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Feed Organizado: a melhor opção?

Se você chegou até aqui em busca de feed organizado, essa é a página mais importante que você verá hoje. 😊😉😎

Sabemos que um feed organizado, daqueles que dá orgulho de mostrar às pessoas, é o sonho de muito empresário.

Muitos chegam a dedicar bastante tempo, energia e dinheiro para mantê-lo assim.

Aí surge a pergunta: um feed organizado é realmente a melhor  estratégia para quem quer utilizar o Instagram como ferramenta comercial: atrair novos clientes e se relacionar com os antigos, fazendo-os comprar novamente?

Além de responder essa pergunta, nesse post mostraremos qual é a melhor estratégia para quem quer conquistar muitos novos clientes com o Instagram.

 

♦ Feed Organizado: uma boa opção?

Ao pesquisar o termo “feed organizado” no Google, praticamente todos os resultados da primeira página vão ensinar você  a melhor maneira de organizar o feed, indicando apps e dando sugestões de como organizá-lo: por colunas, por linhas, por cores, por design.

Renomados gurus do marketing digital vão dizer a você que manter um feed organizado é a melhor opção para atrair mais seguidores, afinal, quando desconhecidos dessem de cara com o perfil do negócio  que mantém a organização do feed, atraídos pelo visual tornar-se-iam seguidores.

Isso é verdade? Não temos como comprovar, mas acreditamos que o argumento faça algum sentido, mas aí surge a questão: o que você busca no Instagram?

Se você joga o jogo dos blogueiros e influenciadores, que buscam a fama no Instagram, talvez seja uma boa alternativa manter um feed organizado, principalmente por questões de branding.

Mas, se você é um empresário ou uma empresária, com a intenção de utilizar o Instagram como uma ferramenta de marketing para atrair novos clientes, se relacionar com a audiência e construir uma Marca de Valor para o seu negócio, precisamos lhe informar:

a estratégia do feed organizado é péssima para quem quer vender mais.

Até mesmo para atrair muitos seguidores, com potencial para se tornarem compradores, o feed organizado não é uma boa opção.

Para esse caso, montar uma biografia de valor, de maneira estratégica, é uma opção muito melhor.

👉 Quer aprender a fazer uma Biografia de Valor, capaz de atrair os seguidores certos, que vão se tornar clientes? >>Clique Aqui e descubra a estratégia para construir uma Bio de Valor e atrair clientes ao invés de seguidores<<

Podemos garantir a você que esse post é o material mais completo que você encontrará na internet sobre feed organizado.

Analisamos a questão não do ponto de vista estratégico, não do ponto de vista estético ou visual.

Vamos mostrar para você que no perfil do Instagram do seu negócio o bom conteúdo e a geração de valor devem ser os comandantes da estratégia, não a estética ou o visual.

Em uma estratégia digital bem sucedida, de atração de novos clientes, utilizando o Instagram, o visual do perfil é refém do conteúdo e da geração de valor, jamais o contrário.

Evandro Mazuco, fundador Codirect

Mostraremos a você que o caminho para construir uma Marca de Valor, se tornar referência na sua região, e vender muito mais utilizando o Instagram não passa por ter um feed organizado (entenda por que isso é fantástico para você).

♦ Primeiro, o que é um feed organizado?

Chamamos de feed organizado aqueles que seguem um padrão estético rigoroso, alinhado as imagens por linhas, colunas e cores, formando, assim, uma espécie de mosaico.

Outra maneira muito comum de feed organizado são as composições de imagens por gragmentos, como na imagem abaixo.

 

feed organizado por imagens

Precisamos concordar: um feed organizado é indiscutivelmente bonito e atraente.

Por isso, é normal que empresários, quando decidem utilizar o Instagram como ferramenta de marketing, acabem acreditando que esta seja uma boa estratégia para atrair novos clientes.

Esta, porém, é uma das principais armadilhas que empresários cometem ao utilizar o Instagram com fins comerciais.

feed organizado por paleta cromática

Exemplo de Feed Organizado

A realidade é que um feed organizado gera muito menos resultados que um feed onde você tem liberdade para fazer suas postagens sem ficar preso a modelos e esquemas pré-determinados.

Talvez, a única vantagem do feed organizado é que ele é mais bonito – nada além disso.

Negócios que mantém um feed organizado têm menor engajamento, dificuldade de atrair as pessoas certas (que se tornarão clientes depois), não conseguem investir no relacionamento com a audiência, e encontram maiores obstáculos na hora de utilizar o perfil para gerar valor ao Cliente Ideal.

👉 Você tem clareza a respeito do seu Cliente Ideal? >>Clique Aqui e saiba por que não ter clareza sobre o seu Cliente Ideal pode estar afetando as suas vendas<<

Além disso, os perfis que investem em um feed organizados são frios, com aspecto institucional, com total ausência de calor humano.

Hoje, já sabemos que o Instagram é uma rede de relacionamentos; ou seja, mesmo quando utilizada para fins comerciais, é preciso ter um perfil humanizado, que converse de igual para igual com a audiência.

Mesmo assim, muitos negócios, não importa o tamanho ou a área de atuação ainda acredita que manter o feed organizado é uma boa estratégia.

Esse comportamento é resquício do velho modo de fazer marketing.

👉 Você precisa conhecer as diferenças entre o antigo marketing, de interrupção, e o novo marketing de atração. >>Clique Aqui e descubra as diferenças entre o novo e o velho marketing<<

O marketing tradicional, offline, geralmente feito por agências externas ou profissionais de fora do negócio.

Esse marketing, offline, de interrupção, era, na verdade, merda divulgação de produtos nos canais disponíveis: rádio, televisão, revistas, jornais, panfletagem, mídia outdoor…

Isso nos leva às…

Origens do feed organizado – como tudo começou

Há até pouco tempo, quando a maior parte das verbas de publicidade eram alocadas nas chamadas mídias tradicionais – televisão, rádio, jornais e revistas havia a ideia de que as marcas deveriam ser infalíveis.

Isso fazia sentido.

Anunciar custava muito caro e era um processo complexo.

Primeiro alguém produzia as peças publicitárias, que enviava a uma outra pessoa que tinha a função de aprová-las.

Aprovadas, as emissoras de televisão (rádio, jornal ou revistas) recebiam os materiais publicitários, para só então, transmiti-los às massas.

Se você fosse um anunciante, não ficaria nem um pouco feliz com erros nos anúncios, afinal, sua credibilidade estaria em cheque.

Para evitar isso, toda a comunicação era muito bem pensada e minuciosamente elaborada.

feed organizado por cores

Os padrões estéticos eram elevados – aí a origem do feed organizado – e não havia espaço para o erro.

Além disso, esse modelo de publicidade não permitia o diálogo.

A comunicação entre marca e consumidor era de mão única, de cima para baixo. 

As marcas falavam para os consumidores, mas esses eram incapazes de responder, opinar ou interagir – incapazes de serem ouvidos.

Isso sem contar que a maioria dos pequenos negócios ficava de fora de qualquer tipo de publicidade – não conseguiam suportar os custos de produzir e veicular um anúncio, precisando recorrer a métodos alternativos de divulgação.

Mas aí veio a internet, e tudo mudou.

“A internet democratizou o marketing e a publicidade. Antes reservados às grandes marcas, agora podem – e devem – ser utilizados por toda e qualquer empresa, independentemente do tamanho ou da área de atuação.

Evandro Mazuco, mentor empresarial

♦ O consumidor não quer feed organizado

A comunicação entre consumidor e a marca deixou de ser de mão única. 

Antes, apenas as marcas falavam, em um monólogo auto indulgente.

Hoje, com o triunfo das redes sociais (os brasileiros passam em média 3h42m por dia nas redes sociais), o que existe é um diálogo genuíno, onde a agilidade é fundamental.

Imediatamente após as marcas postarem algo em suas redes sociais, a audiência (clientes e potenciais clientes) podem respondê-la com total liberdade. 

É inveitável que o mercado amadureça conforme vai ficando evidente que o fator mais importante a ser considerado em uma estratégia profissional no Instagram é a interação da marca com o Cliente Ideal.

“Depois da internet e das redes sociais, a relação entre consumidor e marca mudou de maneira definitiva. Deixou de ser um monólogo da marca para ser um diálogo entre marca e cliente em um relacionamento muito mais profundo.

Luiz Gustavo, fundador Codirect

O feed do perfil do seu negócio tem uma função estratégica essencial quando o objetivo é utilizar o Instagram como ferramenta de marketing, é um desperdício utilizá-lo como um mero panfleto bonitinho, apostanto em um feed organizado em detrimento do relacionamento, da geração de valor e da estratégia.

Você precisa de flexibilidade para trabalhar o feed do negócio e, se tem algo que um feed organizado não vai te der é flexibilidade na hora de postar um conteúdo.

♦ Feed Organizado x Humanização da Marca

Existem três motivos pelos quais as pessoas entram nas redes sociais:

  • para aprender algo;
  • para se entreter/ se divertir;
  • para se relacionar.

As pessoas não entram nas redes sociais com a intenção de comprar algo ou de pesquisar preços. Isso pode até acontecer, eventualmente, mas não é o comportamento típico do usuário das redes sociais.

Apesar disso, não significa que as redes sociais não sejam uma excelente ferramenta de vendas e atração de novos clientes.

É exatamente por isso que precisamos entender o comportamento típico de um usuário de rede social. 

“É possível vender muito utilizando o Instagram. Mas isso só acontece quando a gente entende o comportamento do usuário típico das redes sociais. Só assim poderemos abordá-lo da maneira certa, no momento certo, com a oferta certa.

Luiz Gustavo, mentor empresarial

O comportamento do usuário nos diz que a tendência é que ignorem tudo aquilo que identifiquem como publicidade ou anúncios.

Na maioria das vezes, feeds organizados se parecem exatamente com isso: publicidade e anúncio – belos anúncios; ainda assim, anúncios.

É por isso que cada vez mais tem se falado na humanização das marcas.

Pessoas gostam de interagir com outras pessoas e, principalmente, com a história dessas pessoas anseiam por um vínculo emocional.

Elas não se conectam com marcas despersonalizadas, com conteúdo institucional ou com um feed organizado.

Há praticamente infinitas opções oferecendo aquilo que os usuários querem: aprender, se entreter e socializar. 

Tudo diferente disso, é ruído e será ignorado.

Isso faz com que cada vez mais os negócios deem características humanas para suas marcas.

Humanizar uma marca significa dar a ela uma personalidade própria, capaz de identificá-la e, principalmente, diferenciá-la de todas as outras.

Humanizar uma marca tem a ver com clareza sobre o Diferencial de Valor, em estar em harmonia com a essência da marca.

👉 Tem clareza a respeito do Diferencial de Valor do seu negócio? >>Entenda porque o Diferencial de Valor deve ser o primeiro passo para o seu negócio fazer a diferença e construir uma Marca de Valor<<

A essa altura você pode estar se perguntando: “Eu entrei aqui para saber de feed organizado, o que isso tudo tem a ver com a organização do feed?”

É porque no Instagram, a sua audiência precisa estar convencida de que há uma pessoa do outro lado.

Elas precisam sentir o calor humano e se conectar emocionalmente com o que veem.

Só assim estarão abertas para o conteúdo que é postado, deixando de ser apenas seguidores (apenas um número) para ser audiência: pessoas que estão atentas às mensagens.

“O número de seguidores é uma métrica de vaidade. O que importa é a sua audiência, as pessoas que acompanham a sua marca, estão atentas ao que você diz e aptas a serem convencidas de que o produto ou serviço que você vende é a melhor solução para uma dor ou desafio que enfrentam.

Evandro Mazuco – fundador Codirect 

Quanto maior a conexão emocional, mais estreito e íntimo será o relacionamento, deixando o usuário mais próximo do fechamento da compra.

O feed organizado está na contramão desta dinâmica; afinal, eles tem cara de material publicitário, deixando evidente que há um esforço comercial por trás do que veem, o que acaba gerando uma desconexão imediata, afastando a audiência, derrubando o engajamento e, consequentemente, afastando clientes.

♦ Motivos para fugir do feed organizado

Caso os argumentos apresentados até aqui ainda não tenham sido suficientes, fique tranquilo, a Codirect tem mais alguns motivos para mostrar a você que ter um feed organizado é a maior furada.

Vamos a eles:

1. Quebrar a cabeça com feed organizado vai gastar seu bem mais precioso: tempo

Manter um feed organizado demandará muito tempo de você, do seu time .

Ou pior, você contratará uma agência (que não conhece nada do seu negócio ou do seu mercado), para fazer um feed lindo investindo dinheiro no tempo de pessoas de fora do negócio.

Sempre que for postar,  precisará quebrar a cabeça para pensar em uma imagem que harmonize com as imagens que já foram postadas.

Depois que a imagem estiver decidida, perderá mais tempo pensando em um texto que seja capaz de ser relevante para sua audiência e faça algum sentido com a imagem escolhida.

Ou, então, se tiver uma agência fazendo isso para o seu negócio, terá que solicitar um conteúdo, terá que aguardar, aprovar, postar… ou seja, tempo perdido.

2. Seu conteúdo não pode ser refém da estética

Quando você opta por uma estratégia de feed organizado, você engessa o seu conteúdo que é elaborado conforme a harmonia do feed, e não conforme o interesse da sua audiência.

O seu conteúdo não pode ser refém da estética do feed.

Você precisa de liberdade para postar o conteúdo que seja mais adequado à sua estratégia naquele momento.

Sabemos que o processo de construção de uma Marca de Valor exige relacionamento próximo com a audiência.

Por isso, é preciso agilidade na hora de postar os conteúdos – coisa que um feed organizado não nos permite fazer.

3. O feed organizado pra quem já tem uma Marca de Valor (olhar feed da LV Prada Gucci)

Muitos clientes, quando chegam ao programa de mentoria Marca de Valor, confrontam nossos mentores mostrando o feed de marcas consolidadas mundialmente como Gucci, Prada, Armani…

Todas essas incontestáveis Marcas de Valor utilizam, ou já utilizaram, a estratégia do feed organizado.

Somos obrigados a fazer um esclarecimento.

A Codirect é uma comunidade de empreendedores, com mentores e mentorados, que ajuda empresários a construírem suas Marcas de Valor por meio do digital.

Então entenda que, quando falamos que feed organizado é uma grande armadilha, é para esse tipo de pessoa que estamos falando.

Grandes empresas, como as mencionadas antes, não utilizam as redes sociais para construir relacionamento. Elas usam como mais uma das inúmeras ferramentas a serviço do rigoroso branding da marca.

Para essas grandes Marcas de Valor, já consolidadas, o feed organizado pode ser uma boa alternativa.

Mas, como sabemos que estamos falando com você, empresário, que ainda não construiu a sua Marca de Valor, mas quer crescer o negócio, conquistar resultados acima da média, falamos sem papas na língua: fuja do feed organizado.

♦ Ela “desorganizou” o feed e multiplicou as vendas

A Lia Hermann, arquiteta de Chapecó, SC, é uma das mentoradas da Codirect que mais nos trazem orgulho.

Quando chegou no programa de mentoria Marca de Valor, a Lia investia em um feed organizado.

Na época, não sabia se ia ter algum projeto para trabalhar no mês seguinte.

Em 2016 a Lia (guarde esse número) trabalhou em 16 projetos.

Como a área da Lia Hermann é a arquitetura, um nicho que prima pelo capricho estético, era impensável para ela ter um feed “desorganizado”.

Como a questão estética era crucial para ela, mostramos que fugir do feed organizado não significa que você precisa abraçar um feed “esculhambado” ou esteticamente feio.

Ela percebeu que um feed “não organizado” é um feed que não é refém do visual.

Como ela mesma diz:

“Foi um grito de alegria quando me libertei do feed organizado”.

Lia Hermann, arquiteta e mentorada Codirect

Depois que a Lia percebeu que a construção de uma Marca de Valor tem muito mais a ver com gerar valor e investir em relacionamento com a audiência do que com feed organizado, ela deslanchou.

Ao usar o Instagram de maneira estratégica, seguindo um método, a arquiteta Lia Hermann  pode mostrar às pessoas que era uma Arquiteta de Valor.

Assim, sem feed organizado, hoje o nome Lia Hermann Arquitetura é referência em espaços arquitetônicos humanizados, não apenas na região onde o escritório está fisicamente localizado.

Lia Hermann Arquitetura é reconhecida em todo o país como uma Marca de Valor. 

Lembra do número que eu pedi pra você guardar, no início?

A Lia Hermann trabalhou em 16 projetos em 2016.

No último, foram 250 projetos – e o escritório não para de crescer.

👉 Quer saber qual o método que a Lia Hermann executou para ir dos 16 aos 250 projetos? >>Clique Aqui e libere o acesso à Masterclass Gratuita com os 5 passos para você construir uma Marca de Valor e se tornar referência na região<<

♦ O feed bagunçado da Netflix

Apesar de existir empresas que ainda se apresentam no Instagram de maneira fria e institucional, algumas já entenderam a importância de ter um feed mais dinâmico, informal, próximo, humano.

Uma delas é a Netflix.

 

feed organizado do netflix

Feed da Netflix

Eles postam memes, vídeos, reels… sempre de maneira descontraída e sem se preocupar com questões estéticas do feed.

Meme postado pela Netflix

Meme posrado pela Netflix

Não é raro que a empresa responda aos seguidores que interagem com ela nas diversas redes sociais que estejam presentes.

Resposta dada pela Netflix a seguidor

Resposta dada pela Netflix a seguidor

 

♦ Conciliar feed organizado e geração de valor

Depois que entendem toda a questão da geração de valor, do investimento em relacionamento, muitos empresários e empresárias ainda estão receosos.

É comum que se faça a pergunta:

“Ok, eu entendi que preciso gerar valor nas minhas postagens. Mas eu não posso gerar valor E ter um feed organizado e visualmente bonito?

Cliente Codirect ao entender que para ter resultados extraordinários, é preciso gerar valor

Em nossas sessões de mentoria, cortamos logo o mal pela raiz e alertamos: isso é uma utopia.

Na realidade do pequeno e médio empresário, que ainda está construindo sua Marca de Valor, os recursos são sempre escassos.

Geralmente, no começo, é o próprio dono do negócio quem gerencia as postagens – muitas vezes, são responsáveis até pelos textos e imagens.

Mesmo quando são um pouco maiores, a equipe de marketing ainda é bastante enxuta.

Em ambos os casos, a energia necessária para manter um feed organizado, não se traduz em resultados.

O que a Codirect recomenda sempre aos empresários mentorados é: faça o básico que já foi validado e dá resultado.

Use toda a energia que você tem disponível para gerar valor e estreitar relacionamento – é isso que importa para o seu Cliente Ideal.

♦ Conclusão

Resumindo tudo o que vimos até aqui, podemos dizer que se você ainda não tem uma Marca de Valor, mas está buscando resultados acima da média do seu mercado você deve fugir do feed organizado.

Mantê-lo, além de custar tempo e energia, vai trazer resultados inferiores ao seu negócio.

Isso já seria motivo suficiente para você enterrar de vez essa ideia, afinal o perfil do seu negócio deve estar à serviço do seu Conteúdo de Valor, e não o contrário.

Sua marca não deve jamais se parecer como alguém que vende a todo custo.

O arquétipo do vendedor chato deve estar distante da sua marca. São outras as associações que devem ser feitas a ela.

Se você chegou até aqui, a Codirect gostaria de lhe dar os parabéns.

Segundo os dados do Google Analytics, menos de 0.7% das pessoas que chegam até essa página, chegam até aqui.

Gostamos que seja assim.

Essa página foi feita com a intenção de conversar com o topo da pirâmide. 

Com os Empresários de Valor, que estão em busca de resultados realmente extraordinários.

Todo esse conteúdo que você viu é extremamente técnico, mas entendê-lo na totalidade, coloca você na rota de construção de uma Marca de Valor.

Pelo fato de ter chegado até aqui, de estar no pequeno grupo de empresários que investe seu tempo em conhecimento para conseguir o que deseja, a Codirect quer oferecer a você uma Sessão Estratégica de mentoria gratuita com um especialista Codirect.

Ao clicar no link abaixo, você será redirecionado para uma página onde haverá um formulário com perguntas sobre o seu negócio.

Após respondê-las, você poderá agendar a sua Sessão Estratégica gratuita.

O formulário leva menos de 5 minutos para ser respondido e ajudará nosso especialista a entender a realidade do seu negócio e dar a você a visão estratégica sobre qual o próximo passo para a conquista dos seus objetivos.

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Caso você acredite que ainda não é o momento para realizar uma Sessão Estratégica de mentoria, está tudo bem.

Convidamos você a ouvir o CODICAST #034, Identidade Visual no Instagram.

♦ CODICAST #034 – Identidade Visual e Feed Organizado no Instagram

Nessa edição do podcast que ajuda a transformar pequenos e médios empresários em protagonistas, os fundadores da Codirect, Evandro Mazuco e Luiz Gustavo, falam sobre feed organizado e identidade visual no Instagram.

Eles vão entregar a você toda a estratégia relacionada à identidade visual no Instagram para pequenos e médios empresários que querem construir a Marca de Valor do seu negócio.

Este é um dos CODICASTS mais ouvidos.

E, pra finalizar, nunca se esqueça: Empresários de Valor constroem Marcas de Valor.