Esse texto é um grito de liberdade (tá mais para um desabafo, na real) contra todos os empreendedores na internet que ainda acreditam em milagres. É muito comum empresas entrarem em contato conosco pedindo para fazermos milagre: “nossas vendas são horríveis, queremos que vocês nos ajudem a vender mais.”
O papel das mídias sociais sim é ajudar as empresas a vender mais. Mas meu papel não é vender para você, e sim ajudá-lo a atrair mais interessados para sua empresa. E outra, não sei se você sabe (e espero que isto não seja uma novidade para você)… mas vender dá trabalho!
Sua empresa deve vender (e ter a possibilidade de fazê-lo) todo dia, caso contrário você não tem um negócio! Se você divide seus esforços entre vender e fazer outra coisa, muita atenção: suas vendas vão patinar. É muito comum empreendedores divididos entre venda e operação. Esses dias veio uma empresa composta por três sócios e perguntamos:
– “Quem vende?”
– Todos vendemos – responderam.
– “E quem entrega o serviço?”
– Todos entregamos – complementaram.
Confesso que deu um “tilt” na minha cabeça: como assim não tem ninguém responsável pelas vendas da empresa?? Pode ser que essa pessoa esteja 80% do tempo vendendo (ou gerenciando equipe de vendas/representantes) e 20% do tempo ajudando a apagar os incêndios (normais) da operação de qualquer empresa. O que não pode é apagar incêndios 80% do tempo e vender 20%.
E coincidentemente, esses mesmos empreendedores que acham que fazemos milagre, tem um comportamento em comum: eles querem que façamos todo o trabalho sujo.
Sim, para ter resultado na internet você precisa de duas coisas simples: gerar valor para a audiência e interagir com ela!
Esses são os dois erros mais comuns que vejo as empresas e empreendedores cometendo nas mídias sociais. As empresas nos pagam para aumentarmos o número de interessados no seu negócio através das mídias sociais e quando estes aparecem, adivinha? Não respondem os coitados!
Eu entendo que algumas vezes não é possível gravar vídeos ou responder os comentários pela correria do dia-dia, mas ter um perfil onde o cliente fica “no vácuo” a maior parte do tempo, pra mim sinceramente é um absurdo!
O motivo dessa indignação é o seguinte: para ganhar a confiança de uma pessoa você precisa comunicar com ela explorando os dois lados do cérebro, o direito e o esquerdo.
Basicamente, o lado esquerdo cerebral é responsável pelas questões mais lógicas e matemática, ou seja, as coisas para o lado esquerdo devem fazer sentido. Se você mantém um relacionamento com uma pessoa somente mostrando para ela questões lógicas e que fazem sentido, como vai ficar esse relacionamento? Frio, não é mesmo?
É a mesma coisa com as mídias sociais. Se você fizer somente postagens profissionais, com arte e logo da sua empresa, vai mostrar o profissionalismo que o lado esquerdo do cérebro da sua audiência precisa para confiar em você. Porém, se você explorar o lado direito do cérebro, que é o lado mais ligado aos aspectos emocionais das pessoas, você vai ganhar o coração da sua audiência.
Por este motivo, repito que você deve criar vídeos para gerar uma maior intimidade com a audiência e responder cada comentário que eles fizerem. Isso vai fazer com que seu negócio prospere porque as pessoas estarão “alimentadas” com informações lógicas/profissionais e emocionais.
Sendo assim, meu caro amigo (ou amiga), se você quer me contratar e ainda acha que só postzinho no Facebook e Instagram vai resolver seu problema de audiência e vendas, você está muito enganado. Ainda não estou vendendo milagres, e quando começar a vendê-lo, com certeza vai sair mais caro.