Nesse vídeo acima, falamos sobre Ativos de Marketing. Primeiramente, é importante entender o conceito de Ativo e Passivo.
Se você tem um negócio ou uma empresa, talvez você já saiba ou talvez você não saiba ainda.
Ativo é tudo aquilo que coloca dinheiro no seu bolso.
Passivo é tudo aquilo que tira dinheiro do seu bolso.
Alguns exemplos de ativos no nosso dia-dia podem ser, por exemplo, um apartamento alugado pois você ganha o valor do aluguel desse ativo. Um carro pode ser um passivo pois você gasta dinheiro para manter esse carro, mas se você for um taxista, seu carro é um ativo, pois você ganha dinheiro desse carro.
Tudo vai depender da forma como você trabalha se é um ativo ou se é um passivo. E a sua empresa, é um ativo? Depende.
Via de regra, empresas são ativos que podem gerar renda, ou não. Mas o que que torna uma empresa um ativo sólido? Aqui vamos falar sobre Ativos sólidos.
Empresas que possuem ativos sólidos, valem mais no mercado. Por exemplo, se a sua empresa depende de você para funcionar? Ela é um ativo? Não. Você é o ativo da sua empresa, seu relacionamento é o ativo da sua empresa.
Se você tem uma carteira de clientes, isso é um ativo? É um ativo bem legal. Se você é um café e tem um ponto comercial, esse é um ativo? Sim, é um belo de um ativo! Se você tem uma grande de clientes, isso é um ativo? É um ativo. Se você tem uma rede de franqueados, é um baita um ativo!
O Mc Donald’s tem uma rede com mais de 30.000 franqueados. Redes de distribuição podem ser um ativo enorme como por exemplo a Coca-cola. A marca também é um ativo, como a Apple, que é a marca mais valiosa do mundo. Qualquer coisa que ela coloque a chancela da Apple, se torna um belo de um ativo.
A minha pergunta para você é: sua empresa tem ativos? Seu ativo cresce a cada ano? A pergunta que você deve fazer para você ao final de cada dia é: hoje meu ativo está um pouquinho maior?
Você trabalhou para construir esse ativo? Então, aí fica a dica para você pensar se sua empresa tem ativos ou passivos. Se sua empresa depende de você para funcionar, para vender, para entregar o produto ou serviço, isso não é um ativo!
Então, comece a pensar no seu negócio como a criação de ativos e isso vai fazer todo o diferencial na sua empresa no longo prazo. E você gostaria de saber qual é o maior ativo que a sua empresa pode ter na internet?
Veja o próximo artigo dessa série curta de 3 artigos sobre Ativos Empresariais.