Uma bio matadora é aquela capaz de atrair o seguidor certo para o seu perfil – aquele com potencial para futuramente se tornar um cliente do seu produto ou serviço. Nesse artigo você verá como fazer uma bio para Instagram capaz de atrair a atenção do seu Cliente Ideal, incentivando-o a conhecer melhor o seu trabalho e seguir acompanhado o seu perfil.
♦ Bio para Instagram: a primeira impressão é a que fica
A primeira coisa que você precisa ter em mente ao pensar na sua bio para Instagram é que, à primeira vista, ela funciona como um cartão de visitas. Mas ela é muito mais que isso.
A bio para Instagram é na maioria das vezes o primeiro contato que qualquer pessoa terá com você ou com sua marca.
Após esse primeiro contato, é natural que a pessoa tenha uma primeira impressão.
Dependendo do que estiver ali, ela pode decidir rolar abaixo para ver o seu feed ou pode decidir que vai seguir você.
Ou, a depender do que está na sua bio, ela pode simplesmente te abandonar, com a sensação de que você não tem nada de interessante para oferecer a ela.
Todos os seus esforços devem estar direcionados para que sua BIO traga clareza total sobre você e sobre o seu negócio. É um desafio constante, afinal, não existe BIO perfeita.
ATENÇÃO: Existem dois motivos pelos quais alguém que visita o seu perfil pode decidir não te seguir. Um deles é positivo, o outro, vamos ver com mais detalhes mais à frente.
♦ CODICAST #129 – Bio Para Instagram
Na edição 129 do CODICAST, o podcast de empresário para emrpesário, os fundadores da Codirect, Evandro Mazuco e Luiz Gustavo revelam todos os segredos de uma bio para Instagram capaz de fazer a diferença na lucratividade do seu negócio.
Você vai descobrir que toda estratégia para transformar seguidores em clientes começa com uma bio para Instagram matadora.
♦ Bio Para Instagram – Assistir no YouTube
♦ Bio Para Instagram – Ouvir no Spotify
♦ Motivos certos para alguém não te seguir
Se você tiver uma excelente bio para Instagram, é natural que algumas pessoas que visitem o seu perfil decidam não seguir você.
Afinal, elas vão entender o que você faz, e não vão te seguir pelos motivos certos: você não é capaz de gerar valor àquela pessoa.
E isso é ótimo, afinal, você não quer seguidores apenas para ostentar um número elevado de pessoas te seguindo.
Você quer seguidores que possam ser beneficiados pelo seu conteúdo para que, futuramente, eles se tornem clientes e fãs da sua marca.
♦ Motivos errados para alguém não te seguir
Se você tiver uma bio para Instagram ruim, ineficiente, incapaz de comunicar com clareza quem você é, quais os seus diferenciais e como você gera valor para os seus clientes, muitas pessoas com potencial de se tornarem seus clientes vão preferir não te seguir.
Ou seja, elas não vão te seguir pelos motivos errados.
Você está perdendo pessoas que poderiam no futuro comprar um produto ou um serviço seu.
Pior do que isto, uma bio para Instagram quando é feita sem atenção é capaz de causar uma péssima impressão às pessoas que visitam o seu perfil.
♦ A importância da sua Bio para Instagram e o novo comportamento do consumidor
Antigamente, bastava você vender um bom produto ou prestar um bom serviço para que muitos novos clientes chegassem até você por meio de indicações de quem já era seu cliente.
O tradicional “boca a boca”.
Porém, o comportamento do consumidor mudou, e há uma nova etapa entre a indicação positiva de um cliente seu e a transformação do desconhecido em cliente: o Instagram.
É cada vez mais comum que, ao receber uma indicação de um produto ou serviço, a primeira reação seja fazer a pergunta: “qual é seu Instagram?”
A indicação, mesmo que venha de alguém que o consumidor confia, não é mais o suficiente.
É necessário confirmar a indicação por meio do Instagram.
E é nessa hora que você precisa estar com a sua BIO preparada para receber esse novo visitante, que terá o seu primeiro contato com você ou com a sua marca.
A sua BIO está pronta?
♦ Intenção
É muito importante que as pessoas sigam você no Instagram com a intenção correta.
Ou seja, que elas realmente encontrem no sau perfil ou no perfil da sua marca aquilo que elas buscam.
Apenas assim, elas seguirão o fluxo desejado por aqueles que querem conquistar sua Marca de Valor:
Desconhecido > Visitante > Seguidor > Comprador > Fã
Por isso, a bio é o local ideal para que exista este alinhamento de expectativas, entre o que você oferece para os seus seguidores e o que os seus seguidores desejam.
Então, ao longo deste artigo, vamos mostrar para você como criar na sua bio do Instagram o ambiente ideal para você atrair as pessoas certas para o seu perfil.
♦ Mas o que exatamente é a BIO para Instagram?
A bio para Instagram é a primeira parte de qualquer perfil.
É a primeira coisa que surge na tela quando você visita qualquer perfil.
Ela é composta por:
- Nome de Usuário;
- Foto do Perfil;
- Nome;
- Categoria;
- Site;
- Bio;
- Opções de Contato;
- Botões de Ação.
♦ Como ter uma Bio para Instagram matadora
Tenha em mente uma coisa: a confusão mata as vendas.
Você precisa ser simples e direto. Com poucas palavras você deve deixar claro o que seu negócio faz, como faz e porquê faz..
Além de comunicar o seu Diferencial de Valor, deve dar clareza do seu posicionamento, gerar autoridade, confiança e desejo no visitante por continuar seguindo seu perfil.
Ter uma BIO para Instagram aumenta a quantidade de seguidores – os seguidores certos, com o perfil do seu Cliente Ideal.
Pois tem algo que você não sabe a respeito do Instagram: dezenas, centenas ou até milhares de pessoas acessam seu perfil toda semana, mas não seguem porque não acham seu negócio interessante o suficiente.
O maior responsável por isso é a sua Bio.
Além disso, a bio matadora deve ser capaz de despertar o interesse em poucos segundos. Ela deve inspirar o visitante a explorar o seu feed, a acessar os seus stories, a clicar no link recomendado…
O ideal é que a BIO matadora transforme segundos em minutos.
Ou seja, um desconhecido visita o seu perfil por curiosidade.
Após ter contato com a sua BIO, ele se interessa em conhecer mais você, lendo os seus posts, consumindo o seu conteúdo e se tornando uma seguidora engajada.
Ou seja, aqueles poucos segundos do primeiro contato se transforma em vários minutos de contato com você e com a sua marca.
♦ Montando uma BIO para Instagram matadora
Para fazer uma BIO matadora recorreremos a um método muito famoso no mundo do Marketing, o AIDA.
Fique tranquilo se você não está familiarizado com o termo, pois é algo muito simples.
Uma bio realmente matadora deve atrair a atenção, despertar o interesse, criar desejo e induzir a uma ação.
Viu o AIDA aí? Nada mais é que um acrônimo para ATENÇÃO/ INTERESSE/ DESEJO E AÇÃO.
♦ ATENÇÃO
♦ Nome de Usuário
Este é o nome do perfil. É o que irá ao lado do @.
No nosso caso, somos @codirectbr
O nome do usuário é extremamente importante, pois é ele que você irá dizer quando alguém perguntar a você qual o seu Instagram.
Por isso escolha um nome de usuário que não tenha ambiguidades, nem caracteres diferentes, como # $ _ * ou coisa parecida.
Tente um nome simples e claro e, se possível, algo que possa ter conexão com a sua atividade.
Por exemplo, se o nome da sua clínica é Emagrecendo Centro Estético, você pode optar por usar um nome de usuário como @emagrecendo.estetica.
Caso o nome de usuário que você queira usar já esteja sendo usado por outra pessoa, use a sua criatividade, mas não se esqueça que, neste caso, simplicidade é a regra.
♦ Foto do Perfil
A foto de perfil representa você ou seu negócio?
⠀Se for uma foto sua, é possível ver a sua expressão? Agora é a hora de caprichar na foto, para transmitir todo o seu profissionalismo e também a sua essência.
Talvez você esteja se perguntando: “foto da empresa ou minha foto pessoal?” e neste caso eu recomendo o episódio #024 do Codicast.
Procure uma expressão que faça sentido para a natureza do seu negócio.
Lembre-se que apesar de não dizer nada diretamente, a sua foto pode transmitir uma série de significados não-verbais tais como confiança, seriedade, profissionalismo, etc. Esteja atento a isso.
⠀Se você optar por colocar a logo da sua empresa, procure uma imagem com uma boa resolução.
Se aparece o nome da empresa, é imprescindível que esteja legível.
♦ INTERESSE
♦ Nome
No nosso caso, como o nosso nome de usuário já é o nome da nossa empresa, utilizamos o espaço destinado ao nome de maneira estratégica.
Lembre-se, cada espaço aqui deve ser utilizado com um objetivo claro.
Não faria sentido termos no nome do usuário codirectbr e, logo abaixo, no espaço reservado ao nome, repetir o nome Codirect.
Por isso, aqui, resolvemos escrever aquilo que somos, um núcleo de capacitação digital.
Você deve ter isso em mente ao utilizar o espaço destinado ao nome.
Lembre-se também que é por meio do nome que as pessoas fazem as buscas no Instagram.
Então, voltando ao caso da Clínica Emagrecendo que escolheu como nome do usuário @emagrecendo.estetica. Vamos supor que ela seja de São Paulo.
No espaço destinado ao nome, ela poderia escrever algo como “Estética em São Paulo”.
Não há certo ou errado aqui. O único alerta é para não ser redundante e usar o espaço com inteligência.
Pesquise no seu Instagram o termo mais usado no seu nicho e coloque junto ao seu nome de usuário.
No Instagram, muitas pesquisas são feitas com o termo de atuação.
♦ Área de Atuação (rótulo da categoria)
Aqui você escolhe a sua área de atuação (o Instagram chama de rótulo da categoria).
O Instagram oferece várias sugestões baseadas no seu perfil, mas existem diversas outras além das sugestões.
Para acessá-las basta clicar na lupa e digitar o termo que procura.
♦ DESEJO
♦ Bio para Instagram
Aqui é o espaço destinado a sua bio propriamente dita.
Você tem poucas palavras para comunicar com clareza o que você faz e como você pode ajudar o seu Cliente Ideal.
No nosso caso deixamos claro o que podemos fazer para melhorar a vida dos empresários que nos visitam.
Nós ajudamos NEGÓCIOS LOCAIS a conquistarem uma Marca de Valor.
Ou seja, se um curioso cair na nossa BIO e não tiver um negócio local, dificilmente terá qualquer tipo de desejo por aquilo que temos a oferecer, e dificilmente se tornará um seguidor.
E isso é ótimo, afinal, devemos buscar seguidores que tenham potencial de se tornarem nossos clientes.
Aproveitamos o espaço para, de maneira abreviada, informar os 3 pilares do método que ajuda empresários a conquistarem suas Marcas de Valor:
- Informação: existe um passo a passo simples para a conquista da Marca de Valor;
- Acompanhamento: nossos especialistas estarão ao seu lado ao longo de toda a jornada;
- Conexão: existe uma comunidade de mentores e empresários de alta performance pronta para fornecer apoio mútuo àqueles que buscam suas Marcas de Valor.
O ideal é colocar essas informações de maneira estratégica, pensada e testada. E não aleatoriamente.
Se você perceber, no nosso caso, por mais que possamos trocar no futuro, cada palavra foi pensada estrategicamente – e poderá ser mudada assim que percebermos uma forma mais clara de comunicar com nosso cliente ideal.
♦ AÇÃO
♦ CTA – Chamada para a ação
Na chamada para a ação você convida o visitante do seu perfil a seguir a interação com você.
No nosso caso, convidamos para assistir à Masterclass, um conteúdo de alto valor onde ensinamos os 5 passos para construir uma Marca de Valor.
Essa chamada à ação deve ser usada de maneira extremamente estratégica.
Você não deve usar a oportunidade para convidar o visitante do seu perfil para um conteúdo banal.
No caso da Codirect, a chamada à ação leva o Lead para o nosso melhor conteúdo, a nossa Masterclass.
Nesta Masterclass, apresentamos um passo a passo simples, porém muito eficiente, onde mostramos qual o caminho para conquistar uma Marca de Valor usando o digital.
Você deve pensar qual o melhor lugar que você pode enviar o seu visitante.
Caso você não tenha um site, pode colocar um link do seu WhatsApp para que ele chame você no aplicativo.
Existem vários sites que transformam o seu número de WhatsApp em um link clicável.
Você poderá acessar no link abaixo para criar seu próprio link:
https://codirect.com.br/whatsapp
Nele, além de transformar o seu número em um link, você pode deixar uma mensagem pré-progamada, de acordo com a realidade do seu negócio.
Se for um restaurante, por exemplo, você pode programar uma mensagem de pedido de cardápio.
Dica Bônus:
Ao usar o site acima, o seu link vai ficar assim:
Mas esse link é muito grande e deselegante para ser colocado na sua bio.
A solução para isso é usar um encurtador de links.
O mais utilizado é o bit.ly.
Lá você consegue gratuitamente trocar aquele link acima por um link assim:
bit.ly/______, podendo colocar o nome do seu estabelecimento no lugar do ________.
Por exemplo: bit.ly/codirect
♦ Botões de Ação
O Instagram oferece um recurso chamado botões de ação, que são ferramentas que possibilitam que os usuários possam fazer pedidos, reservas ou enviar mensagens diretamente pelo aplicativo.
♦ Validando a sua BIO matadora para Instagram
Agora que você já tem a sua BIO montada, chegou a hora de saber se ela está funcionando da maneira que você gostaria.
♦ As pessoas entendem o que você faz?
É importante que as pessoas que efetivamente visitem a sua BIO entendam perfeitamente o que você faz.
E não é a sua opinião sobre o que a pessoa acha. É o que ela realmente entendeu.
A melhor maneira de descobrir isso é perguntando para elas. Você pode fazer isso de diversas maneiras.
ENTREVISTAS POR DIRECT
Aqui é importante que você faça uma pesquisa com os seus clientes e seguidores.
Você precisa saber se as informações da BIO são suficientes para que as pessoas que visitam a sua BIO entendam o que você faz.
Uma maneira bastante simples de fazer isso é conversando com pessoas que começam a te seguir.
Passo a passo para entrevistar seus clientes pelo Direct
- Você procura algum seguidor que acredita ter o perfil do seu Cliente Ideal e inicia uma converso no Direct;
- Você começa agradecendo-a por estas seguindo você;
- Depois você pergunta a essa pessoa os motivos pelos quais ela começou a te seguir. O que chamou a atenção dela.
Se ela responder que começou a te seguir pelos motivos corretos, significa que você está no caminho correto.
Se ela não souber muito bem porque começou a te seguir, ou indicar um motivo diverso do pretendido por você, é um indício de que você pode ajustar a sua BIO.
ATENÇÃO: É normal que às vezes as pessoas sequer respondam você após sua mensagem no Direct.
Não leve isso para o lado pessoal. Faz parte.
Não se abale e aborde outros seguidores.
CAIXINHA DE PERGUNTAS
Faça um print da sua BIO e coloque-a nos stories. Na sequência, abra uma caixinha de perguntas, perguntando a impressão das pessoas a respeito da sua BIO.
As pessoas tendem a ser ainda mais sinceras quando interagem com você pela caixinha de perguntas dos stories.
Se achar necessário, aproveite os feedbacks para melhorar ainda mais a sua BIO.
♦ A sua BIO para Instagram está atraindo o seu Cliente Ideal?
As conversas no Direct com novos seguidores são de extrema importância para outro tipo de análise que você precisa fazer: os novos seguidores tem o perfil do seu Cliente Ideal?
Lembre-se, de nada adianta você ter milhares de seguidores se eles não forem se tornar seus clientes em algum momento da jornada.
Por isso é essencial que os seguidores que você atrai tenham o perfil do seu Cliente Ideal.
Para isso, a sua BIO tem que gerar conexão com ele. Utilize o mesmo linguajar, tenha uma promessa forte. Quanto mais assertivo você for nestes aspectos, maior a chance de existir um match entre os seus novos seguidores e o seu Cliente Ideal.
Lembro quando montamos a Codirect com o objetivo de construir a maior comunidade de donos de negócios locais do Brasil – hoje já somos mais de 120.
E não era incomum as pessoas perguntarem se fazíamos serviços de gestão de mídias sociais. Normal.
O que acontece é que não fazemos. E não queríamos atrair pessoas que acreditavam que fazíamos.
O motivo é simples: acreditamos que o empreendedor deve se empoderar do seu marketing. E quando você contrata alguém para fazer isso não resolve seu problema.
Você apenas coloca 100% das expectativas de resultados gerados pelas mídias sociais na mão de um terceiro – e isso é dinheiro jogado fora!
Motivo?
Já ajudamos milhares de empresários a se empoderarem do seu próprio marketing e percebemos que aqueles que mais têm resultados são os que seguem a risca nossas orientações.
♦ A sua BIO para Instagram Deixa claro quem você ajuda?
O visitante deve bater o olho na sua BIO e ter clareza a respeito de quem você pode ajudar e como.
Mais uma vez, a clareza é essencial.
Para isto, você deve sempre se perguntar “estou sendo claro o suficiente, ou ainda falta?”
Nossos mentorados continuamente compartilham na comunidade suas reflexões a respeito da sua Bio, e os resultados são incríveis.
♦ Conclusão
Neste artigo a Codirect mostrou pra você como construir uma BIO para Instagram realmente matadora, que pode aumentar o seu número de seguidores.
Mas não irá apenas aumentar o número de seguidores. Irá aumentar o número de clientes, afinal, os seus novos seguidores terão todos o perfil do seu Cliente Ideal.
Serão mais do que seguidores, serão potencial clientes.
Além disso, a BIO para o Instagram matadora fará com que sua autoridade aumente e os seus clientes te valorizem ainda mais.
Sabendo disso, a Bio será seu primeiro passo dentro do processo para construir uma Marca de Valor.
É apenas a ponta do iceberg – a única visível.
Se você ainda não segue a Codirect no Instagram, não perca tempo:
Qualquer dúvida que tenha ficado você pode nos enviar um Direct por lá que iremos te responder.