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Como Vender no Atacado

Por 14 de junho de 2021Sem comentários

Vender seus produtos em grandes quantidades é uma estratégia lucrativa para qualquer empresário.

Mas aí surge a dúvida: como vender no atacado?

Descubra como o digital pode ser um poderoso aliado nessa missão.

 

 

No episódio #098 do CODICAST da Codirect os apresentadores Evandro Mazuco e Luiz Gustavo vão mostrar como usar o digital na sua estratégia de vendas no atacado.

Eles vão falar sobre o erro clássico na hora de vender no atacado por meio do digital. 

Vão também mostrar como ser encantador na hora de atrair clientes e entender o conceito de triangulação do marketing.

Após ouvir esse episódio você estará pronto para atrair revendedores do seu produto e alavancar as suas vendas.

Vender no Atacado Fazendo a Triangulação do Marketing

Nos últimos anos, a Codirect atendeu diversos clientes que chegaram até nós querendo saber como vender no atacado usando o digital.

Diversas estratégias foram testadas, e a que melhor funcionou para alavancar as vendas no atacado foi a triangulação do marketing. 

A triangulação do marketing ocorre quando você encanta o seu cliente final, ou seja, a pessoa que irá consumir o seu produto de fato, mas não vende para ele.

Vende para o comerciante ou varejista que fará a ponte entre você e o consumidor. 

Nessa estratégia, o marketing não é direcionado a quem efetivamente irá comprar de você, mas sim para quem irá consumir seu produto.

Por exemplo, uma marca de cosméticos. Por mais contra-intuitivo que possa parecer, o marketing não é direcionado às farmácias ou aos mercados que vão comprar o produto.

 Nesse caso, você falaria com o consumidor final, para que ele ame o seu produto e quando ele vier pedir o produto para você, você irá direcioná-lo aos seus revendedores.

Audiência Engajada para Vender no Atacado

As empresas querem vender produtos campeões. 

Hoje não há nada mais poderoso que o digital e as redes sociais para engajar sua audiência e deixá-la desejando comprar o produto que você oferece ao varejo.

Muitos atacadistas pecam por não querer contato com o cliente final, receosos por não poder atender a demanda deles pelos produtos.

Muitos dos atacadistas que são clientes da Codirect relataram seu desconforto em receber diversos pedidos de clientes finais e não poder atendê-los.

Mas essa demanda que ficará momentaneamente reprimida é um grande trunfo nas suas mãos.

Afinal, será mais fácil convencer um varejista a comprar seu produto no atacado se você puder provar que há uma grande demanda desejando o seu produto.

Estratégia prática para vender no atacado usando o digital

Caso você queira vender o seu produto para um varejista de uma determinada região, você pode ter excelentes resultados utilizando uma estratégia de anúncios patrocinados.

Você irá fazer anúncios direcionando as pessoas a irem para a loja alvo, fazendo com que elas perguntem e peçam pelo seu produto.

Você verá um efeito surpreendente quando chegar na loja para apresentar o seu produto.

O lojista ficará entusiasmado ao ver na sua frente aquilo que as pessoas estavam procurando e ele  não tinha para vender.

Entendendo o cliente final e educando o mercado para vender mais no atacado

Para vender no atacado, é imprescindível que você conheça o seu cliente final.

Quando você se comunica e estabelece uma conversa com o seu cliente final, você está apto a entender suas demandas, suas vontades, seus desejos e suas dores.

Assim poderá, além de ser mais assertivo na sua comunicação, poderá usar o digital para educar o mercado a respeito dos seus produtos.

Quem faz isso muito bem é o pessoal da Azure Brasil, que comercializa essênica de Narguile premium, feita à mão na California.

Como diz Evandro Mazuco: “Quem entende mais de café, consome mais café; quem entende mais de vinho, consome mais vinho”.

E quem entender mais do seu produto, consumirá mais dele – simples assim.

Seguindo essa lógica, o pessoal da Azure utiliza sua conta no Instagram para educar o mercado a respeito dos diferenciais e do aspecto premium do seu produto.

Ou seja, se o vendedor do seu produto, a pessoa que fará a venda para o cliente final, também estiver conectado com a sua marca por meio das redes sociais, a chance dele estar mais preparado na hora de oferecer o seu produto é muito maior.

Afinal, a sua rede social pode ser uma excelente fonte de informação para subsidiar o vendedor na hora do fechamento.

A armadilha a ser evitada na hora de vender no atacado

Existe uma grande armadilha na hora de usar o digital para alavancar as vendas no atacado.

É uma armadilha que acaba surgindo quando você que vende no atacado começa a direcionar o marketing para o cliente final.

O conflito de canais

Quando você direciona seu marketing para o cliente final é natural que inúmeras abordagens em busca do seu produto aconteçam.

E a tentação de atender o cliente final acaba sendo muito grande.

Mas você não deve cair nessa armadilha, afinal, pode acabar prejudicando o seu cliente, no caso o varejista que venderá o produto para o cliente final.

Por isso, você precisa ter absoluta clareza a respeito da sua política de vendas, e não desviar dela nem mesmo se a tentação for grande.

Conclusão

Para saber tudo sobre como  vender no atacado suando o digital para alavancar seus resultados, o CODICAST #098 está imperdível.

O Evandro e o Luiz Gustavo trazem todas essas dicas e muito mais para você.

Caso o seu player de podcasts favorito não seja o Spotify, você pode acessá-lo através do link abaixo:

[Outros Players de Podcast]

E, se após ouvir o CODICAST, você quiser saber quais são os 5 passos que você precisa dar para dominar o digital e conquistar a sua Marca de Valor, basta acessar a nossa Masterclass clicando no botão abaixo.