Se destacar no Instagram pode ser uma grande oportunidade – ou uma frustração, caso você não tenha uma estratégia. Fique conosco e descubra como divulgar uma loja no Instagram do jeito certo.
♦ Como Divulgar uma Loja no Instagram
Você sabia que o Brasil é o terceiro país com o maior número de usuários ativos dentro do Instagram?
Se você considerar que mensalmente mais de um bilhão de usuários acessam a rede, está diante de uma excelente oportunidade para divulgar sua loja.
Pense da seguinte forma: quantas pessoas passam na rua da sua loja, escritório ou consultório diariamente?
Cem? Duzentas?
Quantas dessas realmente notam a sua loja?
A plataforma social possibilita que você multiplique esse número, alcançando um número maior de usuários; principalmente pessoas que tenham o perfil do seu Cliente Ideal.
Essa percepção, felizmente, é algo que já está se consolidando na mente dos empresários locais e hoje dificilmente você irá conhecer um negócio que não tenha uma presença digital na rede.
Afinal, quem deixa de se promover em uma das maiores plataformas da atualidade está correndo sérios riscos de perder clientes para a concorrência.
Mas será que VOCÊ está se divulgando da maneira correta para atrair o seu Cliente Ideal e fixar a sua marca na mente do consumidor?
É isso que veremos hoje!
♦ Comece pelo Nome
Pode parecer óbvio, mas ter o mesmo nome no físico e no digital é importante.
Supomos que a sua loja se chama “Estrela Guia Moda e Acessórios” e que antes de criar o seu Instagram você já tivesse uma página no Facebook com o nome “Estrela Guia Moda Feminina”.
Imagine a confusão que será se, por acaso, seu perfil no Instagram se chamar “Estrela Guia Acessórios para Mulheres”?
Seu cliente ficará confuso.
Por menor que seja a diferença nos nomes, isso pode remeter a qualquer outra loja que não a sua.
Mantenha uma “circularidade” entre as redes que você promove. Seja através do digital ou do tradicional.
Se alterar o nome em um lugar, altere em todos!
Mas só concretize isso em casos de extrema necessidade.
♦ Clareza a respeito do Cliente Ideal
Até hoje tem gente que diz que cliente ideal é aquele que tem dinheiro para pagar.
De fato, esse é um critério importante, né? Mas um cliente ideal vai muito além disso!
Saber quem é o seu Cliente Ideal resulta em uma comunicação destinada a atrair e reter um tipo específico de público para dentro do seu perfil.
Você deve falar diretamente com aqueles que têm um perfil parecido com o dos seus melhores clientes.
Por exemplo, supomos que você tenha uma loja de suplementação esportiva em Brasília. Seu foco são os suplementos que levam a hipertrofia.
O público que você quer cativar interesse são homens de 25 até 35 anos, os principais consumidores deste produto e se encaixam no manifesto da sua marca.
Você precisará pesquisar a rotina, os hábitos e as preferências desse cliente no dia-a-dia.
Quanto mais referências que levem ele a se identificar com a essência da sua marca você tiver, mais atraído ele se sentirá no seu perfil.
Essa clareza a respeito do Cliente Ideal ajudará você a produzir posts, a se comunicar em vídeos no feed e stories e até mesmo na hora de criar postagens patrocinadas através do gerenciador de anúncios.
♦ Saiba o que Postar para divulgar uma loja no Instagram
Assim como o Instagram oferece uma oportunidade de promoção muito grande, ele também acaba tornando a concorrência maior.
Por isso, saber o que postar para atrair o seu Cliente Ideal é muito importante.
Se você está habituado àqueles comerciais de televisão, esqueça!
O Instagram é uma rede social de relacionamentos e não a vitrine da sua loja.
Você precisa mais do que postar fotos do seu produto, anunciando preços e esperar que ele se venda sozinho.
É preciso conquistar seu cliente.
Gere valor através das suas publicações e de um motivo para ele acompanhar o perfil da sua loja.
Isso abrirá oportunidade para você cativar desejo nele.
O passo anterior quanto a “clareza a respeito do cliente ideal” vai te ajudar muito nessa etapa.
♦ Postando fotos
O Instagram é uma rede principalmente para fotos – apesar de uma crescente valorização dos vídeos na plataforma.
Postar imagens é simplesmente inevitável e por tanto você precisará realizar isso com sabedoria.
Existem três categorias de imagens que você pode testar no seu conteúdo:
♦ Foto nativa
Quando a imagem não sofre edição e não há nenhum texto sobre a foto.
Geralmente, esse tipo de imagem é associada a alguma situação ou explicação que será citada na legenda.
Olhe o exemplo abaixo, de uma das nossas mentoradas do programa Marca de Valor:
♦ Título na Imagem
Quando a imagem ainda é produzida pelo dono da loja trazendo um produto ou um rosto da marca.
Mas diferente do exemplo acima, essa imagem possui uma frase em destaque, para chamar a atenção do usuário para a leitura.
Veja o exemplo abaixo:
♦ Banco de Imagens ou All-Type
Bancos de imagens são aquelas fotos de domínio público na internet que você compra ou baixa gratuitamente, dependendo do site.
São imagens que, geralmente, é possível se notar que não pertencem ao usuário porque tendem a ser mais genéricas.
Ainda assim, podem ser boas na estratégia, quando faltam fotos produzidas a serem postadas.
Já os All-Types, são imagens que geralmente possuem uma cor sólida e estática. E a atenção do leitor é cativada única e exclusivamente pelo texto.
Veja os exemplos:
All-Type
Banco de Imagem
♦ Postando vídeos
Como citamos um pouco acima, o Instagram tem valorizado cada vez mais os conteúdos em formato de vídeo.
Isso porque com o crescimento da rede social Tik Tok, percebeu-se que muitos usuários sentem a necessidade de conteúdos mais interativos, curtos e relevantes.
A ferramenta “Reels” do Instagram, é uma ótima maneira para marcas que querem se divulgar, aumentarem o seu alcance.
Você pode fazer vídeos de tutorial, dicas práticas de como usar o seu produto, explicar sobre o seu serviço e se fizer sentido com o nicho do seu negócio, pode até mesmo realizar alguns dos desafios famosos na rede.
♦ Promova o seu conteúdo
Nem só de conteúdo orgânico (não patrocinado) se promove uma marca.
É preciso que haja equilíbrio entre posts pagos e orgânicos.
Nossa dica é que você comece gradualmente. Sem investir em valores altos na promoção de conteúdo.
Crie uma verba para testes e conteúdos com o mesmo propósito.
Tenha um objetivo claro. Pode ser enviar o cliente para uma página de vendas, direcionar para o WhatsApp ou outro – e veja qual dos testes irá performar melhor durante o período da campanha.
Se você não entende muito bem a respeito da promoção de conteúdos e anúncios dentro da plataforma do Instagram, navegue no nosso post onde mostramos a maneira mais efetiva de patrocinar postagens.
Basta clicar no link abaixo.
♦ Use o gerenciador de postagens
Você não depende disso.
Não é obrigatório, mas é algo que facilitará a sua vida, conforme os números da sua rede forem crescendo.
Os gerenciadores de redes sociais te ajudam a, entre muitas coisas, programar posts, visualizar o número de interações, envolvimento e alcance, com mais precisão e assertividade.
Além disso, alguns gerenciadores elaboram automaticamente relatórios com dados muito precisos para você sobre seu público, campanhas mais qualificadas por prazo, entre outros dados.
O objetivo é que você “gere inteligencia” através dos dados levantados e, tendo isso tudo automatizado, não precise dedicar tempo a fazer cada etapa do processo de validação da estratégia de marketing.
Você olha através do gerenciador o que vem dando mais certo dentro do seu perfil e replica isso.
Por sua vez, também sabe o que melhorar para que aquilo que efetivamente não funcionou como deveria, vá em frente também.
♦ Seja sempre atencioso
Aqui voltamos a um tópico citado lá no início do texto.
O Instagram é uma rede de relacionamento.
As pessoas não querem sentir como se estivessem conversando com um robô, recebendo mensagens programadas.
Responda directs e comentários de maneira sempre personalizada. Cite o nome do usuário em conversa com você e mostre sempre interesse no que ele tem a dizer.
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