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Marketing para Varejo

Por 21 de julho de 2021Sem comentários

Se você digitou “marketing varejo” no Google, com certeza está se questionando: como se diferenciar da concorrência, quando se trabalha como varejista? Esta dúvida pode ser cruel – felizmente temos domínio no assunto e muita experiência para ajudar você.

Se você é varejista, com certeza já teve um momento onde pensou: não há nada que eu possa fazer de novo que meu concorrente já não tenha feito. 

Aqui na CODIRECT, após anos ajudando micro, pequenos e médios empresários, percebemos que essa é uma dor muito comum dos empresários que trabalham com produtos de varejo. 

Mas podemos afirmar uma coisa para você: se destacar, principalmente com o uso do marketing, é mais fácil do que parece.

Tudo o que você precisa é mudar a sua maneira de ver o seu produto, além de rever o próprio conceito de marketing.

Aqui na CODIRET já atendemos empresários de todos os nichos que você pode imaginar, desde uma fábrica de produtos de limpeza até profissionais de turismo franceses.

Também atendemos inúmeros empresários que trabalham com lojas de roupa, farmacêuticos, lojas de suplementos e etc. 

São negócios de ticket relativamente baixo e ampla concorrência. 

Ainda assim, sabíamos exatamente o que fazer para que esses profissionais se destacassem e hoje é isso que vamos te ensinar!

como se destacar no marketing para varejo

Primeiro passo: a importância da essência do negócio no marketing de varejo.

Não importa se você vende um produto único no mundo ou um produto abundante, que pode ser encontrado a cada esquina.

Todo negócio precisa ter clareza a respeito da sua essência para se destacar.

No marketing para o varejo não é diferente. 

A essência é “o porquê” de existir. 

A motivação para que o empresário invista seu tempo, dinheiro e estudo, para fazer com que aquele negócio aconteça. 

Essa essência – que deve estar ligada a transformação que você quer ver no mundo do seu cliente – faz parte daquilo que chamamos de Diferencial de Valor

A partir do momento que você tem um Diferencial de Valor, não importa se o seu produto são apenas canetas esferográficas azuis, de tubo transparente. 

Elas serão únicas no mundo, porque terão o valor da sua marca. 

A sua visão, os seus valores.

Sabia que entre nossos mais diversos cases de sucesso temos o da Crépia

Uma loja de crepes localizada no meio da praça de alimentação de um shopping center. 

Imagina só quanta concorrência um estabelecimento assim não possui, não é mesmo? 

Mas acredita que o case é sobre um aumento tão grande no número de vendas que a marca precisou implementar um delivery e posteriormente tornou-se uma franquia?

Sabe como isso aconteceu?

A Crépia possuía um propósito único. 

Algo que nem Burger King e nem Mcdonald ‘s podiam oferecer: ela queria tratar todos os seus clientes como membros de um banquete real. 

Por isso, foi construído um storytelling onde tudo – do cardápio à ambientação da loja – era inspirado em uma realeza de contos de fada. 

>>Para saber como aplicar o storytellyng no marketing para varejo, clique aqui<<

Eles chamavam os clientes de príncipes, princesas, reis e rainhas.

E em seu cardápio pratos como “Majestoso”, “Buenissimo”, “Don Rafaello” entre outros nomes bem ilustrativos, podiam ser encontrados. 

Sua receita não tinha nada muito especial. 

A chefe Fabi especialista em crepes e taças de sobremesa utiliza ingredientes que qualquer pessoa poderia ter acesso. 

Mas a narrativa e a essência da marca, foi o que possibilitaram que ela se tornasse única através do marketing para varejo. 

propósito no marketing para o varejo

Segundo passo para ter sucesso no marketing de varejo: Mostre Valor 

Não existe algo “inútil” no mundo, acredite.

Se você não vê valor em algo é porque certamente você não é o Cliente Ideal daquele produto ou serviço. 

Sabendo disso, você precisa mostrar ao seu cliente o valor (preço é o que você paga, valor é o que você leva) do produto que você está vendendo. 

>>Para descobrir a diferença entre preço e valor, clique aqui<<

Muitos empresários varejistas possuem dificuldade nessa etapa, por isso vamos apontar algumas dicas bastante utilizadas nos perfis dos nossos clientes. 

Loja de roupas: 

Não importa se você vende camisetas, pijamas ou calça jeans. 

Antes de mais nada você precisa estar convicto de que está vendendo algo bom e útil e, depois, precisa falar isso para o seu Cliente Ideal

Mas atenção: não se trata de falar “olha só essa blusa de algodão super confortável por R$29,90. 

Não! 

Trata-se de falar do valor dela, gerando identificação. 

Um exemplo é montar um texto sobre tendências. 

Se a blusa que você quer vender é listrada, fale sobre a tendência das listras, famosas que apareceram recentemente com essa estampa e como ela pode ser combinada. 

Use uma foto do seu produto, mas não fale dele, diretamente.

Seu público automaticamente vai perceber o valor das listras e associar isso ao seu produto, sem que você panflete a venda na cara dele. 

Isso vale para qualquer outro nicho que você possa pensar. 

Por exemplo: Uma loja de utensílios para a cozinha pode fazer um post ensinando que tipo de faca é ideal para cortar cada tipo de alimento. 

Em nenhum momento oferece suas facas à venda, mas gera valor ao produto que possui e associa isso na mente do seu cliente. 

geração de valor no marketing para varejo

Terceiro passo: marketing para varejo exige constância

Um erro muito comum de muitos empresários é acreditar na estratégia “bala de prata”. 

Uma estratégia mágica que irá, do dia para a noite, dobrar as vendas e aumentar os lucros. 

Pense da seguinte forma: entregar panfleto uma hora do dia uma única vez no mês não irá trazer nenhuma diferença significativa para a sua marca. 

Da mesma forma, criar um único post ou gravar story uma única vez, não fará com que a sua marca ressoe na mente do seu seguidor.

É preciso que você tenha constância, apareça sempre que possível e lembre o seu seguidor que você está ali, pronto para ajudá-lo e transformar a sua vida de forma útil. 

Não permita que ele esqueça a sua essência, o valor do seu produto e muito menos o seu nome. 

Lembre-se que enquanto o seu concorrente está apenas abaixando o preço para tentar atrair clientes, você está trabalhando em uma estratégia de marketing para varejo  buscando se diferenciar da sua concorrência e atrair clientes a um preço justo, sem precisar apelar às “promoções” desleais da sua concorrência. 

Caso você queira aplicar na sua empresa uma estratégia de marketing para varejo capaz de destacar o seu negócio da concorrência, fazendo você ser reconhecido como referência na sua área de atuação , convidamos você para assistir uma Masterclass 100% gratuita.

Nessa Masterclass, o Evandro Mazuco, co-fundador da Codirect, vai mostrar pra você quais são os 5 passos que os nossos clientes estão dando para conquistar uma Marca de Valor e atrair uma fila de clientes.

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