O marketing para joalherias tem diversas particularidades. Se você empreende no mercado de joias e quer multiplicar vendas e resultados, está no lugar certo. Algumas ações extremamente simples vão ajudar sua marca a vender mais e a entrar no caminho da construção de uma Marca de Valor.
Se você está buscando saber mais sobre marketing para joalheiras, provavelmente já se deu conta do quanto esse mercado tem crescido, se globalizado, e se tornado competitivo nos últimos tempos.
Nesses casos, a matemática é simples: quanto maior a competição no setor, mais formas de se promover e atingir o seu público você deve encontrar.
Em um mercado onde a percepção de valor é fundamental para o sucesso, o marketing digital é um poderoso aliado.
Pensando nisso, apresentamos algumas dicas para você ter sucesso na construção de uma estratégia de marketing digital para joalherias.
♦ 01. Conhecer o Cliente Ideal é fundamental no marketing para joalherias
Antes de “o quê?” comunicar, é preciso ter total clareza do “para quem?”.
A resposta correta ao “para quem?” é: o Cliente Ideal.
Sem conhecer o Cliente Ideal, nenhuma ação de marketing para joalheria será eficaz.
Quando a sua marca se comunica, ela deve reter a atenção de quem realmente importa para o negócio – as pessoas com potencial para se tornar cliente.
Pense da seguinte maneira: se você fosse deixado em uma sala com uma pessoa de 50 anos, uma pessoa de 30 anos e uma pessoa de 21 anos, você falaria com todas da mesma maneira?
Com certeza não.
Pessoas diferentes têm interesses, hábitos, linguagem e comportamentos diferentes.
Muitos empresários caem na armadilha de ter uma comunicação ampla, ou seja, tentam captar a atenção de qualquer um que possa se tornar cliente, deixando assim de traçar o perfil do Cliente Ideal.
Ele é um personagem fictício que você irá construir baseado nas características dos seus clientes reais que
- gastam mais;
- voltam para gastar mais vezes;
- recomendam mais;
- são mais fáceis de atender.
Isso significa que toda vez que você for produzir um conteúdo com a intenção de gerar valor e criar desejo, você deve fazê-lo tendo em mente o perfil do seu Cliente Ideal.
♦ Como traçar o perfil do Cliente Ideal da sua joalheria
Essa é uma dúvida muito comum dos empresários que procuram a Codirect.
Elas não sabem como traçar esse perfil; a verdade é que não existe um passo a passo fechado para se conhecer o Cliente Ideal.
O ideal é construir uma hipótese inicial através de pesquisas.
Encontre entre os seus clientes aqueles 20% que mais gastam, que voltam mais vezes, recomendam mais e são mais fáceis de atender pessoas dispostas a responder uma pesquisa.
Faça perguntas do tipo: “o que te motivou a contratar/ comprar o produto/ serviço?
Quanto mais você souber a respeito desses clientes reais, melhor será o perfil traçado.
Assim, você terá muito mais clareza na hora de gerar valor e criar desejo.
Quem conhece o seu Cliente Ideal não fala sozinho no Instagram.
É importante lembrar, não existe um perfil de cliente ideal perfeito.
Ele está em constante evolução, sendo sempre otimizado por ciclos constantes de feedback.
Isso significa que você deve estar sempre coletando dados dos seus clientes que gastam mais, voltam mais, recomendam mais e são mais fáceis de atender.
As perguntas variam de negócio para negócio.
No nicho de joalherias, por exemplo, algumas perguntas específicas podem ser feitas como, por exemplo: “em que ocasião você gosta de comprar/ usar joias?”; “qual tipo de joia você gostaria de ganhar de presente”; “o que significa uma joia para você”
Além disso, há algumas perguntas, mais genéricas, interessantes para qualquer nicho, inclusive para joalherias.
“Por que você me escolheu dentre tantos outros?”
“Há quanto tempo você me conhece”
“Por que você segue comprando de mim?”
“Como meu produto/ serviço melhora a sua vida”
Conhecer seu Cliente Ideal significa compreender suas preferências e hábitos para construir uma comunicação consistente capaz de gerar identificação e conexão emocional.
Quanto mais informações a respeito do seu Cliente Ideal você obtiver, mais eficaz será a comunicação da sua marca, aumentando assim o envolvimento e o engajamento da audiência com a marca.
Isso é ótimo para o marketing da sua joalheria
♦ 02. Marketing para joalherias e os conteúdos de valor
Depois que você traça o perfil do Cliente Ideal da sua joalheria, vem o próximo passo: alimentá-lo com conteúdo.
O conteúdo de valor produzido pela sua marca é uma ótima forma de conquistar engajamento e, consequentemente, uma lista de contatos qualificada, dentro do Instagram da joalheria.
O time de marketing da joalheria deve buscar produzir posts que reflitam o Diferencial de Valor da marca, capazes de encantar seus clientes!
Para que a estratégia de marketing da sua joalheria seja bem sucedida, é essencial que os conteúdos produzidos gerem valor e criem desejo na audiência
Algumas dicas de conteúdos que geram valor e que vão despertar o desejo de quem segue o perfil da sua joalheria no Instagram:
- Como conservar as suas joias e aumentar a durabilidade das peças;
- Espessura ideal para o anel;
- 10 maneiras de combinar brincos com acessórios;
- Qual é o comprimento ideal de um colar;
- O significado de diferentes tipos de pedras;
- Como transformar o look com apenas uma joia;
- Formas elegantes de se usar pedras;
- As melhores joias para usar com cada tipo de penteado;
- Os acessórios ideais para um jantar romântico;
- Qual a diferença entre bijuterias, semijoias e joias?
- Opções de brincos para cada tipo de estilo;
- Como transformar um look para o dia em um look para a noite apenas mudando as joias;
- Joias para usar na praia.
Quando você utiliza uma estratégia de conteúdo para o marketing da sua joalheria, você cria uma conexão por meio do valor gerado nos conteúdos, aumentando assim a taxa de conversão de interessados em clientes.
Ou seja, uma estratégia de marketing para joalherias que produz bons conteúdos tem um ROI (retorno sobre investimentos) superior.
♦ Tipos de posts que funcionam muito bem no perfil de uma joalheria:
- Isso ou aquilo: questione o que a sua audiência prefere. Brincos longos ou curtos? Ouro ou prata? Solitários ou anéis mais ornamentados?
- Ombro de gigantes: posts que usam a autoridade de outra pessoa como referência. Viu uma celebridade usando uma joia com o mesmo estilo que você vende? Que tal falar sobre isso?
- Tutorial: converse com a sua audiência sobre a maneira adequada de fazer a higienização das peças adquiridas e como armazená-las da melhor maneira. Esse tipo de conteúdo é ótimo para ser gravado em vídeo!
- Dedo na ferida: suas joias não se degradam com o tempo da mesma forma que outras? Não fica com aquela cor esquisita e sem brilho conforme o uso? Então fale sobre isso, citando as dores de quem sempre enfrenta esse problema.
- Storytelling: o mundo dos acessórios possui muitas histórias para contar. Desde a sua, como empresário, o da sua marca e, até mesmo, a história por trás do conceito de algumas peças, pedras e estilos. Vende safiras? Que tal falar que essa foi a pedra do anel de noivado da Lady Di?
03. Invista em anúncios
Anúncios patrocinados são o Santo Graal da sua estratégia de marketing para joalherias.
Os clientes da Codirect, participantes do nosso programa de mentoria empresarial Marca de Valor, tem acesso a uma estratégia de anúncios patrocinados desenvolvida para maximizar o ROI de pequenos e médios empresários.
A estratégia é dividida em duas partes: atração e conversão.
A primeira parte da estratégia consiste em causar um Efeito Bola de Neve no perfil da sua joalheria. Ou seja, atrair para o perfil do negócio novos seguidores que tenham o perfil do seu Cliente Ideal.
Essa etapa é fundamental em uma estratégia de marketing para joalherias, afinal, durante esta etapa é feita a distribuição do conteúdo que gera valor, aumentando muito o alcance da marca.
O objetivo é aquecer a audiência, conduzindo-a pelo funil de venda até o momento mais propício para receber a oferta.
A segunda parte da estratégia de anúncios patrocinados é o Mecanismo das Vendas Escondidas, com o objetivo – como o nome supõe – de vender o seu produto, anunciando-o para possíveis interessados.
São considerados potenciais clientes todos aqueles que se envolveram com o seu conteúdo recentemente, curtindo, comentando, compartilhando, salvando ou enviando mensagens no Direct.
Quando explicamos esta estratégia demarketing aos nossos mentorados, gostamos de dizer que, quando acionado, o Efeito Bola de Neve planta a semente para, posteriormente, colher os frutos implementando o Mecanismo das Vendas Escondidas.
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