Vender seus produtos em grandes quantidades é uma estratégia lucrativa para qualquer empresário.
Mas aí surge a dúvida: como vender no atacado?
Descubra como o digital pode ser um poderoso aliado nessa missão.
No episódio #098 do CODICAST da Codirect os apresentadores Evandro Mazuco e Luiz Gustavo vão mostrar como usar o digital na sua estratégia de vendas no atacado.
Eles vão falar sobre o erro clássico na hora de vender no atacado por meio do digital.
Vão também mostrar como ser encantador na hora de atrair clientes e entender o conceito de triangulação do marketing.
Após ouvir esse episódio você estará pronto para atrair revendedores do seu produto e alavancar as suas vendas.
Vender no Atacado Fazendo a Triangulação do Marketing
Nos últimos anos, a Codirect atendeu diversos clientes que chegaram até nós querendo saber como vender no atacado usando o digital.
Diversas estratégias foram testadas, e a que melhor funcionou para alavancar as vendas no atacado foi a triangulação do marketing.
A triangulação do marketing ocorre quando você encanta o seu cliente final, ou seja, a pessoa que irá consumir o seu produto de fato, mas não vende para ele.
Vende para o comerciante ou varejista que fará a ponte entre você e o consumidor.
Nessa estratégia, o marketing não é direcionado a quem efetivamente irá comprar de você, mas sim para quem irá consumir seu produto.
Por exemplo, uma marca de cosméticos. Por mais contra-intuitivo que possa parecer, o marketing não é direcionado às farmácias ou aos mercados que vão comprar o produto.
Nesse caso, você falaria com o consumidor final, para que ele ame o seu produto e quando ele vier pedir o produto para você, você irá direcioná-lo aos seus revendedores.
Audiência Engajada para Vender no Atacado
As empresas querem vender produtos campeões.
Hoje não há nada mais poderoso que o digital e as redes sociais para engajar sua audiência e deixá-la desejando comprar o produto que você oferece ao varejo.
Muitos atacadistas pecam por não querer contato com o cliente final, receosos por não poder atender a demanda deles pelos produtos.
Muitos dos atacadistas que são clientes da Codirect relataram seu desconforto em receber diversos pedidos de clientes finais e não poder atendê-los.
Mas essa demanda que ficará momentaneamente reprimida é um grande trunfo nas suas mãos.
Afinal, será mais fácil convencer um varejista a comprar seu produto no atacado se você puder provar que há uma grande demanda desejando o seu produto.
Estratégia prática para vender no atacado usando o digital
Caso você queira vender o seu produto para um varejista de uma determinada região, você pode ter excelentes resultados utilizando uma estratégia de anúncios patrocinados.
Você irá fazer anúncios direcionando as pessoas a irem para a loja alvo, fazendo com que elas perguntem e peçam pelo seu produto.
Você verá um efeito surpreendente quando chegar na loja para apresentar o seu produto.
O lojista ficará entusiasmado ao ver na sua frente aquilo que as pessoas estavam procurando e ele não tinha para vender.
Entendendo o cliente final e educando o mercado para vender mais no atacado
Para vender no atacado, é imprescindível que você conheça o seu cliente final.
Quando você se comunica e estabelece uma conversa com o seu cliente final, você está apto a entender suas demandas, suas vontades, seus desejos e suas dores.
Assim poderá, além de ser mais assertivo na sua comunicação, poderá usar o digital para educar o mercado a respeito dos seus produtos.
Quem faz isso muito bem é o pessoal da Azure Brasil, que comercializa essênica de Narguile premium, feita à mão na California.
Como diz Evandro Mazuco: “Quem entende mais de café, consome mais café; quem entende mais de vinho, consome mais vinho”.
E quem entender mais do seu produto, consumirá mais dele – simples assim.
Seguindo essa lógica, o pessoal da Azure utiliza sua conta no Instagram para educar o mercado a respeito dos diferenciais e do aspecto premium do seu produto.
Ou seja, se o vendedor do seu produto, a pessoa que fará a venda para o cliente final, também estiver conectado com a sua marca por meio das redes sociais, a chance dele estar mais preparado na hora de oferecer o seu produto é muito maior.
Afinal, a sua rede social pode ser uma excelente fonte de informação para subsidiar o vendedor na hora do fechamento.
A armadilha a ser evitada na hora de vender no atacado
Existe uma grande armadilha na hora de usar o digital para alavancar as vendas no atacado.
É uma armadilha que acaba surgindo quando você que vende no atacado começa a direcionar o marketing para o cliente final.
O conflito de canais
Quando você direciona seu marketing para o cliente final é natural que inúmeras abordagens em busca do seu produto aconteçam.
E a tentação de atender o cliente final acaba sendo muito grande.
Mas você não deve cair nessa armadilha, afinal, pode acabar prejudicando o seu cliente, no caso o varejista que venderá o produto para o cliente final.
Por isso, você precisa ter absoluta clareza a respeito da sua política de vendas, e não desviar dela nem mesmo se a tentação for grande.
Conclusão
Para saber tudo sobre como vender no atacado suando o digital para alavancar seus resultados, o CODICAST #098 está imperdível.
O Evandro e o Luiz Gustavo trazem todas essas dicas e muito mais para você.
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