Ser um profissional “único” tem se tornado cada dia mais difícil e na arquitetura não é diferente.
Por isso, investir em marketing se torna cada vez mais importante.
Felizmente os arquitetos podem usar a rede social para implementar uma ampla variedade de estratégias que podem ser usadas na construção de uma Marca de Valor.
Neste post vamos mostrar como você pode usar o marketing na arquitetura para que você comece a crescer imediatamente no mercado profissional.
Marketing para Arquitetura
Dependendo do ano em que você concluiu a faculdade de arquitetura, talvez o marketing digital não tenha entrado na sua grade curricular.
Mas hoje isso é tão importante para definir o sucesso do arquiteto, que praticamente todas as universidades brasileiras de arquitetura dedicam de um a três semestres para ensinar os profissionais a se promoverem por meio do digital?
Isso, porém, implica em uma concorrência muito maior.
E, como sabemos, quanto maior a concorrência, maior a necessidade investimento no marketing de uma maneira estratégica, para mostrar . Não é mesmo?
Por isso, se você é um empresário local, que está há anos atuando no mercado, ou recém entrou para ele, vamos te dar dicas de marketing para arquitetura que vão levar ao seu crescimento profissional.
Marketing e Arquitetura: por que usar o Instagram?
O Instagram é uma das redes sociais que mais cresce nos últimos tempos, principalmente entre o público adulto.
Claro que, quanto mais canais você puder se inserir, melhor.
Mas devido à abrangência e alcance, além de um sofisticado gerenciador de anúncios, o Instagram é a plataforma primordial.
Seus trabalhos ficam registrados lá, assim como projetos encaminhados, feedbacks de clientes e detalhes da sua própria rotina como profissional.
Com o Instagram você dá visibilidade para o seu serviço, não se limitando apenas ao boca a boca dos seus clientes e às indicações dos mesmos.
Hoje, temos clientes que já fecharam grandes projetos através da rede social. Como é o caso da Lia Herrmann Arquiteta que tem um feed realmente de valor, tal qual o seu nome no mercado profissional e está ao nosso lado há um tempão!
Como promover meu trabalho de arquitetura com um marketing eficaz?
Essa é uma dúvida típica e bastante comum.
Pode parecer simples, inicialmente, a ideia de criar um Instagram para se promover e postar várias fotos dos seus trabalhos.
Mas acontece que chega um momento que o seu perfil se torna simplesmente uma vitrine de fotos de projetos.
Isso não gera valor algum para o seu público que, neste momento, ainda não sabe se realmente comprará algum serviço seu.
Por isso, diversificação no conteúdo é importante. Por isso, busque postar:
Experiências de clientes
Seja em vídeo ou por escrito.
Conte como um cliente chegou até você e como ele se demonstrou após ver o projeto entregue e concluído.
Pode também filmar um pouquinho por dia a cada visita, do início ao fim do projeto, para registrar todo o processo.
Esse tipo de narrativa além de servir como prova social, gera conexão com o seu público.
Dicas de decoração ou arquitetura: uma excelente forma de fazer marketing
Você como arquiteta (o) é uma especialista da sua área.
Seu público, entretanto, é leigo no assunto. E toda vez que você compartilha uma dica de reforma, decoração ou construção, é enriquecedor para as pessoas que te acompanham.
É uma excelente maneira de fazer marketing, promover o seu trabalho e ainda gerar valor a sua audiência.
Exemplos de conteúdos bacanas com esse intuito são:
“Qual parede ideal para ter as janelas em um quarto.”
“Dicas para ter um ambiente arejado e iluminado em todas as estações.”
“Não faça isso na sua reforma, se não quer ter problemas com a decoração mais tarde.”
Esse tipo de conteúdo gera valor ao seu público e, não importa em que etapa do seu funil de vendas ele esteja.
Fará questão de acompanhar o seu perfil.
Storytelling: marketing e arquitetura por meio de histórias
Esse tipo de conteúdo é o que chamamos de “conteúdo matador”.
Um profissional que tem uma boa história e sabe contá-la, é um profissional que possui essência.
Que tem valores bem construídos e uma trajetória.
Falar disso abertamente com o seu público gera conexão emocional com o seu Cliente Ideal.
Você deixa de ser apenas mais um arquiteto da sua região com trabalhos impressionantes e passa a ser aquele arquiteto que vivenciou X experiências, sentiu Y coisas e por isso se tornou quem é.
Você humaniza a sua própria imagem e se liga ao emocional de quem está acompanhando você. Por isso esse tipo de conteúdo tem tanto valor.
Então basta ter um conteúdo bacana no feed e estarei fazendo um bom marketing?
Vá com calma.
Esse é o primeiro passo de uma trajetória.
Arquitetos que querem realmente ter uma Marca de Valor, precisam investir em anúncios patrocinados e, além disso, ter a ferramenta dos stories como seu aliado na comunicação.
Se você tem dificuldade na hora de planejar anúncios e gravar vídeos, aqui vão mais dicas:
O que falar nos stories?
Como a ferramenta mesmo já diz no nome, trata-se de um local para você contar sua história.
Mas ao contrário do storytelling, aqui são histórias corriqueiras do cotidiano – coisas mais banais.
Você pode mostrar prévias de projetos no qual você está trabalhando e além disso fazer pesquisas de opinião com o seu público.
Por exemplo: Preferem casas e dois pisos com cobertura ou prezam mais pelo pé direito alto e cômodos espaçosos?
Além disso, caixinhas de pergunta sobre temas que compõem a arquitetura podem ter grande resultado para você profissional.
Nossa dica é que você sempre reserve de quarenta a sessenta minutos do seu dia para cuidar dos stories do seu perfil e conversar com a sua audiência.
Anúncios: o marketing que vende arquitetura
A primeira e sem dúvidas a parte mais importante é que você nunca colocará a foto de um projeto e dizer simplesmente “feche comigo hoje mesmo”.
Arquitetos costumam ter um ticket alto.
Ou seja, seu serviço costuma ter um valor mais elevado, o que faz com que o cliente precise pensar um pouco antes de decidir fechar ou não.
Portanto, a promoção dos conteúdos do feed, gerando valor no seu trabalho e autoridade para você como profissional, será fundamental.
Nos textos dos seus anúncios busque ser sucinto, tocar nos maiores sonhos e desejos do seu público em fechar um trabalho com você.
Mostre também as dores deles e como uma casa nova, feita exclusivamente para essa pessoa, poderia melhorar a sua vida.
Em seguida, o ideal é que seu anúncio o redirecione para uma conversa no WhatsApp, onde usando a tática “conversas hipnóticas” do nosso método, você pode direcioná-lo a compra do seu serviço.
Gostou das dicas, arquiteto?
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