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Algoritmo do Instagram

Por 23 de julho de 2021setembro 2nd, 2021Sem comentários

Alguma vez você teve a impressão de que os conteúdos que você fazia não estavam sendo distribuídos para os seus seguidores?

Provavelmente você colocou a culpa no algoritmo do Instagram, o “robozinho” que decide tudo o que acontece na plataforma.

Descubra nesse post como ele funciona, como fazer ele trabalhar ao seu favor e como ter uma explosão de engajamento no Instagram do seu negócio.

Criança e robô (representando o algoritmo do instagram

Algoritmo do Instagram

Amado por uns, temido por outros e uma grande interrogação para a maioria dos empresários que anunciam no Instagram.

Conheça de uma vez por todas a inteligência artificial por trás da entrega de conteúdos e entenda de uma vez por todas se você está sendo favorecido ou prejudicado pelo algoritmo do Instagram

Os fundadores da Codirect, Luiz Gustavo e Evandro Mazuco, possuem bastante experiência no desenvolvimento de softwares, tendo inclusive fundado startups focadas nisso.

Quando o assunto é algoritmo, eles entendem.

E, como muitos dos empresários que acompanham o trabalho deles sabem dessa informação, é comum que façam perguntas a respeito do assunto para eles.

“O algoritmo está prejudicando meu perfil propositalmente?”

“Como o instagram entrega o conteúdo segundo o algoritmo?” 

“Meu engajamento caiu devido ao algoritmo do Instagram?”

Sabendo disso, nossos mestres do marketing no Instagram, trouxeram a pauta para o episódio #104 do CODICAST e compartilharam todos os segredos do “robozinho” que controla tudo o que acontece no Instagram.

Entender o algoritmo permitirá que você o use ao seu favor.

Depois dessa postagem não será difícil fazer com que os seus conteúdos alcancem o maior número de seguidores possíveis.

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Robozinho azul fazendo Às vezes de algoritmo do instagramO que é o “algoritmo” do Instagram?

Eles explicam:

“O algoritmo é um código. Uma inteligência artificial que o Instagram desenvolveu para recomendar conteúdos melhores para os seus usuários.” 

No passado, o Instagram costumava entregar o conteúdo no feed conforme a ordem cronológica de publicação. Isso quer dizer que nem sempre o usuário recebia a publicação que tinha mais afinidade, e sim a mais recente. 

Com o passar do tempo a rede foi crescendo e se desenvolvendo. Tornou-se um “mar aberto” de conteúdos.

E o Instagram precisou aprimorar a forma como mostrava essas publicações para os seus usuários.

O objetivo era garantir a satisfação deles com a rede, evitando o excesso de panfletagem, de spam e de conteúdo irrelevante.e

O Evandro explica melhor como isso funciona:

“Você criou sua conta hoje e segue cinquenta perfis inicialmente. Tudo o que eles postam aparece no seu feed. 

Mas com o passar dos anos, conforme conhece outros perfis, você vai de cinquenta para cinco mil pessoas seguindo. E todas essas pessoas, seguem outras mil pessoas. 

Acaba que todas essas atualizações não cabem no seu feed!

É impossível ver cinco mil posts em uma hora, que é a média diária que alguém passa conectado à rede social. 

Por isso, em 2016, o Instagram precisou criar um algoritmo – a chamada inteligência artificial – que “quebrasse” a ordem cronológica do feed.” 

algoritmo do instagram ajudando a melhorar o alcance do perfilQuebrando a “ordem cronológica”

O assunto parece um pouco complicado. 

Mas Evando e Luiz explicam de uma maneira simples e dinâmica qual é a proposta por trás do algoritmo do Instagram e o verdadeiro objetivo do seu desenvolvimento, na prática. 

“Por exemplo, você gosta de acompanhar um perfil informativo que posta todo dia às sete da manhã. 

Mas, infelizmente, você só  entra no Instagram as nove horas da manhã, quando chega no trabalho. 

A essa altura o post das sete da manhã já está lá na casa do chapéu, na ordem cronológica do seu feed.

Já surgiram 300 coisas novas na frente. Publicações bem menos interessantes para você. 

Segundo a ordem cronológica, você nunca mais veria as publicações desse perfil no seu feed. 

Então chegou o momento que o instagram precisou criar esse algoritmo que é baseado nas recomendações de conteúdo que as pessoas mais consomem.”

Mas qual o objetivo por trás disso?

Manter o usuário entretido, em um feed personalizado de acordo com as suas preferências, para que passe mais tempo na rede social. 

“Antes uma pessoa postava às 07:00 AM, aí quem postava às 07:01 AM  já ficava na frente, indiferente do conteúdo. E quem publicava às 07:05 passava por ambos. 

Assim, nem sempre as publicações que você, usuário, via, eram as mais interessantes.

Então as pessoas saiam mais rápido da rede. 

O insta precisou “quebrar” isso para que as pessoas ficassem mais tempo na plataforma.

Por isso passou a mostrar o conteúdo que cada usuário tinha mais afinidade e apresentavam mais interação e tempo de visualização.”

E para provar o que está dizendo, o Evandro sugere que, quando você tiver um tempo, pare e abra a tela inicial do seu Instagram, deslize um pouco para baixo e preste atenção nas datas e horários. 

É muito provável que você perceba que não está vendo os conteúdos mais recentes, mas sim os mais relevantes para você.

O Instagram vai te mostrar primeiro o conteúdo com o qual você tem maior afinidade.

E como ele sabe isso?

Porque o algoritmo sabe tudo o que você faz no aplicativo.

Todas as curtidas, comentários, salvamentos, compartilhamentos.

Até mesmo quando não faz nenhuma ação, apenas passa alguns segundos lendo a legenda, o algoritmo sabe. 

O intuito da rede é manter você feliz com a plataforma! 

c3po também era um algoritmoE de onde vem essa informação? 

Algumas pessoas podem pensar ser “achismo” já que nem Evandro e nem Luiz estavam lá no dia do desenvolvimento e aprimoramento da rede. 

Mas os sócios estão por dentro da tecnologia e sabem explicar muito bem qual a fonte confiável para esse dado. 

O Luiz Gustavo conta qual a sua “fonte

“Todos os anos o Facebook faz uma conferência ao vivo para falar das atualizações das redes sociais coordenadas por Mark Zuckerberg.

E ele explicou todas essas informações através de uma carta aberta, lida durante a conferência.  

O objetivo do Instagram é que o usuário passasse cada vez mais tempo na rede social e recebesse cada vez mais recomendação de conteúdo na plataforma, de acordo com seus interesses

Super claro. O objetivo é que as pessoas passem mais tempo na plataforma e sejam mais felizes.”

Na mesma conferência realizada na época, foi explicado que a partir de então o Instagram estaria computando e memorizando todos os comportamentos dos usuários dentro da rede. 

Não só o que nós fazemos na plataforma, mas também o que nós deixamos de fazer. 

O Evandro faz o alerta:

“Por exemplo, quando você passa direto por um conteúdo, muito rápido ou com determinada frequência, o insta entende que você não gosta desse tipo de conteúdo. Ele para de te mostrar isso com tanta frequência.”

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algoritmo do instagram

E como usar o algoritmo A FAVOR do conteúdo?

Primeiro é necessário entender que o algoritmo não favorece ou desfavorece ninguém, propositalmente.

Se trata de uma inteligência artificial, por tanto é incorruptível e não privilegiaria uma marca por ser sua preferida

O único privilegiado em meio a tudo isso é o usuário.

Aquele que está consumindo e não necessariamente publicando.

Ele sim, receberá o conteúdo de acordo com gostos e preferências dele. 

O Instagram jamais irá desagradar o usuário, para favorecer um anunciante.

Isso porque são graças aos usuários da rede, que eles faturam tanto diariamente. 

Anunciantes podem ser substituídos.

Todas as marcas precisam anunciar em uma das maiores redes sociais do mundo, mas se os usuários começarem a sair, o título de maior rede se perde e com isso o valor da plataforma. 

É isso que o Evandro explica nesse trecho da conversa:

“Os grandes anunciantes podem até pagar mais, mas não são privilegiados. Se a Coca-Cola quiser anunciar de X forma e isso for contra o algoritmo, não vai acontecer.

Se ela ameaçar sair, eles não vão ligar. 

O Instagram é uma rede imensa e com certeza terá outro anunciante no lugar, pra anunciar pro público. Principalmente quando se trata da rede onde cada vez mais as pessoas passam mais tempo.

Essas redes entendem que o anunciante pode ser substituído, mas o usuário final que não gasta um centavo mas dedica seu tempo na plataforma, precisa ser tratado da melhor maneira. 

Assim o privilégio é sempre do usuário e nunca do anunciante.”

E logo em seguida vem um aviso importantíssimo para aquelas pessoa que gostam de procurar “hacks” e “bugs” para se favorecerem em busca de uma entrega de conteúdo maior:

“Então se você é um caçador de hacks, coisas para burlar o algoritmo, saiba que  pode até funcionar por um tempo, mas não muito. 

Não crie um negócio a base de hacks, isso não tem longevidade. Não existe segredo, não existe milagre. Existe um método.” 

E o método nada mais é do que ter um Diferencial de Valor, um posicionamento claro dentro do seu perfil para criar conexão com os seus seguidores e tornar o seu conteúdo realmente relevante na vida deles. 

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A forma mais assertiva de usar o algoritmo do Instagram ao seu favor é criando conteúdos, sejam eles orgânicos ou patrocinados, que atraiam a atenção, o interesse e despertem o desejo do seu Cliente Ideal. 

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Ter um conteúdo que faz três usuários pararem para ler por três, cinco ou dez minutos é mais relevante do que ter cinco conteúdos pelo qual dez pessoas passam direto, sem qualquer tipo de interação.

Se você quiser se aprofundar ainda mais no assunto para ter cada vez mais engajamento no perfil profissional, assista ao episódio do Codicast no YouTube. É só dar o PLAY!


Este foi mais um episódio do:

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