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Marketing para Arquitetura

Ser um profissional “único” tem se tornado cada dia mais difícil e na arquitetura não é diferente.

Por isso, investir em marketing se torna cada vez mais importante.

Felizmente os arquitetos podem usar a rede social para implementar uma ampla variedade de estratégias que podem ser usadas na construção de uma Marca de Valor.

Neste post vamos mostrar como você pode usar o marketing na arquitetura para que você comece a crescer imediatamente no mercado profissional. 

Marketing para Arquitetura

Dependendo do ano em que você concluiu a faculdade de arquitetura, talvez o marketing digital não tenha entrado na sua grade curricular. 

Mas hoje isso é tão importante para definir o sucesso do arquiteto, que praticamente todas as universidades brasileiras de arquitetura dedicam de um a três semestres para ensinar os profissionais a se promoverem por meio do digital?

Isso, porém, implica em uma concorrência muito maior.

E, como sabemos, quanto maior a concorrência, maior a necessidade investimento no marketing de uma maneira estratégica, para mostrar . Não é mesmo? 

Por isso, se você é um empresário local, que está há anos atuando no mercado, ou recém entrou para ele, vamos te dar dicas de marketing para arquitetura que vão levar ao seu crescimento profissional.

marketing arquitetura

Marketing e Arquitetura: por que usar o Instagram?

O Instagram é uma das redes sociais que mais cresce nos últimos tempos, principalmente entre o público adulto. 

Claro que, quanto mais canais você puder se inserir, melhor. 

Mas devido à abrangência e alcance, além de um sofisticado gerenciador de anúncios, o Instagram é a plataforma primordial. 

Seus trabalhos ficam registrados lá, assim como projetos encaminhados, feedbacks de clientes e detalhes da sua própria rotina como profissional. 

Com o Instagram você dá visibilidade para o seu serviço, não se limitando apenas ao boca a boca dos seus clientes e às indicações dos mesmos. 

Hoje, temos clientes que já fecharam grandes projetos através da rede social. Como é o caso da Lia Herrmann Arquiteta que tem um feed realmente de valor, tal qual o seu nome no mercado profissional e está ao nosso lado há um tempão! 

marketing arquitetura

Como promover meu trabalho de arquitetura com um marketing eficaz?

Essa é uma dúvida típica e bastante comum.

Pode parecer simples, inicialmente, a ideia de criar um Instagram para se promover e postar várias fotos dos seus trabalhos. 

Mas acontece que chega um momento que o seu perfil se torna simplesmente uma vitrine de fotos de projetos.

Isso não gera valor algum para o seu público que, neste momento, ainda não sabe se realmente comprará algum serviço seu.

Por isso, diversificação no conteúdo é importante. Por isso, busque postar: 

Experiências de clientes

Seja em vídeo ou por escrito. 

Conte como um cliente chegou até você e como ele se demonstrou após ver o projeto entregue e concluído. 

Pode também filmar um pouquinho por dia a cada visita, do início ao fim do projeto, para registrar todo o processo. 

Esse tipo de narrativa além de servir como prova social, gera conexão com o seu público. 

 

Dicas de decoração ou arquitetura: uma excelente forma de fazer marketing

Você como arquiteta (o) é uma especialista da sua área.

Seu público, entretanto, é leigo no assunto. E toda vez que você compartilha uma dica de reforma, decoração ou construção, é enriquecedor para as pessoas que te acompanham. 

É uma excelente maneira de fazer marketing, promover o seu trabalho e ainda gerar valor a sua audiência.

Exemplos de conteúdos bacanas com esse intuito são:

“Qual parede ideal para ter as janelas em um quarto.”

“Dicas para ter um ambiente arejado e iluminado em todas as estações.”

“Não faça isso na sua reforma, se não quer ter problemas com a decoração mais tarde.”

Esse tipo de conteúdo gera valor ao seu público e, não importa em que etapa do seu funil de vendas ele esteja. 

Fará questão de acompanhar o seu perfil. 

Storytelling: marketing e arquitetura por meio de histórias

Esse tipo de conteúdo é o que chamamos de “conteúdo matador”. 

Um profissional que tem uma boa história e sabe contá-la, é um profissional que possui essência. 

Que tem valores bem construídos e uma trajetória. 

Falar disso abertamente com o seu público gera conexão emocional com o seu Cliente Ideal

Você deixa de ser apenas mais um arquiteto da sua região com trabalhos impressionantes e passa a ser aquele arquiteto que vivenciou X experiências, sentiu Y coisas e por isso se tornou quem é. 

Você humaniza a sua própria imagem e se liga ao emocional de quem está acompanhando você. Por isso esse tipo de conteúdo tem tanto valor. 

marketing arquitetura

Então basta ter um conteúdo bacana no feed e estarei fazendo um bom marketing?

Vá com calma. 

Esse é o primeiro passo de uma trajetória. 

Arquitetos que querem realmente ter uma Marca de Valor, precisam investir em anúncios patrocinados e, além disso, ter a ferramenta dos stories como seu aliado na comunicação. 

Se você tem dificuldade na hora de planejar anúncios e gravar vídeos, aqui vão mais dicas:

O que falar nos stories? 

Como a ferramenta mesmo já diz no nome, trata-se de um local para você contar sua história. 

Mas ao contrário do storytelling, aqui são histórias corriqueiras do cotidiano – coisas mais banais.

Você pode mostrar prévias de projetos no qual você está trabalhando e além disso fazer pesquisas de opinião com o seu público. 

Por exemplo: Preferem casas e dois pisos com cobertura ou prezam mais pelo pé direito alto e cômodos espaçosos?

Além disso, caixinhas de pergunta sobre temas que compõem a arquitetura podem ter grande resultado para você profissional. 

Nossa dica é que você sempre reserve de quarenta a sessenta minutos do seu dia para cuidar dos stories do seu perfil e conversar com a sua audiência. 

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Anúncios: o marketing que vende arquitetura 

A primeira e sem dúvidas a parte mais importante é que você nunca colocará a foto de um projeto e dizer simplesmente “feche comigo hoje mesmo”. 

Arquitetos costumam ter um ticket alto. 

Ou seja, seu serviço costuma ter um valor mais elevado, o que faz com que o cliente precise pensar um pouco antes de decidir fechar ou não. 

Portanto, a promoção dos conteúdos do feed, gerando valor no seu trabalho e autoridade para você como profissional, será fundamental. 

Nos textos dos seus anúncios  busque ser sucinto, tocar nos maiores sonhos e desejos do seu público em fechar um trabalho com você. 

Mostre também as dores deles e como uma casa nova, feita exclusivamente para essa pessoa, poderia melhorar a sua vida. 

Em seguida, o ideal é que seu anúncio o redirecione para uma conversa no WhatsApp, onde usando a tática “conversas hipnóticas” do nosso método, você pode direcioná-lo a compra do seu serviço.

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