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As 7 lições que aprendemos ao formar líderes

Por 29 de novembro de 2021dezembro 1st, 2021Sem comentários

É impossível construir uma Marca de Valor sem grandes líderes. 

Exatamente por isso, é função de um Empresário de Valor formar líderes. 

Nos últimos anos, os fundadores da Codirect, Luiz Gustavo e Evandro Mazuco formaram diversos líderes. 

Por isso, na edição #122 do CODICAST, eles vão compartilhar com você as 7 lições que aprenderam ao formar lideranças.

♦ Todo empresário precisa liderar

O empresário que precisa liderar todo mundo não tem uma empresa, tem um bando.

Precisa estar diariamente dizendo aos outros o que façam e, se pensar em tirar uns dias de férias, sabe que a empresa estará um verdadeiro caos quando ele voltar.

A empresa não funciona sem ele.

Exatamente por isso, todo Empresário de Valor deve ter em mente que um dos melhores investimentos – tempo e energia – que ele pode fazer é na formação de líderes.

Quando forma a liderança, o empresário acaba multiplicando sua expertise.

Steve Jobs dizia que “coisas incríveis nunca são feitas sozinhas; sempre são feitas por um time.”

Em um negócio onde as lideranças tocam a parte operacional, o empresário pode dedicar mais energia à parte estratégica, ou seja, a fazer o negócio crescer.

Além disso, todo empresário quer poder dedicar mais tempo para a família e para si mesmo. 

Quer poder viajar, curtir a vida e ainda poder deixar a Marca de Valor como um legado para os herdeiros.

Alguns acham que isso é um sonho muito grande.

Não é, se você estiver disposto a formar líderes.

♦ Ouça o CODICAST #122 – As 7 lições que aprendemos ao formar líderes

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♦ Desenvolvendo Líderes

Todos os empresários que participam do programa de mentoria Marca de Valor sabem que defendemos a bandeira da formação de lideranças.

Sabem também que a formação de líderes começa com a adequação cultural do líder ao negócio.

Se adequar culturalmente a uma empresa é vestir a camisa do negócio.

Nos últimos 5 anos, Evandro e Gustavo formaram diversos líderes que ajudaram a empresa a crescer 24x em apenas 5 anos.

Hoje, eles vão compartilhar com você as sete lições que aprenderam no processo.

♦ Lição número um: Cultura acima de tudo 

Sabe de onde vem o “codi” da palavra Codirect? Vem de código de cultura.

Sabe por que levamos a cultura tão a sério?

Porque uma forte cultura ajuda a empresa a crescer. Foi assim com a gente.

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Ter um líder alinhado com a cultura e com os valores da empresa é um dos fatores mais importantes para o crescimento do negócio.

Na hora de contratar, você deve estar atento a isso desde o primeiro contato, antes da primeira entrevista.

O Evandro falou um pouco sobre isso durante o podcast.

“A cultura do líder é muito importante. 

Às vezes mais até do que o currículo dele. 

Tudo bem se, inicialmente, determinadas ações fugirem do código.

É importante, porém, que ele esteja disposto a receber feedback e a se ajustar à cultura da empresa.”

Hoje, na Codirect, para todas as vagas temos um desafio que o candidato a vaga precisa passar. 

Não importa se a vaga é para estágio ou liderança – o desafio é o mesmo.

Damos ao candidato uma tarefa pertinente à vaga. Ao longo do desafio, vários feedbacks são dados ao candidato.

Se ele não responder positivamente, não está apto a vaga por não se adequar ao código de cultura.

Prezamos pelo crescer ou morrer e acreditamos que aceitar feedback é uma excelente maneira de crescer.

Transmitimos a todos os líderes essa ideia, e estes transmitem o valor aos seus comandados.

O resultado dessa sinergia cultural é uma legião de colaboradores que está 100% alinhada com os nossos valores, querendo chegar no mesmo lugar.

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♦ Lição número dois: Carreira em Y 

Você sabe o que é uma carreira em Y?

Bastante disseminado no ramo da tecnologia, esse conceito ainda começa a ganhar popularidade em outros nichos.

Nem todas as pessoas têm aptidão ou desejo pela posição de liderança – mesmo que tenha maior competência técnica na área.

Por isso, é fundamental entender o conceito de carreira em Y.

Alguns colaboradores vão crescer na empresa assumindo posições de liderança; outros vão crescer tecnicamente sem nunca assumir a posição de líder – e é melhor que seja assim.

“Acredito no ditado: 

‘Quando você transforma seu melhor técnico em um líder, você corre o risco de perder um técnico excelente e ganhar um líder ruim.’”

Tenha um planejamento de carreira para a sua empresa que possibilite o crescimento dos funcionários operacionais que não desejam a liderança.

Transforme-os em referências técnicas das suas funções.

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♦ Lição número três: Salvador da pátria

Leia em voz alta: 

Nenhum líder é um salvador da pátria.

É comum ver empresários comuns buscando líderes somente quando o incêndio ameaça se propagar por toda a empresa.

Quando isso acontece, esperam que o novo líder salve a pátria apagando o incêndio, resgatando a empresa para os eixos e colocando-a na rota do crescimento.

Diante da realidade, se dão conta tarde demais de que não existe salvador da pátria.

O papel do líder não é consertar empresas; é liderar as pessoas para que executem a sua estratégia.

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♦ Lição número quatro: Treinamento 

Saiba desde o início que treinar um líder leva mais tempo que treinar um colaborador operacional.

Como diz Evandro:

“A primeira vez que eu ouvi que são necessários dois anos para concluir o treinamento de um líder eu não acreditei. 

Não fazia sentido para mim… 

Hoje, depois de treinar diversos líderes, eu concordo plenamente.”

Hoje, na Codirect, os estagiários passam por três meses de treinamento. 

Como poderia um líder, que precisa conhecer a função de cada integrante do seu setor, ser treinado em pouco tempo?

Impossível.

O crescimento do líder deve ser estratégico, contínuo e saudável. Ele precisa iniciar pelo básico e só depois ir se aprofundando, imprimindo a sua marca no setor.

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♦ Lição número cinco: Clareza na meta 

Diz o ditado: para quem não sabe onde vai, qualquer caminho serve.

É assim com empresas que não têm metas claras.

Isso vale também para a contratação de pessoas para funções de liderança. 

Ao anunciar a vaga você precisa ter em mente o que espera desse líder, descrevendo isso com a maior objetividade possível para atrair as pessoas certas.

Luiz Gustavo faz o alerta:

“Ao contratar, é preciso que o anúncio da vaga seja feito com uma descrição de cargo clara.

Você precisa deixar evidente quais tarefas o líder irá desempenhar, quais resultados ele deve alcançar e quais as qualidades técnicas deve apresentar.

Contratar primeiro e só depois dizer para onde o líder está indo pode ser frustrante.”

Além disso, Evandro e Luiz explicam que não é necessário que o líder a ser contratado chegue com todas as qualificações necessárias para o desempenho da função.

Escolha quais são as prioridades e filtre suas opções considerando aqueles que preenchem as necessidades imediatas.

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♦ Lição número seis: Líder precisa de rotina 

Para qualquer pessoa na empresa, ter uma rotina de tarefas a serem entregues é essencial. 

Principalmente quando estamos falando a respeito de um cargo de liderança. 

Líderes sem uma rotina pré-estabelecida podem concentrar seus esforços nas tarefas erradas, que não são a prioridade do empresário. 

Isso acontece principalmente porque algumas pessoas têm sabotadores que atrapalham seu desempenho. 

 Uma característica muito comum entre líderes, que sabota a evolução da equipe é passar tempo demais “resolvendo pepinos” que poderiam ser resolvidos por seus liderados.

 “Tenha em mente que em torno do líder existem mil atividades acontecendo e cabe a você, empresário, sentar ao lado do líder para definirem juntos quais serão as prioridades de entrega.” 

Quando a equipe fica devendo a entrega, a responsabilidade, inevitavelmente, cai sobre os ombros do líder.

Por isso, é preciso empenho do líder para que isso não ocorra, cabendo a ele priorizar as tarefas certas na rotina. 

♦ Lição número sete: Metas 

Pode parecer cruel, mas se uma equipe comete um erro, a culpa é do líder; se a equipe supera uma meta, o mérito é de todos. 

É assim que as coisas são.

Quando reunimos os líderes, todos têm na ponta da lingua quais são as expectativas:

“Bater meta em equipe consistentemente fazendo o certo!”

Isso acontece porque são as metas batidas que levam a empresa para o próximo patamar de faturamento.

As metas devem ser batidas em equipe. Acreditamos que sozinho se vai mais rápido, mas em equipe se vai mais longe.

A evolução 

“Em equipe”, porque se queremos ir rápido devemos ir sozinhos mas se desejamos ir longe é necessário ir em equipe, evoluindo juntos e dando apoio uns aos outros. Não adianta, afinal, um excelente líder se ele não souber passar seu excelente conhecimento àqueles à sua volta. 

Por último mas não menos importante “fazendo o certo” afinal o crescimento de uma pessoa jamais deverá prejudicar o de outra e como uma das regras em nosso código de cultura, o valor “O certo é certo” deve ser pregado por cada um em nossa empresa. 

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♦ Assista ao Codicast #121 – Como fazer stories que vendem

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