Implementar uma estratégia de marketing para vender mais no delivery é um excelente um meio de alcançar mais clientes.
Investir em estratégias de entrega pode realmente fazer a diferença no faturamento do seu restaurante.
Para ajudar você e o seu restaurante nessa missão, trazemos para você O Guia do Marketing para Deliverys – uma estratégia completa.
Você ainda não tem uma estratégia de marketing para o seu delivery? Se a resposta for “não“, você pode estar perdendo muito dinheiro.
A passagem de ano de 2020 e boa parte do primeiro semestre de 2021, obrigou que muitos donos de negócios do ramo alimentício precisassem inovar seus negócios para continuar lucrando em meio a pandemia.
Empresários que já trabalhavam com um sistema de delivery se viram obrigados a divulgar ainda mais esse meio de compra entre seus clientes.
Aqueles que não tinham o serviço de delivery implementado, foram obrigados a oferecê-lo aos clientes.
Segundo a Uber Eats, um dos principais aplicativos de delivery, o aumento no número de entregas em 2020 foi de 224%.
O delivery tornou-se uma grande oportunidade de atingir a um novo público, além de continuar vendendo para aqueles que já eram consumidores da marca.
Para outros, entretanto, adaptar a estratégia de marketing para atender a demanda do delivery não foi nada fácil.
Pensando em ajudar você, preparamos um guia definitivo, com uma estratégia de marketing para o seu delivery.
A importância de uma estratégia de marketing para o seu delivery
Durante muito tempo, ter uma estratégia de marketing aplicada ao negócio era possível apenas para empresas muito grandes, com muito dinheiro para gastar.
Era algo que estava muito distante da realidade de pequenos e médios empresários.
Hoje a realidade é completamente diferente.
Qualquer tipo de negócio, mesmo que não tenha um grande orçamento, pode implementar uma estratégia de marketing efetiva.
As oportunidades trazidas pela internet, especialmente pelas redes sociais, são enormes.
A estratégia que você está prestes a conhecer, quando colocada em prática, fará com que você consiga atrair novos interessados em consumir seus produtos, acelerando o processo de conhecimento, consideração e compra.
Hoje, 75% da população brasileira tem acesso à internet e, segundo uma pesquisa feita pelo Ibope, 86% dos entrevistados já compraram pela internet, sendo o principal motivo a comodidade – ou seja, tudo a ver com delivery.
Trace o perfil do seu Cliente Ideal
Toda estratégia de marketing para seu delivery começa com o Cliente Ideal.
O Cliente Ideal é um personagem fictício, baseado em traços em comum dos seus melhores clientes.
E os seus melhores clientes são aqueles que:
- Gastam mais;
- Compram mais vezes;
- Que recomendam mais;
- Mais fáceis de atender.
O Cliente Ideal é a resposta para a pergunta: “para quem você quer vender”?
Por mais que a resposta natural antes de pensar em uma estratégia de marketing,seja: “eu quero vender para todo mundo” é fundamental que você foque no seu Cliente Ideal.
Isso determinará sua linguagem, linha de conteúdo, as plataformas onde você deve estar presente, entre tantos detalhes fundamentais para os bons resultados da estratégia.
Uma rede de fast-food, por exemplo, que tem opção de carnes diversas, nunca focaria a sua comunicação em um público vegetariano ainda queo cardapio tenha opções para eles.
Outro exemplo é uma rede de alimentos especializados em dieta Low-Carb.
Naturalmente o público que tem um maior interesse por esse tipo de alimento são atletas, por vezes de academias, que gostam de manter uma vida balanceada e cuidam da saúde fisica.
A estratégia de marketing deve ser inteiramente pensada em chamar atenção e gerar valor para esse público.
Portanto, nunca se esqueça: comece conhecendo profundamente o seu Cliente Ideal.
- Qual a idade?
- Qual o estilo de vida deles?
- O que eles buscam ao comprar seu produto?
- O que eles gostam de consumir na internet?
Essas são apenas algumas das perguntas que você pode fazer para entender melhor o seu Cliente Ideal.
Processos: essenciais para uma boa estratégia de marketing
Não adianta apenas decidir que atenderá por delivery e ficar aguardando os clientes aparecerem.
É preciso ter um passo a passo para a jornada do cliente.
Descoberta > Atenção > Interesse > Desejo > Compra.
Processualizar as etapas é importante, por dois motivos principais:
- Otimização;
- Para que os funcionários entendam exatamente o que precisa fazer.
Processos dão clareza a sua equipe.
Dentro do processo é necessário pensar também em mais detalhes do tipo: quem será o motoboy – se de fato a comida for entregue por um – e qual o tipo de embalagem será usado.
É preciso definir coisas como o raio de atuação que seu restaurante poderá disponibilizar a entrega, bairros em que poderá atender e qual será o horário disponibilizado para esse serviço.
Assim, você consegue mensurar o valor ideal a ser cobrado nas entregas – considerando os encargos de deslocamento do entregador – e estruturar um delivery organizado, sem sobrecarregar seus funcionários ou frustrar o seu cliente.
Outro ponto fundamental no processo, é escolher COMO você fará seu delivery acontecer.
Através de telefone? WhatsApp? Aplicativos de celular?
Você precisa saber disso antes de implementar uma estratégia de marketing no seu delivery.
Afinal, quando começar a divulgar sua opção de entrega, é preciso que as pessoas já saibam onde encontrar seu restaurante!
Iniciando o marketing
Agora o seu delivery já tem processos definidos e conhece muito bem o seu Cliente Ideal, chegou a hora de iniciar a estratégia de .
Lembra que falamos da importância de conhecer o seu cliente?
Pois é… agora você precisará divulgar as comidas do delivery e, para atingir as pessoas com maior possibilidade de se tornarem clientes, é necessário conhecê-las.
Hoje em dia o Instagram é a melhor rede social para restaurantes que querem alcançar clientes para o delivery.
Ter um perfil comercial nesta plataforma é fundamental.
Mas não basta ter um perfil e deixar ele lá, parado.
É importante é que você mantenha todas as plataformas atualizadas, com conteúdo relevante, capaz de gerar desejo de compra no seu Cliente Ideal.
Dentro do Instagram, utilize sua BIO para avisar que realiza entregas.
Pode incluir a frase “faça o seu pedido 👇” na última linha do seu texto e adicionar um link que direcione o interessado para um ambiente onde ele possa fazer o pedido.
Pode ser, por exemplo, um link que leve o cliente direto para o WhatsApp comercial onde ele possa fazer o pedido.
Criando um link para o WhatsApp do seu delivery
Alguns sites permitem que você crie um link direto para o WhatsApp do seu delivery.
Um bom exemplo é o Convertte. Para acessá-lo, é só clicar no link abaixo.
>>Criar um link para o WhatsApp do meu delivery<<
Mas atenção, ao usar esse site, o link gerado terá um aspecto assim:
https://api.whatsapp.com/send?phone=5540999941212&text=Ol%C3%A1%2C%20eu%20gostaria%20de%20fazer%20um%20pedido
Não fica legal colocar um link desse tamanho na BIO do perfil do Instagram.
Por isso, o ideal é usar um serviço encurtador de links.
O mais popular é o bit.ly.
É um serviço gratuito, que deixará o link acima com o seguinte aspecto:
bit.ly/[Nome do Restaurante]
Conteúdos: a alma da estratégia
Na hora de criar conteúdos, não se esqueça: sem panfletagem digital.
Produza conteúdos de valor, que falem sobre a experiência de comer algo do seu restaurante e tragam algo sobre culinária em seu contexto.
Dicas de conteúdo para Delivery:
- Storytelling do restaurante: Conte a história de como seu restaurante se originou. De onde você veio, quais dificuldades enfrentou e onde espera chegar. As pessoas adoram se envolver com histórias – além de ser uma excelente maneira de humanizar o perfil do seu delivery;
- Storytelling do prato: O legal sobre a culinária no Brasil é que os pratos mais consumidos vieram de diferentes partes do mundo e possuem diferentes histórias. Escolha uma receita, pesquise a respeito e conte sua história ao cliente;
- Foodporn: Sabe aquelas fotos e vídeos de comida, que só de olhar dá água na boca? Chamamos isso de foodporn. Você gera um desejo visual na pessoa, sem oferecer a comida de fato. Publique uma foto do prato mais vendido no seu delivery e experimente falar sobre os ingredientes ou responder a uma pergunta que sempre fazem para você;
- Isso ou aquilo: Esse post é bom principalmente para quem procura comentários no perfil. Separe dois dos pratos mais pedidos pela sua audiência e coloque a foto de ambos em um único post, perguntando qual o favorito do seu cliente.
Quem são seus concorrentes?
Você já conhece o Cliente Ideal do seu delivery, certo?
É bom também conhecer a concorrência.
Mas é preciso prestar atenção: concorrentes do seu delivery são aqueles que competem pelo mesmo cliente.
Se o seu delivery vende hamburguers, outra hamburgueria que atende uma região diferente da sua, não é concorrente; um restaurante italiano, porém, pode competir pelo mesmo cliente sendo, assim, seu concorrente.
Procure mapeá-los, e observe suas ações. Vejam como eles estão atuando nas redes sociais e o que estão fazendo para atrair clientes.
Estar de olho nas estrategias de marketing dos deliveries concorrentes com certeza trará bons insights para você.
Saiba a hora de fazer promoções
Diante da pesada concorrência, faça promoções para atrair novos clientes, que ainda não compraram com você.
É bastante simples aplicar cupons de desconto nos aplicativos de entrega.
Outra opção é oferecer brindes para primeira compra, como uma sobremesa ou uma porção de acompanhamento.
Faça anúncios patrocinados
O conteúdo que você fará no Instagram do seu delivery é extremamente importante mas, todos sabemos, o alcance orgânico do Instagram pode acabar limitando o seu crescimento.
Quando você patrocina os seus conteúdos, você pode encontrar de maneira bastante assertiva as pessoas que tem o perfil do seu Cliente Ideal.
O mais fantástico é que as opções de segmentação das plataformas de anúncios (Facebok Ads, Google Ads) são quase infinitas.
Ou seja, você anuncia apenas para potenciais clientes que estejam no seu raio de atuação.
Mas atenção, cuidado para não queimar dinheiro anunciando sem uma estratégia.
Clique nos links abaixo para conhecer uma estratégia de atração e conversão de novos clientes.
>>Clique aqui e aprenda como atrair novos interessados em consumir os produtos do seu delivery através do Efeito Bola de Neve<<
>>Clique aqui e aprenda a transformar interessados em clientes através do Mecanismo das Vendas Escondidas<<
Encante o cliente
O seu cliente fez o pedido? Surpreenda-o. Vá além das suas expectativas.
A embalagem é muito importante, é por meio dela que o cliente terá o primeiro contato com o produto que comprou.
Muitos deliveries perdem uma excelente oportunidade de se diferenciar da concorrência ao enviar a comida em uma embalagem genérica, como qualquer outra.
Diferencie-se, mostre que é único.
Mande uma mensagem escrita de próprio punho, ofereça um desconto para a próxima compra, ofereça um bombom de sobremesa.
Instigue o cliente a fotografar a refeição e a marcar o perfil do seu restaurante no Instagram dele.
São açoes de baixo custo que podem impactar positivamente os resultados do seu delivery.
Capriche nas fotografias
Utilize apenas fotos reais dos seus produtos.
Para isso, capriche nas fotografias.
Tenha uma equipe para implementar a estratégia de marketing
Talvez no início você não consiga ter uma equipe para fazer o trabalho.
Nesse caso, quem vai implementar a estratégia de marketing para o seu delivery é você mesmo.
Não há problema algum nisso. Pelo contrário, é ótimo.
Quanto mais você colocar a mão na massa implementando a estratégia, quanto mais você entender de marketing, melhor.
Aprenda e desempenhe a função. Sem dúvidas, implementar esta estratégia de marketing melhorará a lucratividade do seu negócio.
Assim que o dinheiro começar a entrar e o lucro aumentar, invista em pessoas dentro da sua empresa que possam te dar apoio.
Se a sua empresa agendar entregas por WhatsApp, por exemplo, busque qualificar funcionários para eles possam oferecer um atendimento personalizado pelo canal.
Assim também será nas redes sociais.
Busque pessoas capazes de produzir conteúdos que sejam alinhados com os valores da sua empresa.
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