Já pensou em fazer um post para estética capaz de transformar desconhecidas em clientes?
Sim, é possível – e é muito mais fácil do que você imagina.
Para criar um bom post para estética, impossível de ser ignorado pela sua audiência, é bastante simples; basta ter estratégia e conhecer alguns modelos, como os que revelaremos pra você nesse post.
Se você é esteticista e está com dificuldade na hora de criar conteúdo, conheça agora os três modelos de post que você poderá adaptar para o seu negócio e atrair muitas pacientes.
Se você quer aprender a fazer posts para estética, está no lugar certo.
Ao longo dos anos, a CODIRECT já ajudou dezenas de esteticistas a se destacarem no digital, a construírem uma Marca de Valor e a se tornarem referência na sua região.
Neste artigo utilizaremos essa experiência para mostrar a você os 3 melhores modelos de post para estética, se o seu objetivo é utilizar o Instagram para atrair mais pacientes.
Para cada especialidade e público, percebemos que existe um modelo de post mais atraente, para você postar no perfil da sua clínica.
É claro que, bons posts para sua clínica de estética, sozinhos, não vão garantir que você vá atrair clientes.
As postagens são apenas uma parte – talvez a mais importante – da estratégia.
Todavia, dentro de uma estratégia adequada de marketing digital para o Instagram, os posts que você fizer na sua clínica de estética, podem funcionar como poderosos vendedores dos seus serviços.
Para ajudar você, separamos alguns modelos de conteúdos que mais engajaram no perfil das nossas clientes, para que você se inspire e entenda um pouco mais da estratégia por trás dos posts de estética.
3 tipos de post para estética
Post para estética n.º 1: Você decide
Esse tipo de post é conhecido por suas CTAS (call to actions) – ou seja, quando você pede deliberadamente para que o leitor do post faça uma ação – curtir, comentar, compartilhar…
Esses são posts são excelentes para estética, pois possuem um conteúdo mais leve, que faz uma pergunta ao público e lhe oferece alternativas de resposta.
Geralmente estes posts têm um número de comentários maior, devido a sua simplicidade de compreensão e por não exigir um nível de comprometimento muito grande.
Nesses posts as pessoas costumam apenas comentar apenas uma letra, um número ou um emoji.
No caso da estética, existem muitos temas a serem abordados através desse modelo.
Por exemplo:
Veja no exemplo acima que a @institutofineza questionou suas seguidoras sobre quais procedimentos elas gostariam de fazer no corpo.
Foram dadas 3 opções: braços, abdômen e rosto. E as seguidoras foram orientadas a escolher a sua opção com um emoji: 💗, 💙 ou 🧡
Já nesse post acima, a clínica de estética @steticlass utiliza o modelo Você Decide para questionar às seguidoras qual o protocolo de beleza que elas gostariam de se submeter.
Dessa vez, ao invés de pedir para as seguidoras responderem com um emoji, a clínica de estética pediu para que a resposta fosse dada com uma letra: a, b, c, d, e ou f.
No post acima a Dra. Valéria Baiocchi questiona as seguidoras se elas já fizeram algum tratamento íntimo estético, dando a elas 3 opções de respostas simples.
Na estratégia, por ser um dos posts mais interativos, você deve usá-los antes de se aprofundar em um assunto do dia ou da semana, em algum outro post específico.
Isso porque, com o aumento de engajamento, há também um aumento de alcance dos seus posts.
Há também quem goste de usar esse modelo às segundas-feiras, para garantir um engajamento maior durante o resto da semana.
Cabe a você testar e analisar os resultados que obterá através disso.
Post para estética n.º 2: Dedo na Ferida
Dor gera identificação.
Muitos esteticistas se comunicam diretamente com aqueles pacientes que sofrem com problemas de autoestima.
Por isso, as pessoas costumam ter identificação com conteúdos que refletem sua dor e indiretamente propõem soluções.
Esse modelo de post é chamado de “dedo na ferida”. Mas lembre-se: seja cuidadoso (a) ao falar da dor do seu paciente.
Isso é algo que lhe causa sofrimento e, seu objetivo deve ser fazê-lo ter consciência de que existe solução para o problema.
Olha só esses exemplos de posts dedo na ferida usados por alguns clientes nossos do nicho de estética:
No post acima, a clínica @dermemais fala sobre uma dor muito recorrente de suas seguidoras: quando elas tentam esconder alguma imperfeição mas acabam chamando ainda mais atenção para ela.
A imagem chama a atenção e a legenda explora ainda mais o tema.
No post acima, a Dra. Valéria Baiocchi, especialista em procedimentos estéticos, toca em outra ferida recorrente da sua audiência: o envelhecimento da aparência.
Nessa outra postagem da estética @institutofineza outra dor é abordada: a gordurinha no abdômen.
Perceba que no primeiro caso, o modelo de post você decide, as legendas eram extremamente curtas, apenas pedindo para as seguidoras escolherem uma opção.
No segundo caso, o modelo dedo na ferida, as estéticas utilizaram a imagem para chamar a atenção e a legenda do post é usada para gerar consciência nas pessoas que estão fazendo a leitura, de que seu problema tem solução.
Muitos profissionais da estética aproveitam também esse momento para gerar autoridade, em frases dentro do texto, que falem a respeito da sua experiência profissional.
Por exemplo:
“Como profissional de estética há anos, já atendi muitos pacientes que se queixavam disso…”
“É sempre muito gratificante para mim ver o sorriso de satisfação das minhas pacientes, quando chegam ao resultado final do procedimento.”
Mas lembre-se, falar de você e do seu serviço nunca deve ser o tema central do conteúdo. Sua comunicação sempre deve ser sobre o paciente e as experiências dele.
Post para estética n.º 3: Tutorial
Esteticistas são profissionais da estética, especialistas em beleza e tratamentos incluídos dentro de suas especialidades.
O intuito do post tutorial é demonstrar um pouco disso, ensinando o seu público a realizar alguma coisa da forma como você faria.
Claro, não se trata de “como aplicar Botox em casa” mas dicas que eles possam fazer sem que seja necessário um grande conhecimento.
Como, por exemplo: tutorial de como fazer uma limpeza de pele eficiente, em casa.
O melhor formato para esse tipo de conteúdo é em vídeo. Onde você ensina ao mesmo tempo que faz com o seu público. Isso gera conexão e ainda por cima demonstra autoridade.
Mas se o vídeo for inviável para você, você pode fazer um carrossel com o passo a passo, explicando com imagens, como deve ser feito aquilo que você está ensinando.
Olha só os exemplos que separamos:
(assista ao vídeo clicando aqui)
(assista ao vídeo clicando aqui)
(assista ao vídeo clicando aqui)
Algo muito bacana que a gente sempre ressalta com os nossos mentorados, é que vídeos são excelentes estratégias para envolvimento de público nas campanhas patrocinadas.
Algo que a gente explica direitinho lá dentro do nosso método, para se construir uma Marca de Valor.
Além disso, muitos clientes usam dese modelo de post para falar sobre os seus serviços, como no caso da limpeza de pele, por exemplo, onde você pode aproveitar o momento para dizer:
“Essa é uma limpeza simples, mas caso você queira uma limpeza profunda, que hidrate sua pele e auxilie na renovação celular, você pode recorrer as limpezas profissionais com XYZ.”
Você não está necessariamente vendendo o seu produto, mas enriquecendo a sua dica com uma sugestão profissional!
Gostou do conteúdo? Agende uma sessão estratégica gratuita e fale com um especialista da nossa equipe para um diagnóstico e um direcionamento do seu marketing.
>> Clique aqui para agendar sua sessão estratégica gratuita <<