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Como Vender Mais na Black Friday

Como vender mais na Black Friday é a pergunta que mais ouvida quando a data se aproxima.  O que poucos empresários sabem é que a data pode ser usada estrategicamente para vender mais não apenas durante o período, mas durante o ano todo.

Preparamos um passo a passo completo para mostrar a você como elaborar estratégias que perpetuem os efeitos positivos da Black Friday por muito mais que apenas um dia.

Vende mais na Black Friday quem vende o ano todo. É isso que mostraremos a você.

como vender mais na black friday

♦ Preparativos para vender mais na Black Friday

Estamos na reta final para a Black Friday e muitos empresários estão ajustando os últimos preparativos para a tão esperada sexta-feira. 

Muitos empresários, oportunamente, trabalham com promoções específicas durante todo o mês de novembro – talvez você seja um deles.

Então, chegou a hora de fechar com chave de ouro, vendendo muito mais na Black Friday.

Você sabe qual é a melhor maneira de fazer isso?

Variadas estratégias surgem durante a data, e aqui vai o nosso primeiro alerta: não caia na tentação de realizar uma black fraude na tentativa de vender mais.

É comum que muitos empresários aumentem artificialmente os preços antes da data para fazer as abomináveis promoções tudo pela metade do dobro.

Nesse post mostraremos tudo o que você precisa saber para vender mais na Black Friday, atingir novos clientes e fortalecer a sua marca.

Preparado? Então vamos lá.

vendendo muito na black friday

♦ O que você precisa saber sobre vender mais na Black Friday 

Primeiro, o mais importante: alguns empresários tratam a Black Friday como uma tarefa quase religiosa. 

Acreditam que não podem deixar de participar do evento de jeito nenhum.

Na prática, não é bem assim.

É preciso entender a ORIGEM da Black Friday:

A data começou lá nos Estados Unidos, comemorada na última sexta-feira do mês de novembro, um dia após o feriado de Ação de Graças.

Na troca de estações, do outono para o inverno, os americanos PRECISAM eliminar de uma vez por todas o estoque de verão ou vão acabar tendo prejuízos com peças que perderão valor e estarão fora das tendências no ano seguinte.

Além disso, a Black Friday antecede o natal servindo para as lojas se livrarem dos estoques, abrindo espaço para os lançamentos natalinos.

Ou seja, a Black Friday não foi criada para aumentar o faturamento dos negócios – embora o efeito secundário da data seja o aumento de faturamento. Ter isso em mente é fundamental.

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black friday - vendendo o ano todo

♦ Objetivo da Black Friday

Talvez agora, após ler o texto anterior, você esteja se perguntando: 

“Se o objetivo da Black Friday não é vender, qual seria?”

A seguir explicaremos os principais objetivos estratégicos da Black Friday para o  seu negócio.

Assim, além de vender mais na Black Friday, você evitará entrar em qualquer furada.

♦ Queima de Estoque 

Principalmente para quem trabalha no varejo ligado à moda. 

Nos Estados Unidos, o mês de novembro marca a reta final do outono e início do inverno; já no Brasil é o oposto. 

Estamos nos despedindo da primavera para entrar de vez no verão. 

O que fazer com todas aquelas peças quentes que ficaram paradas no estoque? 

Promoção! 

Além das peças de inverno, as peças de verão do ano anterior também podem entrar na promoção, assim, além de vender mais na Black Friday, você também estará abrindo espaço no seu estoque para as novas peças do verão que se aproxima.

O objetivo principal, além do espaço, é evitar prejuízo com peças que não tiveram saída nas estações anteriores – as peças mais difíceis de vender.

♦ Novos clientes e fixação de marca

Se você não tem muito o que “eliminar” no seu estoque, tudo bem! 

Outra alternativa estratégica importante para a Black Friday é a atração de novos clientes e a fixação da sua marca na mente de quem já compra de você.

Criando promoções atraentes, você terá mais pessoas circulando no seu espaço físico – e isso é ótimo.

Além de atrair novos clientes, que nunca compraram de você, há estímulos para que antigos compradores voltem a gastar com você.

Além de vender mais na Black Friday, essa estratégia é importante para ampliar sua base de clientes, ajudando você na conquista da sua Marca de Valor.

♦ Chamar atenção para um produto secundário 

Pense no produto ou serviço da sua empresa que mais dá lucros para você. A sua vaca leiteira – o produto que mais vende, que vende todos os dias… 

Agora pense no seu produto ou serviço paralelo a esse, que tem muito potencial, mas acaba passando não vendendo tanto quanto poderia.

O primeiro produto ou serviço, que vende muito, não deve entrar em promoção durante a Black Friday.

Escolha o produto ou serviço secundário, que não vende tão bem, para colocar em promoção na Black Friday.

Assim, você dá a oportunidade para que quem já compra de você conheça um pouco mais do que você oferece. 

Isso gera um interesse no produto que era anteriormente ignorado, ajudando o seu negócio a vender mais na Black Friday. 

black friday

♦ Como ter impacto o ano todo, após vender mais na Black Friday

A Black Friday é uma data passageira, mas é possível fazer com que a data tenha impacto positivo para o seu negócio pelo ano todo.

Muitos empresários, quando pensam em Black Friday, pensam apenas em “vender mais”.

Ao pensar de maneira mais estratégica, além do “vender mais na Black Friday”, é possível vender mais o ano todo.

Existem diversas maneiras de fazer isso, mas, antes de tudo, é importante que suas promoções na Black Friday atenda a um dos objetivos listados anteriormente:

  •  Queima de estoque
  • Atração de novos clientes e fixação de marca 
  • Atenção para um novo produto 

Se a sua empresa não está em um momento adequado para qualquer um desses três, então está tudo bem simplesmente não participar do movimento comercial.

Nenhum empresário deve se sentir forçado a participar da Black Friday apenas porque “estão todos participando”.

A decisão de participar da data deve ser estratégica.

Fazendo isso, você garante que os efeitos da Black Friday sejam duradouros e benéficos para o seu negócio.

O que a Codirect quer é que você venda mais durante o ano todo e não apenas na última sexta-feira do mês.

Aqui vão algumas sugestões que vão ajudar você nessa missão.

♦ Cartão Fidelidade 

Quando uma pessoa compra com você durante a Black Friday, você pode oferecer a ela um cartão fidelidade.

O objetivo é incentivá-la a voltar a comprar mais vezes com você.

No cartão fidelidade você pode oferecer algum benefício após um determinado número de compras.

Por exemplo, após 3 compras, ou após R$ 1.000,00 em compras, o cliente ganha um brinde relevante, como um “kit de verão”, “uma limpeza de pele”, ou qualquer outro tipo de vantagem.

♦ Cupom de Desconto para a Próxima Compra 

A Black Friday ocorre muito próxima do natal, a melhor data para vendas.

Então, o maior fluxo de clientes na data deve ser aproveitado para levar o cliente a voltar à loja.

Você pode oferecer um cupom de desconto para ser utilizado no mês de dezembro.

Vários clientes da Codirect, que participam do programa de mentoria Marca de Valor, conseguem ter altas taxas de retorno após a Black Friday utilizando a estratégia do desconto para a próxima compra.

Você pode até direcionar o desconto para produtos ou serviços que deseja eliminar do estoque, oferecendo o desconto apenas nos produtos e serviços com, por exemplo, a “etiqueta laranja”.

Além disso, é importante delimitar o tempo para usar o desconto, criando assim um senso de urgência, aumentando a conversão do cupom.

♦ Crie um cadastro do Cliente 

Essa estratégia é extremamente importante, não apenas após vender mais na Black Friday, mas durante todo ano. 

Apesar disso, são poucos os empresários que colocam essa ação em prática.

Faça um cadastro de clientes, com todos os dados relevantes para o seu negócio.

Nome, telefone, e-mail, endereço, data de aniversário, histórico de compras…

Tenha um calendário de mensagens que possa ser utilizado. 

Mensagens de aniversário, mensagens de dia das mães, dia dos pais, natal, ano novo.

 A maioria dos empresários trata o cadastro de clientes com negligência, deixando de faturar muito por isso.

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