Caro Gerente de Marketing, explico o motivo no texto abaixo…
Nos últimos cinco meses venho visitando frequentemente pequenas e médias empresas que desejam usar o poder da internet para alavancar seus negócios.
Esse mundo é muito novo. Diretores Comerciais mais experientes não acreditam que a internet pode gerar vendas para o seu negócio, mas são convencidos pelo Gerente de Marketing e palestras em congressos que Marketing de Conteúdo é uma tendência.
Assim, esses Gerentes de Marketing começam a chamar para conversar as inovadoras Agências de Inbound Marketing. Ficam surpresos com o quão alinhada com as novas tendências aquela agência estava. Pois eles falavam que:
- Conteúdo era rei;
- Precisa gerar valor para o seu cliente antes de vender para ele;
- Presença nas mídias sociais mais utilizadas é obrigatória;
- Precisa engajar seu lead no funil de vendas;
- Você transforma visitante em lead, lead em oportunidade e oportunidade em vendas!
O discurso deles fazia todo o sentido! Porém, ainda não convencido por completo (e você vai entender melhor logo adiante), o Diretor Comercial decide dar um voto de confiança.
O Gerente de Marketing e todo departamento fica eufórico, agora é a hora deles mostrarem que estão no caminho certo e que estão totalmente alinhados com a nova tendência de mercado: o Inbound Marketing.
Agora a sua empresa está gerando conteúdo e você começa a apresentar os relatórios para os superiores:
- “Olha o alcance das nossas postagens! Mais de 100.000 pessoas já foram impactadas pela nossa empresa.”;
- “Veja, estamos em 1º lugar no Google.”;
- “Estou muito feliz em compartilhar que a nossa agência está fazendo dois posts por semana, nossa presença digital está cada vez maior.”;
- “Nosso Facebook está lindo! Todo mundo está curtindo, compartilhando e comentando.”;
- “Nosso Instagram tem mais de 5.000 seguidores!”;
- “A Fanpage tem mais de 30.000 curtidas!”.
O Diretor Comercial, por ter estudado um pouco sobre o assunto, entende que esse processo leva um tempo de maturidade, mas a pergunta que fica no ar é:
“E aí, está vendendo?”
Passaram doze meses, estamos com uma centena de posts no Blog, temos uma base com mais de 10.000 contatos e nem sinal das primeiras vendas. Nem sequer um santo para comprar meus produtos e serviços.
Ele vai te questionar sobre seus resultados e você novamente vai recorrer às mesmas métricas de vaidade que vem apresentando nos relatórios?
Nesse momento já não dá mais para se segurar com isso e o pior é inevitável…
Estou te contando tudo isso porque conheci diferentes tipos de Gerentes de Marketing e cheguei a conclusão que se resumem em dois perfis principais: o “Trabalhador” e o “Resultador”.
Todos os Gerentes de Marketing que conheci tem boas intenções, querem realizar um projeto que vai gerar um grande impacto na empresa onde seu nome ficará marcado na história.
Porém, existe uma grande diferença entre eles na maneira de executar seus projetos.
Por isso, tem o perfil de ser centralizador e mão na massa. Tudo tem que passar por ele e sente orgulho em dizer que é ele quem faz as coisas ali. Se ele não estiver nada funciona, ele está focado em ser o operacional do Marketing da empresa.
Ele quem cria os textos, atualiza o Facebook, cria as Landing Pages, manda E-mail Marketing, diagrama e-book, faz as artes necessárias, etc. É pau para toda a obra.
É o típico Gerente de Marketing que quando está ouvindo uma proposta de uma Agência de Inbound Marketing pede para adicionar mais posts no Blog por mês. O foco dele é mostrar volume de trabalho.
Tem a falsa crença de que mostrando métricas de vaidade está tudo bem.
Está mais preocupado em ter um monte de coisas feitas pelo departamento dele do que gerar resultado de fato. Geralmente esse Gerente de Marketing não tem um bom relacionamento com a equipe comercial.
Já o segundo perfil, o “Resultador”, está com sua mentalidade totalmente direcionada para gerar resultado para a empresa, independente de ele ser reconhecido ou não.
Seu foco está na estratégia e não no operacional. Não se sente ameaçado porque confia no resultado que irá gerar para empresa. Está mais concentrado em trazer novos clientes e fidelizar os atuais do que mostrar uma arte bonita.
Ele entende a empresa como um todo, não pensa apenas no seu departamento. Busca integrar as áreas, propondo soluções onde todos serão beneficiados.
Tem um ótimo relacionamento com a equipe comercial, fazem uma dupla fantástica. Ele entende que o seu trabalho só será efetivo se estiver alinhado com o Comercial, pois eles que concretizarão as oportunidades geradas pelo Marketing.
Já entendeu que não adianta dizer: “o Marketing está fazendo seu papel e está gerando interessados, o problema é o Comercial que não cumpre o seu dever”.
Ele não sente necessidade em ficar apresentando métricas de vaidade, tem segurança que se a empresa está crescendo de fato, ele também será bem visto.
Gerente de Marketing: Conclusão
O propósito desse artigo é fazer você, Gerente de Marketing, refletir sobre a sua forma de atuar. Talvez você esteja agindo como perfil “Trabalhador” e esteja cavando a própria cova e nem perceba.
Acredito que o autoconhecimento é fundamental e imprescindível para todos os profissionais em qualquer nível hierárquico. Se você ficou com raiva por algo que escrevi, respire fundo com humildade e se concentre em se perguntar: “o que posso melhorar como profissional?”.
Por melhor que seja, ninguém é perfeito, todos nós temos algo a melhorar e sempre teremos. Pensar que você sempre pode melhorar, não só tecnicamente, mas também em atitudes, fará você crescer muito mais rápido. Com certeza terá um futuro brilhante.
Mesmo que hoje você esteja agindo como o perfil “Trabalhador”, amanhã tudo poderá ser diferente. Depende da sua decisão de querer ser melhor e fazer a sua transformação.
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