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Marketing: jogo de longo prazo

Entender que marketing é um jogo de longo prazo fará com que você pare de desperdiçar tempo e dinheiro em ações isoladas que só servem para frustrar você. Fique conosco até o final e descubra o que você precisa fazer para ter resultados extraordinários em suas ações de marketing.

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Marketing: jogo de longo prazo

Vamos começar pelo começo: uma ação de marketing é tudo aquilo que é feito visando um resultado específico para a empresa

No mundo do marketing, o que dita o sucesso ou fracasso de uma ação, é a estratégia que existe por trás dela. 

No CODICAST #105 Evandro Mazuco e Luiz Gustavo vão ajudar você a não cometer o erro mais comum que empresários e donos de negócios locais cometem ao promoverem suas ações: Eles olham para elas de modo isolado, sem pensar a longo prazo

CODICAST #105 – Por que Estratégias Isoladas de Marketing não Funcionam

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Mas o que é uma ação de marketing “isolada”

Já explicamos o que é uma ação de marketing, no contexto geral. 

Mas você sabe o que queremos dizer quando nos referimos a uma ação de marketing isolada? 

A ação de marketing isolada é uma ação que se desprende da estratégia geral. Algo momentâneo, onde se buscam resultados rápidos e não duradouro. 

Um bom exemplo de ações isoladas de marketing digital que está em alta no Instagram atualmente são as promoções de lojas através de lives, que anunciam produtos com bons descontos. 

Essa ação tende a alavancar o número de vendas naquele momento em que a ação está acontecendo.

Mas isso não quer dizer que, após o encerramento da transmissão, esse pico de vendas se manterá. 

Muitas pessoas acabam baseando toda a sua estratégia de marketing em ações isoladas, geralmente influenciadas por alguns dos milhares de “gurus de marketing” que habitam o Instagram.

ATENÇÃO: Quando você segue muitos desses gurus e começa a aplicar suas estratégias e dicas de maneira isolada, a chance de perder tempo, dinheiro e energia é grande.

Na maioria das vezes as estratégias não conversam entre si e, apesar de funcionarem bem isoladamente, não favorecem a sua marca e não se sustentam no longo prazo.

Qual o problema em ter várias ações isoladas ao mesmo tempo? 

Muita gente pode não enxergar o problema. Afinal, se isoladamente as estratégias funcionam, qual seria o problema de manter várias dentro do perfil da empresa?

Essa pergunta o Luiz Gustavo responde para a gente:

“Quando elaboramos várias ações isoladas ao mesmo tempo, de estratégias de marketing diferentes, acabamos criando um FRANKENSTEIN.”

“Você começa a encarar sua estratégia de marketing como sendo somente essas ações isoladas e o seu cliente também começa a ficar confuso.”

“Você precisa ter uma estratégia que tenha congruência do início ao fim e as suas ações de marketing precisam conversar com essa estratégia.” 

Ou seja, quando você tenta aplicar muitas coisas ao mesmo tempo dentro da sua estratégia, você acaba não colocando 100% da sua energia em nenhuma e isso prejudica seu resultado. 

Mas como saber quais estratégias e ações são as certas?

Primeiramente, precisamos deixar claro que não existe uma fórmula certa para todos os negócios do mundo.

Se fosse assim, agências de estratégias não precisarim existir. 

Para descobrir quais estratégias funcionam e quais não, são necessários testes e até mesmo adaptações. 

Mesmo o melhor dos métodos, como o Método Marca de Valor, precisa ser adaptado de acordo com as necessidades de cada negócio e exigências de cada público, sabia?

Mas se você não sabe em qual “guru do marketing” você deseja apostar suas fichas inicialmente, o Evandro traz uma dica muito valiosa:

“Temos um podcast que fala sobre isso. Um episódio inteiro. Mas dando um spoiler aqui, você deve apostar naquele que tenha um método com congruência do início ao fim. Que todas as ações que ele te recomendar sejam visando um objetivo maior, dentro de uma estratégia maior.” 

Siga aquele guru que não tem como objetivo só fazer sua marca vender mais, momentaneamente. 

Mas sim aquele que quer criar para o seu negócio uma horda de seguidores apaixonados. Que não estejam atrás de você apenas pelo seu produto, mas porque se identificaram com o posicionamento da sua marca. Que criaram um relacionamento com ela. 

O Luiz Gustavo dá o recado, falando sobre o que uma estratégia de marketing precisa ter para ser eficaz:

“Hoje as ações isoladas são muito sobre divulgação de produtos. Uma venda direta. E isso é coisa do marketing antigo. Marketing lá do dos anos 90. O marketing atual é sobre ter um relacionamento com o seu Cliente Ideal. Ser praticamente um amigo dele.”

 

Mas então, ações isoladas funcionam ou não?

É importante que não haja confusão. 

Ações isoladas não funcionam a longo prazo. Mas a curto prazo são eficazes. 

Lá no início do texto, falamos sobre as lives que estão bombando desde o início da pandemia. 

Essas lives geram um pico de vendas para as lojas e até um número consideravelmente bom de novos seguidores. 

Se o seu objetivo é queimar o estoque de um produto específico e quer que isso aconteça rápido, essa pode ser uma estratégia muito boa. 

Mas pensando a respeito dos seguidores, se você fez a live apenas uma vez com o intuito de ter mais seguidores e não teve nenhuma outra estratégia dentro do perfil, para manter os seus seguidores engajados com você, como você pretende evitar que eles deixem de te seguir ou espera que novos seguidores continuem surgindo? 

É importante medir o momento ideal para que uma ação isolada valha a pena para você e sua marca, evitando assim perda de resucros escassos – tempo e dinheiro.

O Luiz ilustra de maneira muito clara, como é que você deve encarar esse tipo de ação: 

“Pense na sua conta no banco. Você precisa gerar dinheiro para a sua conta e só depois sacá-lo, certo? E, geralmente, não sacamos tudo, deixamos sempre uma reserva lá.”

“Dessa maneira funciona o perfil da sua empresa. As estratégias são garantias de que você vai continuar tendo “saldo na conta” com o seu seguidor. Você precisa fazer ações constantes que gerem valor para quem acompanha você.”

“E aí, só quando você tem certeza que você já gerou valor o suficiente no seu público, você “saca” uma parte dessas conquistas.”

“Ou seja, você faz uma ação isolada, quando já realizou um bom número de ações conjuntas que aumentam o valor da sua marca para o seu cliente.”

Para concluir, anote essa dica:

Não há mal de usar ações isoladas. Se for feito conscientemente e em congruência com a sua estratégia geral.

Assim como o sucesso da sua empresa jamais deve depender única e exclusivamente dessas estratégias isoladas.

Quer saber ainda mais sobre o assunto, ver de que forma ações isoladas sem estratégias atrapalharam a agenda de nossos clientes, antes de trabalharem conosco e entender o “vício por trás das ações de curto prazo”? 

👉 Ouvir CODICAST #105 no Spotify

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