Podcast

Como Engajar uma Equipe

Por 11 de junho de 2021junho 15th, 2021Sem comentários

Esta é uma dúvida de todo o empreendedor: como engajar uma equipe?

Manter uma equipe engajada em seus objetivos não é uma tarefa fácil, mas é imprescindível para a conquista de uma Marca de Valor.

Por isso vamos mostrar a você como engajar uma equipe, unindo-a em busca dos resultados extraordinários.

 

 

Neste episódio do CODICAST da CODIRECT os apresentadores Evandro Mazuco e Luiz Gustavo batem um papo sobre como engajar uma equipe em busca de um ideal comum: a conquista da sua Marca de Valor.

O trabalho de qualquer empreendedor é otimizar seus recursos de maneira ótima. E faz parte desse trabalho motivar e engajar os recursos humanos à conquista de objetivos comuns.

É impossível alcançar Resultados Extraordinários sem a ajuda de outras pessoas, por isso,  é fundamental que essas pessoas estejam em sintonia com os propósitos da sua empresa.

Para preparar você para o conteúdo valioso que escutará em nosso CODICAST, vamos dar 3 dicas valiosas de como engajar uma equipe.

 te preparar ainda mais para o conteúdo valioso que você escutará em nosso CODICAST, também vamos te dar breves dicas de como engajar uma equipe dentro da sua empresa.

Como engajar uma equipe 

Com Metas

Todo empresário precisa de metas claras para sua empresa.

Para ter uma equipe engajada, é imprescindível que as metas da empresa estejam claras também para cada membro da equipe.

Converse com eles e deixe claro o que espera de cada um deles na jornada rumo aos objetivos.

Destrinche a meta geral em pequenas partes e compartilhe a responsabilidade de cada membro da equipe para o sucesso de cada uma dessas pequenas partes.

Para engajá-los é importante que todos os membros da equipe tenham total consciência da importância do sucesso dessas pequenas metas para o sucesso da empresa no curto, médio e longo prazo.

Aqui na Codirect a gente tem o que chamamos de “reunião geral” com todos os nossos Colaboradores.

Nessa reunião apresentamos a eles o plano de metas da empresa e mostramos onde estamos, onde queremos chegar e o que cada membro da equipe pode fazer para ajudar. 

Nessa reunião participam todos, desde os sócios até os estagiários.

Ter uma equipe engajada com nossas metas, cientes da importância do trabalho individual para a conquista das metas maiores foi importantíssimo para o nosso crescimento. 

Que tal aplicar na sua empresa?

Com Recompensas

Não basta apenas criar e distribuir metas. É necessário reconhecer o engajamento da sua equipe na busca dos resultados.

Incentive-os, parabenize-os, dê os feedbacks que lhe mostrarão onde erraram e onde acertaram, recompensando-os pelos acertos.

Os seres humanos são programados para reagir positivamente ao reconhecimento por recompensa, sabia? É algo instintivo. 

Se temos uma meta, cumprimos a meta e somos recompensados por isso, nosso instinto é o de prosseguir no mesmo caminho, porque sabemos que estamos fazendo certo e algo bom nos espera no “fim”. 

Antes da pandemia, na Codirect, um dia no mês reuníamos todos os nossos funcionários para comemorar os cases de sucesso dos nossos clientes e prestigiar suas respectivas equipes de marketing.

Tinha comida, bebida, música e até discurso! 

Esse momento não só apenas recompensador para os responsáveis pelos resultado fruto da comemoração. 

Era também enriquecedor aos outros funcionários, das outras equipes, que ficavam felizes pelo justo reconhecimento, e mais propensos a se engajarem com seus próprios objetivos.

Isso porque, nessa comemoração, eles também tinham um momento para compartilhar seus aprendizados, erros e acertos.

Fale a mesma língua

Esse é um passo muito importante. 

E tem muito a ver com um exemplo citado pelo Luiz Gustavo durante o episódio do CODICAST. 

“Falar a mesma língua” que a equipe é garantir que eles se engajem não apenas para atingir suas metas.

É garantir que eles compartilhem das mesmas ambições, dos mesmos pensamentos e do mesmo código de cultura.

Quando a equipe está engajada e alinhada a um código de cultura, é certo que você, empresário, poderá guiá-los a qualquer caminho que quiser. 

Inclusive no caminho das estratégias de Marketing Digital que hoje são responsáveis por levar muitos dos clientes da Codirect a alcançarem resultados realmente extraordinários.

No episódio do CODICAST nosso exemplo é Dr. Henrique Muller, uma autoridade no ramo da cirurgia plástica.

Graças a uma funcionária totalmente engajada com os objetivos e com a cultura do doutor, ele conseguiu implementar uma vitoriosa estratégia de marketing digital no seu negócio, sem precisar perder o foco da sua excelência: as cirurgias plásticas.

O mais interessante é que por ter uma equipe engajada e alinhada com os objetivos da clínica, foi muito mais fácil mantê-los alinhados às novas estratégias de marketing digital.

Os resultados do Dr. Henrique Muller foram extraordinários graças ao engajamento da sua equipe.

Então, se quiser descobrir de uma vez por todas como engajar a sua equipe, é só apertar o play e curtir o episódio #097 do nosso Codicast.

Caso o seu player de podcasts favorito não seja o Spotify, você pode acessá-lo através do link abaixo:

[Outros Players de Podcast]

E, se após ouvir o CODICAST, você quiser saber quais são os 5 passos que você precisa dar para dominar o digital e conquistar a sua Marca de Valor, basta acessar a nossa Masterclass clicando no botão abaixo.