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Mídias sociais

Marketing no Instagram: 7 passos essenciais para ter sucesso

Você quer que seus clientes cheguem a você de forma rápida, direta e com um interesse genuíno do que você tem a oferecer? Então saber como fazer marketing no Instagram pode mudar sua visão sobre seu negócio nas mídias sociais. Se você tem interesse nisso, continue a leitura que você vai aprender por que essa rede é tão valiosa e como você pode explorar ao máximo os seus recursos.
O Instagram vem se mostrando uma verdadeira oportunidade de marketing, especialmente para os pequenos negócios. O grande motivo é que ela é foi criada para ser usada principalmente no celular. Ou seja, está nas mãos dos consumidores praticamente a todo o momento, não importa o dia, horário ou local.
E isso é uma grande vantagem. Um estudo da Google, nos EUA mostrou que 79% das pessoas usam o smartphone como auxílio na hora de fazer compras e 74% tomam uma decisão de comprar baseado em informações obtidas no smartphone! Ou seja, quem não está no Instagram perde uma grande oportunidade de atingir seus clientes, e veja que oportunidade:
O Brasil está entre os cinco países com maior número de usuários no Instagram. São mais de 29 milhões perfis ativos todo mês. Além disso, o engajamento nesta rede é 15 vezes maior do que o Facebook, quer dizer, o contato com o cliente é muito maior.
E se você pensa que o Instagram é uma plataforma que dá resultados apenas para grandes empresas, reveja seus conceitos. Observamos entre os nossos clientes de pequenos negócios que a publicação recorrente de fotos contribui quase que diretamente no aumento do fluxo de clientes. Ouvimos frases como:
“O dia que eu esqueço de postar uma imagem, o movimento cai.”
E não é difícil de entender o porquê. Imagine que você está olhando a sua timeline e vê um belo prato de comida de um restaurante. É provável que isso te incentive a comer lá ou, no mínimo, gere curiosidade para conhecer o local em outra oportunidade. Vemos esse mesmo processo acontecer com diversos segmentos.
Se não é um prato de comida que atrai, é um ambiente interessante, é a proposta de um curso inovador ou, simplesmente, a pessoa que está publicando essas informações
O Instagram é uma rede social versátil. Você pode usá-la para falar sobre seus produtos, mostrar bastidores da sua empresa, falar sobre os valores da sua equipe, educar os clientes sobre determinado assunto… Enfim, são inúmeras as possibilidades mas todas com um único objetivo: fazer com que seus clientes te conheçam melhor e se interessem por seus produtos e serviços.
Tá, mas e como usar o Instagram de maneira eficiente, que gere vendas? Aqui vão X passos essenciais para você ter um perfil de sucesso e engajar os seus clientes.

1) Mostre o que você tem de melhor no seu Instagram

Apresentar os seus produtos e serviços é fundamental para o seu negócio. Faça isso de forma criativa e diversa, mostrando como o produto pode ser usado em diferentes situações.
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Outra forma eficiente de falar sobre o seu produto é mostrar os benefícios que ele traz aos clientes através da geração de conteúdo. Você pode falar isso direta ou indiretamente, por meio de depoimentos e de pessoas usando o seu produto. Se você vende roupas, por exemplo, pode mostrar como as peças ficam nas suas clientes.

2) Faça o Marketing apropriado no Instagram e torne-se “encontrável”

No Instagram, as hashtags funcionam como um mecanismo de busca para a sua página. Por isso, você deve usá-las para que seu público-alvo te encontre na rede e também para ficar visível a mais gente. A forma mais assertiva de fazer isso é pesquisar as hashtags relacionadas ao seu negócio que têm mais visualizações. Você também pode visitar os perfis dos concorrentes para identificar quais hashtags eles estão usando.
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Criar uma hashtag exclusiva é um diferencial para direcionar as pessoas para o seu perfil se você quiser bombar seu marketing no Instagram. Através dela você também pode ver quem são as pessoas que mais se relacionam com a sua marca.

3) Aproveite o contato pessoal

O Instagram é uma das redes sociais mais pessoais da atualidade, justamente por estar vinculada a um smartphone. Isso permite que você fale diretamente com os clientes por direct messages (mensagens dentro do aplicativo), para solucionar dúvidas e fazer convites.
Porém, a maior e mais interessante interação acontece nos comentários das publicações. É muito relevante que você responda a todos os comentários nas publicações e que incentive as pessoas a interagirem com os seus posts.
Peça comentários, faça perguntas. Além de criar esse relacionamento, você saberá mais sobre os desejos, problemas e necessidades dos seus clientes. Por falar em interação…

4) Seu seguidor no centro da página

É muito legal para o usuário do Instagram quando ele aparece na página de uma empresa que ele aprecia. Por isso, você pode republicar fotos de clientes que estiveram no seu estabelecimento e postaram uma imagem na rede.
Novamente, a hashtag é uma aliada nessa estratégia. Incentive as pessoas a usarem uma hashtag específica do seu negócio e republique as imagens mais legais.

5) Mostre quem está por trás das câmeras

No Instagram, as pessoas são as mais importantes. Por isso, mostre os bastidores do seu negócio, publique fotos de quem está fazendo acontecer diariamente. Estudos mostram que as fotos com pessoas têm 35% mais engajamento. E não se atenha somente às fotos: os vídeos costumam apresentar excelente aceitação do público.

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6) Marketing no Instagram: Busque novos interessados

Mantenha uma rotina de seguir novos perfis de pessoas que podem se interessar pelo seu produto ou serviço. Siga-as interaja com elas curtindo fotos e comentando. Assim ela saberá que a sua página existe e que pode lhe ser útil.
A melhor maneira que encontrei é usar a seguinte estratégia:

  • Siga o perfil
  • Curta 5 fotos
  • Comente em uma das fotos

A questão também é saber quais perfis seguir e para isso, pode seguir as pessoas que seguem seus concorrentes regionais ou nacionais. Outra estratégia é seguir as pessoas que interagem com as hashtags do seu interese… Simples assim! 🙂

7) Seja assíduo

Lembra do exemplo que eu dei sobre o negócio cujo movimento caía quando não tinha publicações no Instagram? Então, a freqüência de publicação é importante para fazer marketing no instagram. Como os usuários visualizam muitas publicações diariamente, é importante que você alimente o seu cliente em potencial com conteúdo recorrente. Pode ser que você não consiga fisgá-lo na primeira publicação, mas aos poucos ele vai se interessando pelo conteúdo do seu perfil. Isso não significa, necessariamente, que você precisa postar muitas fotos por dia. Dependendo do segmento, uma por dia é suficiente.
O Instagram é uma rede de relacionamento que exige dedicação para ter retorno. É preciso publicar com freqüência, pensar em novas ações e revisar a estratégia periodicamente. Porém, é uma grande oportunidade para pequenos negócios atualmente por ter um alto potencial de fidelização. Isso é fundamental para o sucesso a longo prazo.
E você, já utiliza alguma dessas dicas no seu perfil? Comente abaixo!