajudá-lo a se desenvolver e é importante o esforço dele para atingir o resultado esperado.”

Isso também se aplica aos nossos clientes. 

O cliente precisa que a nossa equipe entregue o seu melhor.

Vestimos a camisa dos nossos mentorados com garra e precisamos que ele tenha o mesmo instinto de fazer o que for preciso para conquistar os “resultados”.

Nesse aspecto, nossa relação com os clientes também se apoia nesse aspecto da nossa cultura organizacional, onde um mais um é maior que dois.

cultura organizacional sucesso do guerreiro

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♦ O sucesso do guerreiro

A Codirect começou, há alguns anos, inspirada na história dos 300 de Esparta.

“Nosso objetivo era ter 300 clientes – quando decidimos isso, tinhámos apenas 14.

Precisávamos pensar no que fazer para trazer os 276 que ainda nos faltavam.”

Decidimos que todas as nossas ações seriam visando o sucesso do nosso guerreiro e, como guerreiro, nos referimos ao empresário. 

A partir daí, introduzimos em nosso código de cultura organizacional a ideia de que o sucesso da Codirect só poderia ser medido pelo sucesso dos nossos clientes.

Quando eles prosperam, prosperamos juntos; quando eles fracassam, fracassamos juntos.

Ao falarmos de sucesso, não queremos apenas o sucesso da empresa do “guerreiro”. 

Queremos o sucesso integral.

O empresário que prospera precisa prosperar tendo uma empresa saudável com lucros e boa estabilidade financeira; com uma equipe alinhada, que cumpre suas tarefas quando ele não está presente. 

O empresário de sucesso precisa ter tempo de tirar férias, curtir a família e relaxar. 

Além disso, o sucesso do guerreiro consiste em um empresário empoderado do seu marketing, que sabe o que fazer em sua estratégia, sabe como aplicá-la e como alterá-la. 

O sucesso do guerreiro é tudo o que engloba uma vida pessoal e profissional balanceada e equilibrada. 

cultura organizacional paixão pela missão

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♦ Paixão pela missão 

Por fim, o último – mas não menos importante – item da nossa cultura organizacional: ser apaixonado pelo que faz. 

“Tanto nossa equipe quanto nossos clientes precisam ser apaixonados pelo seu processo e objetivo. 

Apesar de esse parecer ser o “mais leve” da nossa cultura organizacional entre todos os que já mencionamos, ele é extremamente importante.”

Porque só o amor pela missão nos mantém firmes nos objetivos, mesmo nos dias mais difíceis. 

Afinal, sabemos que dias bons existem e lutamos muito por eles, mas ocasionalmente os dias difíceis são inevitáveis – amar o que se faz é fundamental para passar por eles. 

Não há cultura organizacional que fique de pé sem paixão pela missão.

Se amamos o que fazemos, alcançamos o sucesso, somos maiores junto a nossa equipe, alcançamos o crescimento e fazemos sempre o certo. 

Gostou das dicas?

Então escute o episódio completo para dicas de como aplicar um código de culura eficiente para a sua empresa e indicações de livros e especialistas que irão ajudar você, empresário, nesse processo! 

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O co-fundador da Codirect, Evandro Mazuco, avisará você sempre que um novo episódio for ao ar.

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