O Cliente Ideal é o alvo de todo o seu negócio. Da comunicação às vendas, o Cliente Ideal deve pautar todas as ações da sua empresa.
Baseado nos dados e nas características dos seus melhores clientes, o perfil do Cliente Ideal é uma poderosa ferramenta, capaz de ajudar sua empresa a aumentar o ROI (retorno sobre os investimentos) e a vender muito mais.
Nessa postagem você descobrirá tudo o que precisa sobre o Cliente Ideal, desde a importância dele para o sucesso do negócio até a maneira mais rápida e eficaz de definir o Cliente Ideal do seu negócio.
♦ O que é Cliente Ideal?
O Cliente Ideal deve ser o foco de toda a comunicação do seu negócio.
Traçar seu perfil é importante para que as pessoas que trabalham na sua empresa conheçam o seu melhor cliente, aquele que terá suas dores curadas, ou seus sonhos realizados, pelos produtos ou serviços que seu negócio oferece.
O Cliente Ideal é aquele que valoriza as soluções que você oferece, tendo forte identificação com o Diferencial de Valor que sua marca oferece.
Não importa o tamanho do seu negócio, se você tem 1 ou mais de 1.000 funcionários, você precisa ter clareza a respeito do seu Cliente Ideal, traçando para ele um perfil.
Este perfil nada mais é do que uma descrição resumindo a pessoa que melhor poderá se beneficiar do que sua empresa oferece.
Conhecer o Cliente Ideal é uma das etapas estratégicas mais importantes de qualquer ação de marketing e vendas.
Negligenciar essa etapa poderá ter efeitos desastrosos nos resultados, além de gerar enormes prejuízos; afinal, o Cliente Ideal é o ponto de partida para as ações que vem depois.
♦ CODICAST #035 Cliente Ideal – Assista no Youtube
O CODICAST é o nosso podcast que ajuda pequenos e médios empresários a se tornarem protagonistas.
Na edição 35, os fundadores da Codirect, Evandro Mazuco e Luiz Gustavo, falam toda a sua experiência sobre o assunto.
Para assistir, é só apertar o play abaixo.
♦ Exemplo de uso prático do Cliente Ideal
Vamos usar o exemplo da Codirect para que você veja um exemplo prático de como é útil conhecer o Cliente Ideal.
O principal serviço que vendemos é o programa de mentoria Marca de Valor.
Esse programa é baseado em 3 pilares:
- ESTRATÉGIA: Por meio de um método, já validado por centenas de empresários, a estratégia oferece um passo a passo simples para que nosso Cliente Ideal use o marketing digital para construir uma Marca de Valor e conquistar resultados extraordinários;
- ACOMPANHAMENTO: Mentores e especialistas acompanham de perto a execução da estratégia por parte dos empresários. O objetivo é alcançar resultados expressivos em pouco tempo;
- CONEXÃO: Somos uma comunidade de empresários com objetivos comuns. Empresários que já chegaram mais longe e enfrentaram maiores desafios ajudam aqueles que estão chegando.
Nosso Cliente Ideal não precisa ser convencido de que ele pode construir uma Marca de Valor e alcançar resultados extraordinários, muito acima da média.
Ele já sabe disso.
Ele precisa apenas de ajuda especializada para conquistar tudo o que deseja, e isso é considerado em toda a nossa comunicação.
O Cliente Ideal da Codirect não é o empresário comum; é o empresário que mira o topo, buscando ser a referência em sua região.
Além disso, nosso Cliente Ideal não busca um curso online. Como está à frente de um negócio, o que lhe toma muito tempo, ele precisa ser extremamente assertivo em suas ações.
Isso mostra como o Cliente Ideal pode ajudar, inclusive, na melhoria do serviço vendido.
Todo o acompanhamento que o programa de mentoria Marca de Valor oferece leva essa particularidade do nosso Cliente Ideal em consideração.
No Instagram da @codirectbr (se não segue ainda, siga!), toda nossa narrativa é voltada para a importância da construção de uma Marca de Valor para os pequenos e médios empresários.
Por isso, muitas vezes, falamos coisas que não são bem aceitas por empresários que não miram o topo e que não estão dispostos a arregaçar as mangas para conquistar resultados fora da curva.
E está tudo bem, afinal, esses empresários não são o nosso Cliente Ideal.
O serviço que oferecemos não será útil a eles.
♦ Defina o perfil do seu Cliente Ideal e venda mais (simples assim)
Existe um velho ditado que pode ser muito bem aplicado à lógica do Cliente Ideal: “quem vende pra todo mundo, não vende pra ninguém.”
Há alguns anos, as grandes empresas, como Amazon, Apple e Starbucks perceberam que ao colocar o cliente em primeiro lugar tinham como consequência mais vendas.
Hoje, empresas de todos os tamanhos, buscam se diferenciar colocando o cliente em primeiro lugar, o que torna a definição do perfil do Cliente Ideal algo ainda mais urgente.
♦ Aumento da Taxa de Conversão
Quantos interessados o seu negócio precisa para fechar uma venda?
Se a cada dez interessados, você faz uma venda, a taxa de conversão do seu negócio é 10%, certo?
Traçar o perfil do seu Cliente Ideal propiciará um aumento nessa taxa de conversão.
Isso acontece porque, sabendo quem procurar, o marketing buscará atrair pessoas parecidas com o seu melhor cliente, facilitando o trabalho dos vendedores.
♦ Venda mais fácil
Sabendo quem é o seu Cliente Ideal é muito mais fácil para os seus vendedores fazerem uma abordagem vitoriosa e baterem suas metas.
Sabendo as principais características do cliente, suas dores, dificuldades, expectativas e sonhos, é muito mais fácil elaborar uma proposta comercial.
♦ Venda mais vezes
Talvez você não saiba, mas, de acordo com Philip Kotler, célebre consultor de marketing, conquistar um novo cliente custa de 5 a 7 vezes mais que vender de novo para um cliente antigo.
Por isso, quando você vende para alguém com o perfil do seu melhor cliente, maiores são as chances de que ele fique satisfeito com seu produto ou serviço e volte a comprar de você.
♦ Clientes mais fáceis de atender
Ao selar a venda para alguém com o perfil do Cliente Ideal, o atendimento a ele se torna bem mais fácil.
Além disso, esses clientes tem maior possibilidade de se tornarem fãs da sua marca, promovendo-a espontaneamente para parentes e amigos – a melhor propaganda que pode existir para o seu negócio.
♦ Como definir o perfil do Cliente Ideal?
Aqui você terá acesso a um material que até então só estava disponível para nossos mentorados.
O que mostramos aqui deve servir como base para a construção do perfil do Cliente Ideal do seu negócio.
Fique à vontade para acrescentar questões que sejam relevantes para o seu negócio.
♦ Pesquisa
O perfil do seu Cliente Ideal será traçado com base nos seus clientes reais.
Quanto mais energia você dedicar à construção do perfil, mais efetivo ele será. Você precisará acessar os dados dos seus melhores clientes atuais.
Identifique quem são os seus melhores clientes. Eles são os 20% que:
- Gastam mais;
- Compram mais vezes;
- Mais fáceis de atender;
- Que mais indicam.
Faça um questionário utilizando ferramentas como o Google Forms, Respondi ou Typeform e peça para que esses 20% dos melhores clientes respondam.
Como incentivo para que os clientes respondam às perguntas, você pode oferecer um cupom de desconto para a próxima compra ou alguma outra vantagem.
As perguntas devem ser demográficas, e sobre consideração, fidelização e resultado.
Quanto mais informações você tiver disponível sobre eles, melhor.
👉 Formulário de Pesquisa do Cliente Ideal
✅ Perguntas Demográficas
- Qual a sua idade?
- Qual a sua profissão?
- Genêro: Masculino ou feminino?
- Onde mora?
- Estado civil.
- Tem filhos? Se sim, quantos.
✅ Perguntas sobre consideração
- Quanto tempo conhece a marca?
- Como ficou sabendo da marca?
- Qual produto ou serviço você comprou?
- O que te motivou a contratar/ comprar o produto ou serviço?
- Você considerou outros produtos ou serviços similares? Quais?
- Quanto tempo você levou entre a primeira consideração e o fechamento?
- Por que você me escolheu entre outras opções?
- Quais eram as suas expectativas quando decidiu comprar o produto/ serviço?
- Você tomou a decisão de compra sozinho, ou foi influenciado por alguém?
✅ Perguntas sobre fidelização
- Por que você segue comprando da marca?
- As suas expectativas foram atendidas?
- O que faria você trocar a marca por outra?
✅ Perguntas sobre resultado
- Como o nosso relacionamento impactou a sua vida?
- O que poderíamos fazer para deixar você ainda mais satisfeito?
Além disso, você precisa ter outras informações desses mesmos clientes:
- produtos ou serviços que o cliente comprou;
- frequência de compra, total gasto;
- meio de aquisição;
- comportamento de pós-venda.
É importante que você tenha um acesso organizado a esses dados, além de incentivar no seu negócio a cultura de conhecer melhor o cliente.
👉 Erros comuns em pesquisas para definição do Cliente Ideal
O erro mais comum, que vemos muitos mentorados cometerem, é confundir fatos com adjetivos.
Por exemplo, quando seus clientes disserem que para eles é muito importante na consideração de compra a qualidade do serviço, você precisa investigar o que ele quer dizer com isso.
Você pode simplesmente perguntar: o que é qualidade no serviço para você? Pode me ilustrar uma situação onde a qualidade do serviço foi importante?
♦ Listar o que os melhores clientes têm em comum
Com os dados em mãos, é a hora de analisá-los buscando por padrões e características que sejam comuns aos seus melhores clientes.
É preciso fazer um estudo do comportamento desses clientes, procurando entender de que forma se dá o relacionamento dele com a sua marca.
Faça uma lista com o que esses clientes têm em comum. Seja o mais minucioso possível.
✅ Aspectos demográficos
- Idade
- Gênero
- Profissão
- Cidade
- Perfil sócio-econômico
- Estado Civil
- Família/ filhos.
✅ Hábitos e Rotina
Procure entender os hábitos do seus melhores clientes.
Ele acorda cedo ou tarde?
Dedica mais tempo da vida ao trabalho ou à família, faz exercícios físicos ou é sedentário?
O que gosta de fazer nas férias?
✅ Emoções
Você precisa entender como é a personalidade do seu Cliente Ideal. Se ele é pragmático, emotivo, criativo, impulsivo…
Quais são suas maiorers dores e os seus maiores desafios.
O que tira o sono desse Cliente Ideal? Quais são os seus medos?
E os sonhos? Os desejos?
Ele tem crenças limitantes? Se sim, quais são elas?
O que ele considera uma vida perfeita?
✅ Armadilhas
Quais são as armadilhas mais comuns que o seu Cliente Ideal costuma cair no dia a dia?
♦ Erros comuns na definição do Cliente Ideal
Vamos listar aqui os 3 principais erros que os empresários cometem relacionados à definição do perfil (erros que você não cometerá).
♦ Erro n.º 1
Acreditar que a empresa vai vender apenas para esse perfil de cliente, recusando todos os outros.
O Cliente Ideal é o foco de toda a sua comunicação, mas não é uma seleção de clientes.
Você deve buscar pessoas que tenham o perfil do Cliente Ideal; muitos dos clientes, porém, não vão se enquadrar no perfil e você venderá mesmo assim.
Recomendamos que você assista ao CODICAST #066 – Filtro Comercial x Foco na Comunicação.
Nesse episódio do CODICAST, os fundadores da Codirect Evandro Mazuco e Luiz Gustavo revelam tudo o que você precisa fazer para não cair cometer esse erro.
♦ Erro n.º 2
Acreditar que o Cliente Ideal é apenas demográficos.
Cansamos de ver pessoas definindo o Cliente Ideal baseados apenas em aspectos demográficos; eles são importantes, mas são apenas uma parte do perfil.
Negligenciar suas emoções, rotinas, crenças e seus hábitos é um erro que a Codirect não vai deixar você cometer.
♦ Erro n.º 3
Achar que o Cliente Ideal são os seguidores
Muitos empresários, nas busca pelo Cliente Ideal, fazem pesquisas com seguidores do perfil no Instagram.
A pesquisa deve ser feita com os melhores clientes (gastam mais, compram mais vezes, são mais fáceis de atender, indicam mais).
♦ Buscando o seu cliente
Sabendo quem é o Cliente Ideal, é preciso atrair pessoas com esse perfil para conhecer a sua marca e as soluções que ela oferece.
Com o perfil em mente, você pode ajustar suas campanhas de marketing tendo ele como alvo.
♦ Bônus: Podcast EAG
O Marcelo Germano, fundador do podcast EAG, um dos podcasts de negócios mais relevantes do país, convidou o fundador da Codirect, Luiz Gustavo para bater um papo sobre o tema.
Para assistir à conversa, é só apertar o PLAY!