Descubra no episódio #106 do CODICAST o erro mais comum que empresários locais cometem ao contratar uma agência e saiba como nunca mais perder dinheiro – e tempo – investido em estratégias que fracassam por esse erro.
O erro comum ao contratar uma agência de marketing
Segundo o livro “O mito do empreendedor”, o que leva um dono de negócio local a iniciar a sua empresa, geralmente, é o amor pelo que faz.
Pessoas que gostam de cozinhar inauguram um restaurante; pessoas que gostam de moda abrem a própria loja de roupas; pessoas que gostam de cuidar de crianças abresu suas creches…
O Cliente Ideal da CODIRECT, inclusive, são empresários locais com amor pelo seu negócio.
Que os olhos brilham quando falam sobre suas operações. Que o tom de voz aumenta em uma conversa sobre o assunto.
Mas todo esse amor, no longo prazo, pode ser também um obstáculo.
Um negócio não consegue se sustentar apenas baseado na paixão do seu fundador e isso faz com que muitos empreendedores busquem em outros especialistas a capacidade de realizar funções que ele próprio não sabe executar.
Inclusive, quando se trata do marketing da empresa.
E é a respeito disso que Luiz Gustavo e Evandro conversam no episódio #106 do CODICAST.
É errado contratar uma agência?
De maneira alguma.
Na verdade, saber delegar tarefas é algo a se admirar já que, segundo Luiz Gustavo, muitos empresários locais possuem o desejo de fazer tudo dentro de uma empresa e se sobrecarregam de tarefas.
“Buscar por uma agência para te apoiar é o caminho certo.”
“O problema é que existem algumas armadilhas no caminho que você precisa evitar.”
“Não tem nada de errado com a mentalidade de contratar profissionais que executam determinadas funções para você. Mas é preciso cuidado na hora de colocar isso em prática”.
Quando a CODIRECT era apenas uma agência estratégica e não o maior núcleo de capacitação digital do Brasil, mais de 4 MIL empresários entraram em contato com a agência, esperando contratar nossos serviços.
Desses 4 MIL negócios, apenas 10% deles foram aprovados para se juntarem a nossa cartela de clientes. Os outros 90% dos empresários não tinham uma mentalidade necessária para trabalhar conosco.
Luiz Gustavo relembra:
“Existe aquele ditado que diz: se você quer ir rápido, vá sozinho. Se quer ir longe, vá acompanhado.”
“Tem gente que quer realizar tudo na empresa, gerenciar equipe, executar atendimento e cuidar do marketing. A mentalidade do super-herói.”
“E do outro lado tem gente que simplesmente contrata uma agência e espera que ‘eles façam’ o marketing.”
Segundo os sócios, especialistas em estratégias digitais nenhuma das duas maneiras é a forma certa de agir. Por isso 90% dos negócios que contataram a agência, não estavam aptos a ingressarem como clientes.
Porque os donos dos negócios locais tinham a mentalidade de “fazer tudo sozinho” conforme bem entendiam ou de largar absolutamente tudo nas mãos da agência e, sem sequer aparecer para as reuniões, obter resultados.
Nenhuma agência fará “o marketing” da sua empresa
Você pode contratar a melhor agência do mundo.
Mas se está esperando que o marketing da sua empresa se construa externamente, você não entendeu o conceito de marketing e nem de estratégia.
“É aí que mora o perigo. Quando o empresário contrata a agência e espera que “eles façam” o marketing.”
“Tratam o marketing como se fosse algo externo a empresa e não interno.”
“Você pode terceirizar a faxina da sua empresa, o jurídico da sua empresa. Mas é impossível terceirizar o marketing de uma empresa.”
“O que você pode fazer é contratar uma agência que vai produzir coisas para você. Mas essa produção não será seu marketing, será o meio por onde o marketing irá acontecer.”
Fazer marketing, hoje em dia, é muito mais do que colocar um outdoor na rua e comprar um pacote de vinte-posts sobre seu nicho e produto para postar no Instagram.
Vivemos uma era de marketing de relacionamento, onde as redes possibilitam um canal aberto de comunicação entre marca e consumidor.
Uma agência pode postar pela sua marca, pode te ajudar a ter um olhar estratégico.
Pode sentar com você e falar sobre os resultados; mas sua agência jamais poderá se posicionar por você, ser você, educar seus funcionários a terem a sua essência.
O marketing da sua empresa começa dentro dela. Começa em você, dono de negócio local, que mais do que qualquer um conhece o seu cliente, sabe o que ele busca e conhece seus hábitos.
Você deve mostrar o caminho para agência, entender o que ela faz e assim desenvolver a capacidade de analisar com inteligência os resultados bons e ruins.
Qual é o papel da agência no marketing de uma empresa?
Luiz Gustavo começa a responder essa pergunta contando sobre uma conversa recente que teve com Tiago, o líder do programa de mentorias da CODIRECT.
“Esses dias, conversando com o Tiago, a referência técnica e líder de mentorias, ele falou que um dos novos alunos do programa chegou a passar por seis agências diferentes.”
“A cada vez que ele contratava uma agência e ‘ela não dava resultado’ ele mudava para outra, com um valor mais alto, esperando que esse investimento maior fosse gerar resultado.”
“A última agência dele estava saindo um valor de oito mil por mês, sem contar investimentos paralelos em anúncios e etc.”
“E foi só quando ele chegou nessa sexta agência que ele entendeu que era função dele se empoderar do marketing da empresa e da agência executar isso. E não só esperar que sozinhas as agências fizessem tudo.”
O marketing é algo que está dentro da sua empresa, interno, estratégico. O marketing é quase um “organismo vivo” absorvendo informações dos clientes e da empresa e pensando constantemente no próximo passo.
Uma agência, sozinha, não tem como saber onde sua empresa está, onde quer chegar e como trilhar esse caminho se o marketing interno não estiver lado a lado para orientar.
Se a sua clínica médica, hoje atende nove pessoas por dia e você quer aumentar esse número para dezoito, cabe a você pensar como pode fazer isso.
Uma estratégia é necessária.
A partir daí sim, pode-se contar com o auxílio de uma agência que te fornecerá o apoio e os materiais necessários para esse caminho.
Com mais experiência na área, é normal que a agência tenha conselhos e sugestões para estratégias criadas pelo seu marketing.
Cabe a você empresário, nesses momentos, entender o que está sendo explicado, absorver essa informação e analisar se há resultados posteriormente.
Você PRECISA entender de Marketing
Como citado no início: amor é o motivo de muitos negócios iniciarem, mas não é apenas com amor que você fará seu negócio crescer.
Se você quer fazer o seu negócio expandir, precisará dedicar um tempo para aprender sobre marketing.
Claro que você não precisa de estudo formal, mas os conceitos básicos, as estratégias certas para o seu negócio e tudo mais envolto nesse universo você precisará saber.
Você pode contratar um profissional especialista em marketing que cuide disso para você de dentro da sua empresa. Inclusive, você pode APRENDER muito com esse funcionário.
Mas é importante que você saiba o que ele está fazendo.
Você não precisa saber tudo sobre o universo do marketing, mas precisa saber tudo sobre o universo do marketing da sua empresa.
Agindo assim você evitará falhas, investimentos nos lugares errados e até mesmo ser “enganado” por outros profissionais.
Além disso, quando você se empodera do marketing da sua empresa, não importa se um funcionário pede demissão, se alguém precisa sair de férias ou se você precisa trocar a sua agência.
A estratégia está em você, implementada na sua empresa e não centrada em uma pessoa ou externamente.
Percebe os benefícios?
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