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Como fazer stories no Instagram

O Instagram é uma rede de conexão e experiência. Por trás de toda marca existe uma história, pessoas e experiências e é isso que seus seguidores precisam ver. Saber como fazer stories no Instagram é indispensável para quem quer criar um vínculo emocional com seus potenciais clientes.

 

Se você quer aprender como fazer stories no Instagram, deve prestar atenção ao nome da ferramenta: stories.

Ela foi criada para permitir que você crie narrativas dentro de seu perfil e aproxime o seu Cliente Ideal do dia a dia da sua marca. 

Mas acontece que muitas pessoas ficam em dúvida, sem saber como produzir conteúdo atraente para o consumidor nesse momento.

Por isso resolvemos escrever esse guia, com dicas de como fazer stories no Instagram. 

Mas antes de começarmos, temos um primeiro aviso.

Muitos dos nossos clientes e mentorados dizem não se sentir à vontade em gravar stories devido à timidez. 

Isso é absolutamente normal! 

Mas é um medo que só pode ser vencido quando enfrentado e, por isso, também vamos te ajudar a lidar melhor com a câmera. 

 

Gravando stories: comece com o que você tem

Muitos acreditam que para começar a gravar stories no Instagram precisam do melhor smartphone, da melhor iluminação, do melhor cenário…

Não é nada disso.

Vamos pegar o exemplo do Evandro Mazuco, co-fundador da Codirect.

Todos os dias ele aparece nos stories da @codirectbr dando dicas para empresários que querem construir sua Marca de Valor.

Ele acabou ficando popular entre a audiência por causa do seu “fone de ouvido branco”.

Um acessório comum, que vinha junto com o aparelho.

Para começar a fazer stories no instagram, você não precisa de nenhuma super-produção ou investimento alto. 

Claro, o capricho é sempre importante, mas você pode simplesmente caprichar com o que tem! 

O importante é começar e criar o hábito!

 

Planeje o conteúdo antes de começar a fazer os stories

Para gravar stories no Instagram o ideal é que você seja espontâneo.

Se você for gravar um texto ensaiado, a conexão com o seu Cliente Ideal será muito menor. 

Mas isso não quer dizer que você não possa elaborar um planejamento sobre aquilo que irá conversar com os seus seguidores. 

Saber o assunto que você vai abordar, que histórias e temas quer compartilhar, ajuda você a manter uma linha de raciocínio que contenham início, meio e fim.

Principalmente para as pessoas que se sentem mais travadas na hora de ligar a câmera e começar a gravar, essa pode ser uma ótima solução. 

Tendemos a nos sentir mais confiantes quando estamos preparados para o que vamos enfrentar. 

Mas afinal que tipo de conteúdo fazer para postar nos stories?

Na verdade, tudo depende da sua área de atuação e do seu Cliente Ideal.

Alguns dos nossos clientes, por exemplo, compartilham muito do seu lifestyle. 

Fazem isso porque o Cliente Ideal deles deseja ter uma vida como a desses empresários. 

Mas também temos mentorados do programa Marca de Valor que são super reservados quanto a sua vida pessoal e não há qualquer problema nisso.

É possível gravar stories e gerar muito valor à sua audiência no Instagram sem precisar expor sua vida pessoal.

Analise esses fatores, descubra quais são os interesses do seu público e busque comunicar isso da melhor forma. 

Para te ajudar, separamos algumas dicas de conteúdos.

Você pode começar a gravar agora mesmo para interagir com o seu público por meio dos stories. 

Compartilhe sua rotina

Você pode compartilhar a sua rotina pessoal ou a rotina do seu negócio, da sua marca.

Mostre como é seu dia de atividades do instante em que você começa o trabalho até o fim do expediente. 

Se você acompanhava o perfil da @codirectbr antes da pandemia é muito provável que já tenha “passeado” entre os nossos setores e conhecido um pouquinho do trabalho da nossa equipe. 

Sempre gostamos muito de dar esse espaço, para que nossos seguidores conheçam nossos colaboradores e vejamos as pessoas por trás de cada informação, imagem, texto e anúncio que os atinge.

Se você não gosta de aparecer e gravar stories no instagram, pode começar sem aparecer.

Mostre a sua empresa e a execução de atividades, enquanto conversa casualmente com o seu público. 

E, caso queira perder o medo de gravar vídeos e fazer stories no Instagram, o Evandro e o Luiz Gustavo gravaram um podcast inteiro para ajudar você a perder este medo.

Se quiser assistir ao CODICAST #095 no YouTube, é só apertar o PLAY!

Se você preferir ouvir no SPOTIFY, aí está:

Compartilhe conhecimento 

Todo mundo tem algo a ensinar. Pense nisso ao pensar em como gravar stories no Instagram.

Independente de qual seja sua área de atuação, trabalhar nesse meio faz de você uma autoridade neste ramo. 

Você tem mais conhecimento na área do que a maioria das outras pessoas.

Certamente tem algo a ensinar, um conhecimento a passar para frente, a fim de cativar seus seguidores a acompanharem ainda mais seu conteúdo. 

Por exemplo:

Uma loja de roupas pode compartilhar dicas de moda. 

Uma nutricionista pode dar informações relevantes e nutricionais sobre alimentos.

Um personal pode dar dicas de exercícios que podem ser feitos em casa. 

Além desse conteúdo gerar muito valor nos seus stories, tornando-o bastante atraente para o seu público, também gera um gatilho de autoridade e reciprocidade dentro do perfil. 

Ou seja, seu público vê que você entende mesmo do assunto e se sente instigado a seguir e acompanhar o seu conteúdo para receber mais dicas semelhantes. 

 

Stories sem gravar nada: Promova enquetes e caixinhas de pergunta

Muitas pessoas têm receio de abrir caixinhas de perguntas.

Existe o receio de

que ninguém interaja com a publicação. 

Mas veja bem, se você nem publicar nos seus stories, também não terá engajamento algum não é mesmo?

Faça esse tipo de conteúdo, resolvendo as dúvidas das pessoas a respeito de determinados assuntos.

Então publique as respostas. Isso será o suficiente para que outras pessoas sintam-se incentivadas a perguntar algo também.

Afinal, uma pessoa engajando com você já incentiva outras a participarem e logo você verá que quanto mais você fizer esse tipo de stories, mais retorno você terá.

Conforme você responde as perguntas feitas pela sua audiência, o seu público vai se acostumando à ideia de participar. 

Além disso, as caixinhas de pergunta e enquetes aumentam o alcance do seu perfil. 

O Instagram é uma ferramenta muito inteligente.

Quanto mais pessoas interagem com determinadas publicações (seja ela no feed ou nos stories) mais o aplicativo considera essa publicação relevante, para entregar a um número maior de pessoas. 

Quer saber mais sobre como ter um perfil que atrai clientes no Instagram, para alavancar as suas vendas?

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