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Biografia Para Instagram de Loja de Roupa

Por 16 de outubro de 2021outubro 31st, 2021Sem comentários

A biografia para o Instagram da sua loja de roupa é a vitrine do negócio para o mundo digital; a porta de entrada para que desconhecidos conheçam as roupas que você vende.

Se você tem a intenção de usar o Instagram como ferramenta para atrair clientes até a sua loja, é fundamental que você pense na biografia para Instagram de maneira estratégica. 

Nesse post, mostraremos a você um guia completo para fazer a biografia da sua loja atrair os seguidores corretos, com potencial para logo se transformarem em clientes.

bio para loja no instagram

♦ Biografia Para Instagram de Loja de Roupa

Muitas vezes menosprezada, a biografia é uma parte muito importante dentro de qualquer estratégia de marketing no Instagram – especialmente quando falamos em uma loja de roupas.

Você deve pensar nela de maneira estratégica, para atrair o tipo certo de seguidor, que tenha o perfil do seu Cliente Ideal.

>>Atraia o tipo certo de seguidor para o perfil da sua loja de roupa. Saiba tudo sobre o perfil do Cliente Ideal<<

Muitos empresários, donos de loja de roupa, negligenciam a biografia para o Instagram da marca.

Para resumir, de maneira curta e grossa: negligenciar a biografia da sua loja de roupa significa perder dinheiro, simples assim.

O que acontece é que o Instagram não aceita muitos caracteres no espaço reservado à biografia – o que aumenta o desafio -, mas fique tranquilo.

Nós da Codirect já ajudamos milhares de empresários a construírem suas biografias para Instagram, muitos deles eram proprietários de lojas de roupas.

♦ As vantagens de se pensar estrategicamente a biografia para sua loja de roupa

Apesar de ser encarada apenas um detalhe no perfil de tantas lojas de roupa, a biografia do Instagram possui funções extremamente importantes – o que vai muito além da aparência.

Na verdade, ela é responsável por dar a audiência uma das primeiras impressões quanto do que se trata aquele perfil.

Por isso, é muito importante que você leve alguns critérios em consideração na hora de construir a biografia da sua loja de roupa e a torne o mais clara possível

Coloque-se no lugar do seu potencial cliente (é fundamental que você tenha já traçado o perfil do seu Cliente Ideal):

Imagine que a pessoa está navegando no Instagram e, por acaso, se depara com o perfil da sua loja de roupa.

A postagem chamou a atenção dela, que resolve acessar o seu perfil. A biografia será o primeiro contato mais profundo com a sua loja de roupa, podendo ser decisiva para a pessoa decidir se vai virar seguidor ou não.

Uma biografia eficaz ajudará sua loja a:

  • Atrair os seguidores certos (com potencial de virar clientes);
  • Afastará curiosos, que jamais comprariam na sua loja (por não terem o perfil do Cliente Ideal);
  • Aumentará o retorno sobre os investimentos em marketing – tempo, dinheiro e energia;
  • Aumentará a conversão de seguidores em clientes.

A seguir você terá acesso à metodologia desenvolvida pela Codirect para construir uma biografia de alta conversão para a sua loja de roupa.

♦ Primeiro passo para a biografia da sua loja de roupa: o nome e o “@”

O Instagram permite que você tenha “dois nomes”. Usando-os de maneira estratégica, sua a biografia da sua loja estará à frente de pelo menos 90% da concorrência.

Poucas pessoas se dão conta disso, mas o Instagram permite que você utilize um nome de usuário (@nomedasualoja) e um nome próprio.

biografia para instagram da codirect

Veja no nosso caso, da Codirect. 👆👆👆

No retângulo vermelho, está o nome de usuário (@codirectbr); no retângulo verde, no espaço reservado ao nome, ao invés de repetir o Codirect, utilizamos o espaço para inserir uma informação estratégica.

Somos um núcleo de capacitação digital.

Para alterar essas informações na biografia da sua loja de roupas, é simples.

Basta clicar em editar perfil.

Editar o Perfil da biografia para Instagram

Você encontrará algo assim:

Alterar nome da biografia para instagram

Uma dica que damos, é usar o espaço para colocar o nicho que a sua loja de roupa atende.

Por exemplo:

  • Loja de roupas infantis;
  • Loja de roupas femininas para festas;
  • Loja de roupas masculimas;
  • Multimarcas unissex;
  • Loja de roupas plus size para mulheres;
  • […]

Veja como estes clientes da Codirect, a loja Tudonas, utilizaram os espaços reservados ao nome do usuário e ao nome próprio de maneira bastante estratégica.

Nome de usuário na biografia para loja de roupa

No nome do usuário, em vermelho, eles colocaram o nome da loja (@tudonaswear).

No espaço reservado ao nome próprio, eles disseram que são uma loja de Moda Feminina em Tecido Plano.

Percebe o poder da comunicação? 

Em apenas uma linha da biografia eles disseram que vendem roupas para mulheres e que sua especialidade são as roupas em tecido plano.

Outra vantagem dessa estratégia, de utilizar os nomes de maneira estratégica na biografia para Instagram, diz respeito ao comportamento do usuário.

Pessoas que já conhecem a sua loja de roupas, podem decidir procura-la pelo nome da loja.

Pesquisar loja de roupa no instagram

Você não quer ser encontrado apenas por quem já te conhece, certo?

Então é interessante que a sua loja de roupa seja encontrada por pessoas que estão procurando pelas soluções que você oferece.

Veja o que acontece quando alguém pesquisa por “Moda Feminina” na pesquisa do Instagram:

Pesquisando loja de roupa no instagram

Além disso, distribuir essas informações nesses dois campos, preserva caracteres na biografia da sua loja, possibilitando que você os utilize para outras informações estratégicas.

♦ Segundo passo para a biografia da sua loja de roupa: fale sobre transformação e Diferencial de Valor

>>Clique aqui e descubra por que os clientes do Starbucks pagar R$ 18,50 por um café e saem felizes da loja<<

É nessa hora que 99% dos empresários pecam ao fazer a biografia da sua loja de roupas.

Acertar nesse passo deixará a sua loja em evidente vantagem.

À primeira vista, pensar em uma transformação proporcionada pela sua loja de roupas pode parecer algo filosófico demais.

Engano seu.

As pessoas não compram roupas por mera necessidade.

As pessoas compram roupas porque querem elevar a autoestima, se sentirem bonitas e elegantes, desejadas…

Por menos que seja, sempre há uma expectativa de transformação – por menor que seja – quando alguém compra uma roupa.

A transformação que a sua loja oferece pode diferenciá-la da concorrência.

Veja no caso da Tudonas:

Diferencial de valor da loja tudonas em biografia do instagram

Estar acima do peso não é DESCULPA para se vestir mal”

Essa primeira frase é bastante impactante, e mostra que a loja conhece muito bem seu Cliente Ideal.

Eles sabem que muitas mulheres que estão um pouco acima do peso sofre com a dificuldade em achar roupas bonitas, elegantes e confortáveis para sua modelagem.

De maneira bastante hábil, a biografia da loja cutuca essa dor do Cliente Ideal ao mesmo tempo em que se coloca como a solução para o problema.

Como nos últimos anos a Codirect ofereceu mentoria para diversos empresários proprietários de lojas de roupas, ajudamos eles a construírem as transformações que ofereciam em suas biografias.

Veja o caso da loja Maria Charlotte Acessórios. 

Diferencial de valor na Biografia para Instagram da loja de roupas Strass Maria Charlote (01)

“Acreditamos que os acessórios são o acabamento final para você alcançar a imagem que deseja. Venha se sentir Exclusiva e Autêntica”

Veja o caso da Michele Store.

Diferencial de valor na Biografia para Instagram da loja de roupas Michele Store

“Selecionamos cada peça exclusivamente com muito carinho, para você se amar ainda mais”

Agora o caso da Palm Boutique.

biografia para o instagram da loja de roupa palm

“Ajudamos você a dizer ao mundo quem você é, sem falar uma única palavra.”

Profundo, não?

Essa, da Loja Strass também está muito bacana – e também profunda.

Diferencial de valor na Biografia para Instagram da loja de roupas Strass

“Ajudamos você a revelar sua Singularidade, Elegância e Amor Próprio na melhor idade.”

O exemplo da Uailand também é muito legal, pois é bastante específico e conecta muito bem o Cliente Ideal da marca.

diferencial de valor da loja de roupa uailand

“Roupas que traduzem nosso orgulho de ser mineiro!”

Outras ideias que já foram utilizadas pelos nossos clientes:

  • Ajudamos mulheres a mostrar a sua melhor versão;
  • Fazemos do espelho o seu melhor amigo;
  • Acreditamos que conforto e elegância andam lado a lado;
  • Entregamos um visual masculino – sem perder a elegância.

É importante que esse segundo passo da biografia da sua loja de roupa esteja realmente alinhada com aquilo que você entrega.

Todo o conteúdo que você produzir deve estar alinhado a esta sua promessa.

Pense nela como a bússola que guiará todos os esforços da sua marca.

>>Para saber como definir o Diferencial de Valor da sua loja de roupas é só clicar no link >> Diferencial de Valor

♦ Terceiro passo para a biografia da sua loja de roupa: elementos de autoridade

Podemos dizer que uma combinação “de ouro” para uma biografia para Instagram de loja de roupa, capaz de transformar seguidores em clientes, é unir transformação e Diferencial de Valor com autoridade. 

Isso porque com esses dois artifícios, você entrega para a sua audiência não apenas uma sensação de desejo de compra, mas de segurança, também!

É muito mais fácil vender para alguém que confia na sua loja, que a reconhece como uma loja de roupa que vende produtos de qualidade, do que vender para alguém que ainda está “com o pé atrás”.

Por isso, alguns empresários optam por falar dos anos de experiência da marca, outros gostam de falar da procedência das roupas que vende ou qualquer outro elemento de autoridade.

Tudonas loja de roupa feminina: elemento de autoriade

Veja o que o pessoal da Tudonas colocou como elemento de autoridade:

“Fabricação própria

Tamanhos 42 ao 52”

Ou seja, logo na biografia o potencial cliente já sabe que a loja é especialista em  moda Plus Size, com tamanhos do 42 ao 52 e, além disso, são eles mesmo quem fabricam as roupas.

Veja agora o caso da Loja Strass:

Diferencial de valor na Biografia para Instagram da loja de roupas Strass (1)

“Especialista, há 21 anos, moda para mulheres 40+”

Ninguém que não tenha qualidade fica por 21 anos no mercado. Então, este elemento de autoridade foi muito bem explorado.

E não são apenas 21 anos no mercado. São 21 anos vendendo roupas para mulheres com mais de 40.

Com certeza, mulheres com mais de 40 que visitarem esse perfil ficarão tentadas a segui-lo e a conhecer mais o que a loja oferece.

Veja outros exemplos de elementos de autoridades que figuraram na biografia das lojas de roupas de alguns clientes.

  • Há 10 anos promovendo o estilo feminino no mercado;
  • Roupas importadas com garantia de autenticidade;
  • Fuja do fast-fashion, compre peças exclusivas;
  • Vendemos apenas roupas cruelty-free.

Essas são maneiras algumas indiretas de demonstrar autoridade para o seu negócio. 

Quando for montar a biografia para o Instagram da sua loja de roupa pesquise o máximo de perfis de lojas de roupa que puder.

Analisar a concorrência trará muitos insights a você.

♦ Quarto passo para a biografia da sua loja de roupa: chamada para a ação (CTA)

Essa é, talvez, a parte mais estratégica da biografia para o Instagram da sua loja.

A CTA (do inglês call to action) é a chamada para a ação.

Ou seja, é quando você convida a sua audiência para que realizem uma ação desejada.

Veja o caso da famosa marca de roupas, a Reserva:

chamada para ação da biografia da loja reserva

A marca usa sua biografia para fazer um claro chamado para ação:

“Fale com os nossos vendedores pelo WhatsApp”

Ou seja, interessados que queira comprar algum produto tem uma direção clara do que fazer: clicar no link.

Já no caso da Tudonas, eles chamam para o WhatsApp e avisam que os interessados podem encontrar a loja online no link.

CTA biografia para loja de roupas no Instagram da tudonas

Não sei se você percebeu, mas tanto a Tudonas quanto a reserva, colocaram na biografia para Instagram um link que começa igual: linktr.ee/

Este é um importante recurso que se chama agregador de links.

Como o Instagram permite apenas um link na biografia, algumas marcas preferem usar o link que direciona para uma outra página, com mais links.

Veja no caso da Tudonas:

Linktr.ee da loja de roupa Tudonas

Como um link seria pouco, o agregador de links permite que você dê outras direções aos potenciais clientes.

Clicando no agregador de links da biografia, o usuário deixa o Instagram é é apresentado a outras opções.

Nesse caso, o seguidor pode acessar a loja virtual, o catálogo virtual, o WhatsApp e ainda há dois elementos de autoridade: reportagens que a loja emplacou na mídia.

Veja outras CTA’s que já colocamos em biografias de alguns mentorados.

  • Clique e conheça nosso site 
  • Conheça nosso catálogo 
  • Entre em contato por WhatsApp
  • Confira o nosso blog 

Caso você queira utilizar um agregador de links, os mais utilizados são:

Linktree: https://linktr.ee/

Conecta Bio: https://conecta.bio/

Outra opção interessante é enviar os seguidores diretamente para o WhatsApp da sua loja de roupa.

Para transformar o número do WhatsApp comercial da sua loja em um link clicável, você pode usar sites como o Convertte.

Gerar link whatsapp para biografia do Instagram

ATENÇÂO: Ao utilizar o site acima, o link ficará com uma aparência estranha, mais ou menos assim:

https://api.whatsapp.com/send?phone=5548991103410&text=Ola!%20Eu%20gostaria%20de%20receber%20o%20cat%C3%A1logo%20virtual%20da%20loja.

Muito pouco atrativo um link assim, não é?

Dificilmente alguém iria clicar, mas não se preocupe. É possível “limpar” esse link para não deixar a biografia da sua loja de roupas poluída.

É só usar um encurtador de links.

O mais famoso é o Bit.ly

Lá você poderá transformar aquele link gigantesco em algo assim:

bit.ly/NomeDaSuaLoja

A biografia da sua loja ficará muito melhor assim.

>>A sua Loja faz vendas pelo WhatsApp? Então clique aqui e descubra como treinar sua equipe para treinar o WhatsApp comercial e triplicar a taxa de conversão<<

♦ Quinto passo para a biografia da sua loja de roupa: evite esses erros comuns

Não existe certo ou errado na hora de formular a biografia para Instagram da sua loja de roupas.

Tudo é uma questão usar o espaço de maneira estratégica – sem nunca negligenciar a importância da biografia.

Tenha em mente que se a sua loja de roupas tiver uma boa biografia, você tem meio caminho andado para transformar o Instagram em uma poderosa ferramenta de atração de novos clientes.

Todavia existem erros que você deve evitar.

Listamos aqui os erros mais comuns que empresários, proprietários de lojas de roupas, cometem ao fazer suas biografias no Instagram.

♦ Não escreva nenhum link diretamente na área da biografia 

O Instagram destina um campo especial para você colocar o seu link.

Só assim eles serão clicáveis.

Em qualquer outro espaço que você colocar qualquer link, ele não será clicável.

Mesmo nas postagens, quando você quiser levar o seguidor para outro site, você deve fazer a CTA mandando-o até a bio da loja.

Por exemplo, você pode terminar uma postagem com a seguinte CTA:

“Gostou das peças? Quer aproveitar a promoção? É só clicar no link da BIO e conferir.”

 

♦ Quando usar um agregador de links na biografia da sua loja, limite a quantidade de links

Você sabe que o Instagram permite que você coloque apenas um link na biografia da sua loja certo?

Sabe também que pode usar um agregador de links e juntar vários em um só, não é mesmo?

Tenha em mente que quanto menor for o número de links, maiores são as chances que alguém clique neles.

Muitos empresários caem na tentação de encher o agregador de links com muitas opções – isso causa confusão na mente do seu seguidor de maneira que você não conseguirá assertividade na sua CTA.

Veja o exemplo da Reserva. Mesmo marcas consolidadas como ela acabam cometendo esse erro.

agregador de links na bio do instagram da loja reserva

Quando o assunto for links para colocar na biografia da sua loja no Instagram, tenha em mente que menos é mais.

Quanto menores as opções, maiores serão a quantidade de cliques.

 

Transforme desconhecidos em clientes com a biografia para Instagram da sua loja de roupa

Com tudo o que você viu até aqui, temos certeza que você tem tudo o que precisa para fazer uma biografia capaz de atrair para o Instagram da sua loja seguidores com o perfil do seu Cliente Ideal.

Com a sua nova BIO você tem agora segurança para investir em anúncios patrocinados com o objetivo de atrair novos seguidores.

Uma biografia desajustada, sem clareza, sem os elementos mostrados nesse post, dificilmente consegue atrair seguidores – e, quando atrai, dificilmente são os seguidores corretos.

Assim, qualquer investimento em anúncios patrocinados para crescer a base de seguidores da sua loja de roupa será dinheiro jogado fora.

Se você quiser conhecer o método mais eficaz para fazer anúncios e atrair milhares de novos seguidores com potencial para se tornarem clientes da sua loja de roupa, basta clicar no link abaixo para conhecer o Efeito Bola de Neve.

>>Quero conhecer o método mais eficaz para atrair novos seguidores para o perfil do Instagram da minha loja de roupas<<


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