Está em busca de estratégias para atrair clientes até sua loja?
Já Imaginou se o perfil do Instagram da sua loja fosse o responsável por atrair a maioria dos clientes para dentro do seu negócio?
Isso não é difícil sabia? Por meio do Instagram você pode aplicar a mais barata e eficaz estratégia de atração de clientes.
Para isso, basta ter uma conta comercial e aplicar as estratégias que vamos revelar nesta postagem.
Fique conosco até o fim e transforme o Instagram da sua loja em um imã de atrair clientes.
♦ Estratégias Para Atrair Clientes Até a Sua Loja
Para você entender o poder do Instagram, na hora de atrair clientes para sua loja, é importante estar atento a dois dados.
- Mais de cem milhões de brasileiros entram no Instagram todos os dias ;
- Esses brasileiros passam em média três horas e trinta e um minutos no Instagram.
Ou seja, o Cliente Ideal do seu negócio passa mais de três horas todos os dias navegando no Instagram.
Centenas, ou milhares, de pessoas que moram perto do raio de atuação da sua loja e precisam imediatamente da solução que você vender só precisam receber de você a oferta certa.
A melhor maneira de fazer isso é usando o Instagram de maneira estratégica.
Hoje nenhum dodo de qualquer loja que seja referência, campeã em vendas, deixa de ter uma estratégia para atração de clientes por meio do Instagram.
O Instagram é muito mais do que uma vitrine para os produtos da sua loja.
O Instagram é uma ferramenta que ajuda sua loja a:
- Atrair pessoas que tenho o mesmo perfil do seu cliente (Cliente Ideal);+
- Gerar valor para os seguidores, ativando assim o poderoso gatilho mental da reciprocidade;
- Fomentar o desejo de compra entre os seguidores do perfil da sua loja, criando demanda;
- Vender para quem ainda sequer conhece a sua loja;
- Vender para quem já segue o perfil da sua loja;
- Vender novamente para quem já é seu cliente.
Por isso, o aplicativo é todo pensado em maximizar as possibilidades de uso para ajudar empresários a atraírem clientes para suas lojas.
O aplicativo conta com diversas ferramentas que auxiliam no desenvolvimento e promoção de marcas, como, por exemplo:
- Métricas de engajamento;
- Conteúdo Patrocinado;
- Anúncios Patrocinados.
As possibilidades e estratégias que o Instagram torna possíveis para atrair clientes para sua loja são inúmeras – o que acaba causando confusão na cabeça de muitos empresários.
Fique tranquilo. Se o seu objetivo é atrair mais clientes para sua loja, preparamos um guia básico para ajudar você nessa missão.
Confira:
♦ Antes de Começar a Atrair Clientes:
Se a sua loja já tem um perfil com uma conta comercial pode pular esse tópico.
Se a sua conta ainda não está configurada como um perfil comercial, saiba que para qualquer empresário esse é o ponto de partida.
O recurso conhecido também como “business account” permite que os empresários façam uma análise de dados bem detalhada a respeito do que está acontecendo no perfil.
Quando você tem uma conta comercial, por exemplo, você pode ver mais que apenas seu número de curtidas.
Você pode conhecer o perfil das pessoas que estão interagindo com o Instagram do seu negócio – saber se são homens e mulheres, saber a idade, o local em que vivem…
Com uma conta comercial você consegue ter mais clareza a respeito de quem é o público que você está atingindo atualmente.
Veja nas imagens abaixo o perfil de seguidores que seguem a Codirect.
Caso as pessoas que estejam atraindo seja muito diferente do perfil do Cliente Ideal do seu negócio, você pode começar a trabalhar melhorias no seu conteúdo e na forma de se comunicar e de atrair novos potenciais clientes.
♦ Conta Comercial – A Estratégia n.º 1
- Acesse o perfil da sua loja pelo celular e clique nos 3 risquinhos no canto direito superior, como mostra a imagem.
- Depois selecione “Configurações”
- Selecione a opção “conta”
- E (lá embaixo) aperte em “mudar para conta profissional”
♦ Atraindo os Primeiros Clientes para Sua Loja
Sabe quando seu cliente vai até sua loja e conversa por alguns minutos com o vendedor antes de fechar a compra?
É o momento em que o vendedor tenta entender melhor o cliente, saber o que atraiu ele até sua loja, compreender qual a melhor maneira de ajudá-lo – antes de finalizar a venda.
Nesse momento se cria um relacionamento, há uma aproximação entre vendedor e cliente – é uma forma de fazer este se sentir mais acolhido, não apenas mais uma vítima de um vendedor que só quer vender, não ajudar.
Isso deve acontecer também no digital.
Toda postagem no perfil do Instagram da sua loja deve ter essa ideia em mente: é uma oportunidade de conversar com o seu cliente e atraí-lo para sua loja.
Muitos empresários acreditam que por se tratar de uma rede virtual, não é necessária essa aproximação.
Esses empresários acabam caindo em uma armadilha e cometendo um dos principais erros de quem tem um perfil comercial no Instagram.
Cometer esse erro acaba dificultando muito a vida de quem tem a intenção de atrair clientes para a loja usando o Instagram.
Esse erro é a Panfletagem Digital.
Instagram é Rede de Relacionamentos
O Instagram é uma rede de relacionamentos. As pessoas entram no aplicativo por apenas 3 motivos:
- Se relacionar com outras pessoas;
- Aprender algo útil;
- Se divertir.
Viu que, em nenhuma das 3 hipóteses fala em comprar produtos?
Isso significa que você deve ter uma relação humanizada com os potenciais clientes da sua loja.
Sempre que alguém conversar com você no Direct, ou comentar em alguma postagem, dê atenção a ele.
Converse, construa relacionamento, procure entender suas necessidades, como é a melhor maneira de ajudá-lo – exatamente como um bom vendedor faria presencialmente.
Por exemplo:
Uma clínica de estética que faz massagens relaxantes recebe uma cliente interessada chamada Sônia.
Dentro do perfil, Sônia se diz professora e mãe de crianças pequenas.
Ela manda um Direct simplesmente perguntando o preço da massagem relaxante e você que já olhou o nome dela e o perfil, pode usar o conhecimento para construir o relacionamento:
Mais ou menos assim:
“Oi, Sônia!
A gente tem três tipos de massagens relaxantes.
Temos a tradicional, a com pedras aquecidas e a com óleo essencial.
Geralmente, as mamães adoram esta última, porque ajuda a aliviar a tensão e reduzir o estresse (falo por mim mesma que sou mãe e sempre faço!).
Qual dessas parece mais interessante para você?”
Dessa maneira, o cliente sente que você está realmente interessado nele, na conversa e em atendê-lo.
Não importa qual seja seu nicho, um cliente bem tratado no digital tem muito mais chances de ser atraído até a sua loja.
♦ Atraia o Cliente Certo
Como dissemos há pouco, existem diversas maneiras de atrair clientes até sua loja usando o Instagram.
Mas, o primeiro passo, é que você tenha os seguidores corretos.
Além de terem o perfil do seu Cliente Ideal, é necessário que eles estejam geograficamente próximos da sua loja – afinal, o seu objetivo é atraí-los para o seu estabelecimento, não é mesmo?
Por exemplo, de nada adianta você estabelecer um relacionamento com pessoas de Brasília se a sua loja está em São Paulo.
Então, você precisa atrair para o seu perfil o cliente certo, o Cliente Ideal.
O link abaixo mostra o caminho para você.
♦ Não tenha vergonha de usar os stories
É incrível, mas ainda há empresários que questionam a eficácia dessa ferramenta na hora de implementar uma estratégia para atrair clientes para dentro da loja.
Mas para criar uma relação com sua audiência e atraí-la para a sua loja física o uso estratégico dos stories é fundamental.
Ele é a única ferramenta capaz de fazer o seu cliente se sentir dentro da sua empresa, antes de sequer sair de casa.
Voltando ao assunto do relacionamento com o Cliente Ideal, quando você mostra o dia a dia da sua loja e os bastidores da rotina, você faz com que sua audiência também se familiariza com a sua loja, aumentando as chances de que ele faça uma visita.
Em muitos casos, empresários que trouxeram o carisma dos seus funcionários para dentro dos stories, fizeram seus seguidores se apaixonarem pelo seu atendimento antes mesmo de ter passado por um.
É o nosso caso, da CODIRECT.
Sabia que temos relatos de clientes nossos que nos acompanharam por mais de dois anos, sem nunca falar com a gente, mas na primeira oportunidade que tiveram, contrataram nossos serviços sem hesitar.
Isso acontece porque, como eles nos seguiam, e nos acompanhavam nos stories, eles já confiavam na nossa equipe.
Os stories são uma ferramenta que possibilita que os empresários se comuniquem, se conectem e encantem seus seguidores, fazendo-os se sentirem cada vez mais instigados a visitar a loja física.
Portanto, não esqueça: reserve um espaço na sua agenda para fazer stories todos os dias.
Caso seja introvertido, e não queira aparecer, delegue a função para alguém carismático e extrovertido da sua loja.
♦ Uma Estratégia Completa para levar clientes para dentro da sua loja utilizando o Instagram
A Codirect existe desde 2015 e, desde o início, tivemos como objetivo democratizar o marketing – levando o que há de mais moderno para os pequenos empresários, que tocam suas lojas e querem investir em marketing efetivo, que traga retorno sobre o capital investido.
Nesses últimos anos, nós desenvolvemos e aprimoramos aquela que é hoje uma das mais eficientes metodologias de marketing digital para negócios locais de todo o país: o Método Codirect.
Nosso método considera todas as particularidades que um empresário, dono de uma loja, enfrenta. Por isso é um método extremamente simples, de fácil implementação.
Quer conhecer a estratégia completa para atrair clientes para sua loja?
É simples!
Basta assistir à Masterclass 100% gratuita, onde o co-fundador da Codirect, Evandro Mazuco, mostra quais são os 5 passos que você pode dar para construir uma Marca de Valor e atrair uma fila de clientes para sua loja por meio do digital.
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