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Como Lidar com a Concorrência Desleal

Como lidar com a concorrência desleal? Todo empresário já se fez essa pergunta.

A concorrência desleal não dá tréguas e não é raro ver ela ajudar a levar bons negócios para a falência.

Saber lidar com esse tipo de concorrência é essencial para as empresas que querem crescer de maneira consistente e focar no jogo de longo prazo.

No episódio #107 do CODICAST, o podcast para os donos de negócios locais, Luiz Gustavo e Evando vão mostrar o que você precisa fazer para neutralizar ações desleais da concorrência.

Concorrência Desleal

♦ Como lidar com a Concorrência Desleal

👉 Para assistir ao Codicast no YouTube, clique aqui.

👉 Para ouvir o Codicast #107 no Spotify é só dar PLAY! abaixo.

Concorrência desleal é um termo que faz muito empresário tremer na base.

Quem nunca teve que lidar com um concorrente querendo copiar seu diferencial competitivo que atire a primeira pedra. 

Nessas horas é realmente difícil saber o que fazer, mas é preciso ter cuidado para não acabar com uma estratégia “furada”.

Porque entrar em uma guerra de preços com sua concorrência não é critério de sucesso para ninguém. 

Quem entra na guerra de preços para lidar com a concorrência desleal, dificilmente sai sem se machucar.

No episódio CODICAST #107, Luiz Gustavo e Evandro Mazuco vão mostrar para você o que precisa fazer para vencer a concorrência desleal de maneira justa e estratégica, sem precisar praticar preços que desvalorizem seu negócio. 

concorrência desleal: como lidar

♦ Concorrência Desleal 

Você por acaso sabe o que é uma concorrência desleal? 

Ao contrário dos empresários que exercem o seu trabalho jogando dentro das regras, uma concorrência desleal é aquela que busca artifícios antiéticos para, de alguma maneira, te prejudicar.

Evandro ilustra isso para a gente, de maneira bastante prática: 

“Às vezes tem gente que manda Direct para a gente no Instagram falando assim: 

Fulano copia tudo que eu faço! Se estipulo um preço, eles abaixam o preço.

Agora estão em 12 vezes sem juros no boleto bancário e etc.

Não tem como eu competir desse jeito.

Fiquei sabendo que ele não paga nem imposto de renda.

Como competir assim?”

Luiz Gustavo que também tem muita experiência no assunto, compartilha sua experiência com colegas e mentorados:

“Eu estava conversando com um empresário dono de uma loja de açaí.

Perguntei quantos funcionários ele tinha e ele respondeu que eram nove.

Falei para ele que isso era legal e concluí que ele tinha um volume médio para justificar essas pessoas.

Foi quando me surpreendi.

Ele disse: ‘Na verdade é apertado, Luiz.’

Ele tinha mais demandas do que funcionários!

Questionei então, por que ele não contratava mais pessoas e ele disse que não tinha margem para isso.

Então questionei o preço dos produtos dele, se ele poderia aumentar.

A resposta foi que ele não tinha como fazer isso porque o preço da concorrência dele já era mais baixo do que o preço que ele oferecia.

Imagina o desespero dessa pessoa, tendo seu crescimento refém de uma concorrência desleal, com produtos duvidosos e preços abaixo da média…”

Concorrência desleal é isso, viver refém dos preços baixos e desproporcionais.

É também ter os seus diferenciais copiados e viver em uma realidade onde você fica à mercê de práticas antiéticas.

Quem convive em uma guerra de preços com a concorrência desleal, dificilmente não irá se machucar. Geralmente, essas gerras terminam sem lucro, sem margem, sem saúde financeira. 

quando a concorrência é desleal

♦ A importância do Diferencial de Valor para se proteger da concorrência desleal

Uma loja de café artesanal, que só trabalha com grãos escolhidos manualmente é um grande diferencial competitivo, não é mesmo?

Principalmente para um negócio local, em uma região que até então não tinha nenhum estabelecimento do tipo. 

Mas, quando você monta a sua loja e ela se torna popular e lucrativa, nada impede que outra pessoa monte um negócio idêntico? 

É dessa maneira que o seu diferencial competitivo vai pelo ralo.

Por isso a importância de investir em um Diferencial de Valor.

>>Se você não sabe o que é um Diferencial de Valor, clique aqui e leia o post especial que preparamos para explicar o assunto para você<<

Um exemplo apontado por Evandro é da famosa marca de chocolates Kopenhagen:

“Talvez você já tenha ouvido o Fabrício que fundou a Kopenhagen dizer que eles não vendem chocolates.

A principal propaganda da marca diz que eles vendem lembranças e momentos presentes.

Quanto mais eles repetem isso, mais isso se torna natural na mente do Cliente Ideal.”

>>Para saber como traçar o perfil do seu Cliente Ideal, clique aqui<<

Eles vendem uma transformação.

Um conceito alinhado à essência da marca deles. 

Então mesmo que existam mil outras marcas de chocolate idênticos aos deles, apenas a Kopenhagen tem esse propósito, de se conectar emocionalmente com seus clientes.

Isso significa que não importa o valor que os concorrentes da Kompenhagen pratiquem.

O significativo Diferencial de Valor da marca a torna imune à qualquer tipo de concorrência desleal.

punindo a concorrência desleal

♦ E como gerar um Diferencial de Valor para lidar com a concorrência desleal?

Essa é uma dúvida bastante comum que aflige principalmente empresários de produtos e serviços com baixa diferenciação.

Isso acontece porque pode ser bastante difícil se diferenciar quando o produto que você vende é vendido também pelos concorrentes.

Mas, acredite, ter um Diferencial de Valor é muito mais simples do que você imagina.

Tudo o que você precisa fazer é pensar na transformação que o seu produto ou serviço pode oferecer na vida do seu cliente

Qualquer tipo de negócio é capaz de gerar uma transformação na vida dos seus clientes.

No CODICAST o Luiz aponta um exemplo prático disso, falando sobre uma conversa que teve:

“Esses dias eu estava conversando com o dono de uma loja de almofadas e ele me perguntou assim: como uma almofada vai gerar transformação na vida de alguém, Luiz Gustavo?”

A resposta foi a seguinte:

“Bom, eu não sei vocês, mas eu amo as almofadas do meu sofá.

Principalmente no domingo quando eu to lá assistindo Netflix com a minha esposa.

Por mais banal que seja no dia a dia, a almofada transforma meu final de semana dando mais conforto no dia a dia.

Pode parecer brincadeira, mas não é!

O que você tem que fazer é parar e pensar nos momentos que o seu produto ou serviço proporciona para quem está o usufruindo.”

O que o Luiz quer dizer é que por mais que o diferencial competitivo seja importante — quando você vende uma almofada de material especial ou formato anatômico — vender o conforto que ela proporciona e não o produto em si, é muito mais importante! 

Quando você vende a transformação, a concorrência desleal não consegue copiar você e você assume uma posição de destaque na sua área de atuação.

derrotando a concorrência deselal

♦ Comunicação: outra arma para lidar com a concorrência desleal

Outro ponto muito importante na hora de se destacar da sua concorrência é gerar valor além de preço, se comunicando com o seu Cliente Ideal, antes mesmo de ele ser o seu cliente. 

A maneira mais eficaz e barata de fazer isso é por meio do perfil do seu negócio no Instagram.

O Instagram é a melhor ferramenta para criar um relacionamento próximo dos seus clientes e potenciais clientes.

Quando você cria no Instagram um Conteúdo Influente, que gera valor e cria desejo para os seus seguidores, antes mesmo de eles serem seus clientes, as pessoas tendem a se conectar emocionalmente com a sua marca.

O que acontece nesses casos, segundo a perspectiva do Evandro, é o seguinte:

“Quando você cria conteúdo as pessoas já vão tendo uma experiência com a sua marca antes mesmo dela pensar comprar alguma coisa de você.

Isso é fundamental!

Todo empresário local precisa entender que o atendimento ao cliente começa muito antes dele demonstrar interesse pelo seu produto ou serviço.”

Dessa forma, desde o primeiro contato, você já está se relacionando com seu cliente.

Esse tipo de comunicação dá muito resultado quando o assunto é lidar com a concorrência desleal.

Mesmo que seus concorrentes tenham um preço mais baixo, as pessoas preferem comprar de uma marca com quem elas se relacionam, confiam e se sentem próximas.

Elas preferem uma marca que entregue valor a elas.

>>Preço x Valor: descubra a diferência e se destaque da concorrência.<<

Gostou do conteúdo?

Então não deixe de ouvir o episódio completo disponível em nossos canais, para descobrir como grandes marcas como Netflix, Starbucks e Kopenhagen, se destacam com uma comunicação que gera valor e com um claro Diferencial de Valor. 

Se você prefere ouvir o CODICAST #107 – Como Lidar com a Concorrência Desleal no Spotify, enquanto faz outras coisas, você pode clicar no link abaixo.

👉 Para ouvir o Codicast no Spotify, clique aqui.

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