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Como Aumentar o Preço de um Produtos ou Serviços

Por 2 de outubro de 2021Sem comentários

“Como aumentar o preço de um produto ou serviço” – Esta é uma pergunta que ouvimos quase todos os dias aqui na Codirect.

A primeira coisa que falamos para os nossos clientes é: aumentar os preços é uma excelente estratégia para aumentar as vendas. 

Por mais contraintuitiva que a estratégia possa parecer, desapegar dos preços baixos trará resultados excepcionais para o seu negócio.

No episódio #114 do CODICAST, o podcast que ajuda pequenos e médios empresários a se tornarem protagonistas, o Evandro Mazuco e o Luiz Gustavo mostram o passo a passo para aumentar o preço das soluções que você oferece.

como aumentar os preços dos seus produtos e serviços👉 Para assistir no YouTube, clique aqui.

👉 Para ouvir no Spotify, é só clicar no PLAY! abaixo.

♦ Como Aumentar o Preço de um Produto ou Serviço

Falar para um empresário aumentar o preço dos seus produtos e serviços é quase sempre um tabu.

Mas a grande verdade é que, considerando os custos de produção para qualquer tipo de produto ou serviço, manter os preços sem aumento é uma missão quase impossível.

Quem mais sofre com isso são os empresários que não sabem como aumentar o preço, caindo sempre nas armadilhas dos “preços baixos”, ou dos “preços justos”.

A pergunta que fica é:

Justo para quem?

Se os seus concorrentes evitam a qualquer custo buscar como aumentar os preços de seus produtos e serviços, operando quase no vermleho, não significa que você precise fazer o mesmo.

Se você quer saber como aumentar o preço, precisa antes, saber de uma coisa: aumentar o preço do seu produto ou serviço é algo saudável – jamais um problema.

Uma frase que costumamos repetir à exaustão aqui na Codirect – e é a primeira frase que falamos quando os empresários nos perguntam como aumentar o preço dos seus produtos e serviços – é:

“Quem vem por preço, por preço vai embora. Quem vem por valor, fica.”

Seu cliente precisa ser conquistado pelo valor que você oferece, não pelo preço que ele paga.

>>Para saber a diferença entre preço e valor e nunca mais ficar com medo na hora de aumentar o preço, clique aqui >> Preço x Valor 

Hoje, Luiz Gustavo e Evandro Mazuco, os fundadores da Codirect, trazem para você o passo a passo de como aumentar o preço dos seus produtos e serviços.

Mais que isso, eles vão revelar a melhor maneira de comunicar o aumento dos preços para a sua audiência.

aumentando o preço dos produtos e serviçosPara aumentar o preço é preciso saber precificar

Muitos empresários querem aumentar o preço dos produtos e serviços, mas não sabem nada a respeito de precificação.

É um tema polêmico que praticamente divide os oceanos no mundo do empreendedorismo.

O tema é extremamente complexo – mas vamos simplificá-lo ao máximo para você.

Muita gente não sabe, mas – de tão complexo que o tema é – existem pós-graduações e especializações  na área de precificação de produtos e serviços.

Então, se tem alguém por aí que ainda acredita que precificar é só dobrar o valor do custo, Luiz Gustavo dá a letra:

“Hoje existem Doutores e especialistas em precificação.

É quase uma arte de precificação.  

Então quem acha que se o custo é dez, é só cobrar vinte reais na hora de vender, está seguindo a pior estratégia possível.”

Principalmente no varejo, isso é muito comum.

Tudo bem. Então você já entendeu que dobrar o preço de custo é a pior estratégia de precificação, certo?

Saiba que mensurar o seu preço seguindo a concorrência também é uma péssima estratégia.

Por isso, é fundamental que você faça um estudo de preços que seja adequado à realidade do seu negócio e, apenas após este estudo, comece a pensar em aumentar os preços.

♦ Hora de subir o preço, como aumentar?

O que você precisa ter claro, antes de aumentar o preço, é toda a cadeia de valor relacionada àquele produto ou serviço.

Supomos que a sua empresa venda embalagens plásticas tipo Tupperware.

A sua concorrência cobra 20 reais, mas você quer aumentar o preço para 30 reais.

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Não existe outra forma de fazer isso que não seja agregando valor, não apenas ao produto, mas a toda a experiência de compra do cliente.

Mostre a ele que você entende do que vende, que conhece as características do produto e que está apto a recomendar o produto certo para a situação certa.

Dê total garantia. Entregue o produto em casa. Treine seus vendedores para poderem prestar o melhor atendimento para o cliente. 

Tenha um Diferencial de Valor claro e saiba comunicá-lo.

Essas são apenas algumas maneiras de você gerar valor ao cliente e, a partir daí, você pode pensar em aumentar o preço das soluções que oferece.

Evandro Mazuco aconselha:

“Em nosso programa de mentoria Marca de Valor, falamos que a coisa toda sobre aumento de preços é se perguntar como você pode agregar mais valor ao seu produto, a ponto do seu cliente não se importar em ter que pagar a mais”.

Luiz traz um exemplo de produto consumido na sua rotina que ele encara como uma percepção de valor:

“Eu sempre peço sushi pra comer em casa, do mesmo lugar. 

Indiferente do preço.

Pode parecer pouco, mas o sushi sempre vem embalado e com uma “cartinha” do restaurante, contendo meu nome.

Eu percebo que alguém lá por um instante, procura meu nome, escreve na embalagem e depois envia o produto.

São obrigados? Não, mas isso agrega valor. 

Isso faz eles mais atenciosos que a concorrência. 

É um diferencial – eles fazem, os outros não”

Mas não se esqueça e nem confunda: você não precisa aumentar os preços dos produtos ou serviços apenas quando aumentar os custos de produção.

Valor é algo intangível.

Quando falamos em agregar valor, não estamos falando em aumentar os custos de produção.

Não é isso.

Existem questões emocionais envolvidas no processo de geração de valor de um produto. 

Por exemplo, a experiência do Luiz Gustavo com o restaurante que vende sushis.

Não custa nada – sequer demanda tempo – mandar um recadinho personalizado para o cliente.

É uma ação simples, que agrega valor e ajuda a fidelizar o cliente.

É uma excelente maneira de aumentar o valor sem aumentar o custo.

♦ Aumentei os preços! Como comunicar para os clientes?

Ok, agora que você já saber como aumentar o preço dos seus produtos e serviços, surge a inevitável pergunta:

Como comunicar o aumento dos preços para os clientes?

Nossos fundadores respondem a essa pergunta:

“A melhor maneira de fazer isso é uma que nós mesmos aplicamos aqui na CODIRECT, sempre que precisamos ajustar o preço dos nossos produtos. 

Utilizamos o gatilho de antecipação.

Ou seja, a um ou dois meses antes de subir o preço dos nossos serviços, começamos a avisar a nossa concorrência que isso irá acontecer.

Isso dá tempo para que eles se preparem.

Ajuda também no processo de decisão de compra daquelas pessoas que estão adiando fechar o negócio, porque cria um senso de urgência.”

Essa estratégia – da antecipação para comunicar aumento nos preços é amplamente utilizada pelo mercado.

E sempre traz excelentes resultados.

O seu cliente, ao invés de ver o aumento como algo negativo, ele é abordado a partir de um viés positivo.

É uma forma do seu cliente ver o aumento não como de uma forma negativa, pego de surpresa.

 A tendência é que ele veja este aumento de preço do seu produto ou serviço de uma maneira positiva.

A sua empressa está dando ao cliente e a opção de aproveitar o preço mais baixo enquanto há tempo. 

É dessa forma que as empresas aumentam o preço dos produtos e serviços, sem ter que depender da concorrência, da armadilha do preço justo ou da guerra dos preços.

No CODICAST #114, os fundadores da Codirect, Evandro Mazuco e Luiz Gustavo, se aprofundam muito mais no tema, e dão várias dicas para você vender muito mais – mesmo após aumentar os preços.

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Para não perder nenhuma edição do CODICAST, o melhor podcast sobre Marketing Digital para Negócios Locais, é só inserir o seu e-mail no campo abaixo.

O co-fundador da Codirect, Evandro Mazuco, avisará você sempre que um novo episódio for ao ar.

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