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Marketing Digital para Negócios Locais

Por meio do marketing digital para negócios locais muitas empresas comuns estão se alcançando resultados realmente extraordinários e se tornando referência em suas regiões. Se você é um empresário local e sonha em driblar sua concorrência para se tornar único na mente do seu cliente, nós vamos te ajudar. 

Se destacar tendo um negócio local – principalmente se ele estiver iniciando – pode ser uma tarefa árdua.

Mas saber usar o marketing para promover o seu negócio pode levar você, empresário, a expandir suas fronteiras e alcançar resultados extraordinários.

Aqui na Codirect trabalhamos há anos auxiliando donos de negócios locais a dominarem o marketing digital e investir com sabedoria em estratégias que trarão resultados reais. 

E se você quer saber um pouco mais sobre isso, continue lendo esse post. 

A primeira coisa que nós costumamos avisar é que nenhum resultado chega da noite para o dia, é preciso esforço, comprometimento e paciência. 

Mais do que isso, também é importante que você demonstre interesse em aprender e domine os detalhes do seu negócio, principalmente as características de comportamento do seu Cliente Ideal

Para facilitar um pouco mais para você e descomplicar esse universo do marketing digital para negócios locais, preparamos esse post com dicas que vão te ajudar a dar os primeiros passos na sua estratégia.

Faça a segmentação 

Pouca gente fala sobre segmentação, mas isso é algo muito importante em uma estratégia de marketing digital para negócios locais

Vamos supor que você tenha uma marca no interior de Belo Horizonte, que venda apenas para clientes que vão até a sua loja física e você não possui um sistema de entrega. 

Considere também que essa loja vende apenas peças para bicicleta e, portanto, é uma loja com uma pegada mais “atletica”. 

Faz sentido que um advogado do Paraná, sem nenhum interesse esportivo, engaje com o seu conteúdo?

Na segmentação da sua marca, você deve levar tudo isso em consideração. 

Porque na hora de criar conteúdo, se comunicar por meio dos stories ou desenvolver campanhas pagas, você saberá como delimitar as pessoas que serão atingidas pelas suas publicações e a melhor maneira de se expressar para que eles se identifiquem. 

Assim, você evita gastos desnecessários:  tempo, esforço ou dinheiro. 

Uma curiosidade bem bacana é que, acessando as configurações da sua conta no instagram – caso você tenha um perfil comercial – a própria ferramenta dá a você informações bem relevantes quanto a segmentação dos seus seguidores. 

segmentação do público alvo

Se diferencie da concorrência

Ainda citando o exemplo da loja de peças para a bicicleta, existem dois cenários de concorrência possível: 

  1. Aquele onde você é apenas mais um em meio a um milhão de lojas para bike.
  2. Aquele onde você inicialmente é um, mas conforme seu negócio cresce, outras lojas como a sua começam a surgir. 

Seja o seu caso a primeira ou a segunda opção você precisará do que chamamos de Diferencial de Valor

Algo que torne você único e especial para o seu Cliente Ideal

E vale lembrar que lembrar que esse diferencial nem sempre se trata de algo tangível ou racional.

Diferente do diferencial competitivo, o Diferencial de Valor é algo que compõe a essência da sua marca. 

Por exemplo, um diferencial bem bacana que uma loja de peças para bicicletas poderia ter, é  a promoção de uma vida mais prática e saudável, ecologicamente sustentável. 

Mas sempre gostamos de lembrar que isso não pode se tratar de algo pregado simplesmente para agradar ao público.

A marca precisa viver e comunicar esse diferencial em todas as suas etapas. 

Os donos e até mesmo os funcionários precisam realmente acreditar e sentir esse valor dentro de si. 

valores

Vender seu produto sem falar sobre ele: a essência do marketing digital para negócios locais

Você sabia que hoje em dia a melhor forma de vender no Instagram, é quando não se está falando diretamente sobre o produto ou serviço oferecido? Isso mesmo!

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O que acontece é que nas estratégias de marketing digital o seu produto deixa de ser o protagonista da sua comunicação e passa a ser um coadjuvante. 

O seu cliente será o ator principal e a experiência dele em torno daquilo que você vende será o foco de toda a sua comunicação.

Confuso?

Te exemplificamos de uma maneira mais clara. 

Lembra da loja de peças para bicicleta, eco-sustentável, que usamos até então? 

Exemplo:

Vamos supor que iremos criar um conteúdo para vender um banco de bicicleta, sem necessariamente falar sobre ele:

O post pode ser voltado a um tema como: “cinco maneiras de deixar a hora de pedalar mais confortável para o ciclista” 

  • Use as roupas adequadas para o esporte;
  • Certifique-se que o seu guidão está na posição adequada para a sua coluna;
  • Vigie a forma como os seus pés se encaixam sob o pedal para não forçar mais uma determinada região da musculatura, do que outra; 
  • Tenha domínio das marchas da sua bike para que ela não fique pesada ou leve demais na hora da pedalada; 
  • Certifique-se de ter um banco confortável. Aqui na Loja XYZ sempre indicamos bancos com molas porque eles amortecem o impacto em determinados percursos e proporcionam ao ciclista uma pedalada mais suave durante todo o trajeto.

Percebeu?

Até citamos o produto que desejamos vender no final da comunicação. 

Mas ele aparece de passagem, sem protagonismo.

Trata-se de oferecer uma experiência mais agradável, de geração de valor, ao seu Cliente Ideal

Isso por si só coloca a semente do desejo na mente daqueles ciclistas que acompanham seu perfil e tem interesse no que você tem a oferecer. 

Um banco de bicicleta? Qualquer um pode vender. 

Mas você está, na verdade, vendendo o conforto para um ciclista. E isso é muito mais do que algo que ele vai achar em outras vitrines. 

Se você quer se destacar da sua concorrência e crescer como empresário local, não deixe de aplicar essas pequenas estratégias.

Elas vão mudarão sua forma de se comunicar e a maneira como seu público enxerga você. 

 

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