Todo dentista que deseja utilizar o Instagram com o objetivo de transformar seguidores em pacientes precisa saber de uma coisa: todo o processo começa na sua biografia (também chamada de bio).
É por meio da biografia do seu Instagram que a maioria das pessoas terá o primeiro contato com o seu trabalho como dentista – ou seja, é parte fundamental da sua estratégia comercial.
A Codirect, primeiro núcleo de capacitação digital do país, preparou este conteúdo para ajudá-lo a construir uma biografia perfeita, capaz de transformar o seu Instagram em um ímã de atração de pacientes.
A Biografia é a chamada “primeira dobra” do Instagram. Ou seja, são as primeiras informações mostradas quando alguém acessa qualquer perfil.
Não conseguimos evitar o clichê: a primeira impressão é a que fica.
Por isso, é essencial que você aproveite o espaço para captar a atenção de eventuais visitantes do seu perfil, despertando o interesse daqueles que tiverem o perfil do seu Cliente Ideal.
Para isso, é preciso entender a jornada do consumidor, de desconhecido a fã – seu, da sua clínica de odontologia, das soluções que você oferece.
A jornada do seu paciente
Você sabe que o Instagram é uma fantástica fonte de atração de pacientes para todo e qualquer dentista.
É verdade que alguns conseguem transformar seus perfis no Instagram na principal fonte de atração de clientes, enquanto outros ainda dependem de outras fontes de atração – são incapazes de transformar seguidores em clientes.
Sabe qual a principal diferença entre eles: estratégia.
Alguns dentistas trabalham o seu Instagram com estratégia – e têm excelentes resultados.
Os outros não consideram o Instagram uma poderosa ferramenta comercial – e tem resultados medíocres.
O primeiro passo para pensar estrategicamente é entender a jornada do cliente, ou seja, entender o caminho que ele percorre até se tornar mais do que um cliente; se tornar um fã apaixonado.
DE DESCONHECIDO A FÃ: Desconhecido > Visitante > Seguidor > Audiência > Cliente > Fã
Toda hora tem gente visitando o seu perfil de dentista no Instagram.
Eles chegam até você de diferentes maneiras: alguém compartilha o seu perfil, alguém marca o seu perfil, por meio de anúncios…
Quando estes desconhecidos chegam ao seu perfil, eles se tornam visitantes.
A primeira coisa que os visitantes vão ver é a sua biografia – ou seja, ao bater o olho no seu Instagram o visitante deve compreender que você é dentista.
Poucos segundos após ter o primeiro contato, o visitante fará algo.
Talvez ela role para ver mais algumas postagens, talvez ela veja os stories… mas, em algum momento, o visitante tomará uma decisão.
Ele pode abandonar o seu perfil e voltar a ser um desconhecido ou ele pode seguir o seu perfil, tornando-se um seguidor e avançando na jornada.
Aí está a importância estratégica da biografia do seu Instagram para qualquer dentista.
Ela deve existir como uma espécie de filtro atraindo o máximo de pessoas que tenham o perfil do seu Cliente Ideal e afastando as pessoas sem potencial para se tornar cliente.
Como é muito comum que dentistas – ou consultórios odontológicos – tenham dúvidas de como transformar a biografia do Instagram em uma máquina de atração de clientes, resolvemos revelar o que uma Marca de Valor* precisa ter em sua biografia no Instagram.
Toda Marca de Valor que utiliza o nosso método elabora sua bio com:
- Elemento de Autoridade;
- Nicho;
- Diferencial de Valor;
- Call to Action (CTA ou Chamada para ação)
Para ajudar você a se destacar da concorrência e ter um perfil extremamente atraente e profissional, capaz de ser a sua principal fonte de atração de pacientes, elaboramos uma passo a passo para você.
Não é por que você é dentista que você não deve pensar no seu negócio estrategicamente. O espaço para informações que cabem na biografia do seu Instagram são escassos. Cada palavra deve estar ali intencionalmente.
A biografia perfeita para o Instagram de um Dentista
Passo 1: usuário e nome
ATENÇÃO: Usuário e nome são duas coisas diferentes.
O usuário é aquele constituído por um @. Esse nome é único e é a maneira pela qual as pessoas vão encontrar você.
Por exemplo, o usuário da Codirect é @codirectbr.
Já o nome é aquele que fica em destaque no seu perfil, de maneira legível e clara para que seus usuários leiam.
As verdadeiras Marcas de Valor nunca deixam esses dois campos iguais.
O ideal é que o seu @ seja constituído pelo nome da sua clínica odontológica – ou seu nome, caso seja um perfil exclusivo do seu trabalho – e o nome do perfil em si, remeta ao nicho que você atua ou à sua especialidade!
Veja o perfil da Codirect como exemplo.
Decidimos que o nosso usuário levaria o nome da empresa e aproveitamos para usar o espaço reservado ao nome para falar um pouco mais sobre o nosso negócio: somos um Núcleo de capacitação digital.
Já no caso do Marcos e da Andressa, proprietários de uma unidade franqueada da Oral Sin, cliente do programa de mentoria Marca de Valor, a opção foi por colocar o nome da rede pelo qual são franqueados e a cidade onde atendem, @oralsin.maceio.
No lugar reservado ao nome, colocaram mais uma informação relevante sobre o negócio: Oral Sin Implantes Maceió.
Já sabemos que a especialidade deles são os implantes dentários.
Por que construir dessa forma?
Além de uma questão de organização e clareza, trata-se também de uma estratégia.
A ferramenta de busca do Instagram permite que usuários encontrem perfis buscando tanto por seus nomes quanto por seu @.
Quando você usa o mesmo nome em ambos os campos, limita sua visibilidade a apenas um termo ou palavra-chave específica.
Quando usa dois nomes distintos, sendo um o do seu negócio e o outro o seu nicho de atuação, possibilita que tanto pessoas que já conhecem o seu nome, ou o nome do seu consultório, encontrem você, como também permite que usuários buscando pelo seu nicho visualizem o seu perfil!
Passo 2 para a biografia perfeita: Diferencial competitivo e sua Autoridade como dentista
Que benefício você pode proporcionar para os seus pacientes? O que eles vão ganhar seguindo você? Como você pode tornar melhor a vida dos seus clientes?
Com uma frase curta você precisa despertar o interesse do visitante em saber mais sobre o que você tem a oferecer-lhe.
É possível fazer isso de diversas maneiras, mas as mais eficazes são falar sobre os seus diferenciais ou, então, demonstrar a sua autoridade ou a autoridade do seu consultório.
Você pode falar sobre os anos de experiência profissional, o número de sorrisos que já transformou, certificações profissionais, técnicas exclusivas, ou o que mais for relevante e fizer sentido para o seu perfil.
Dentista, lembre-se sempre de ter o seu Cliente Ideal em mente ao escolher as informações que vão estar na biografia do seu Instagram.
É sempre bom reforçar que as informações precisam transmitir confiança ao seu paciente, ele deve compreender imediatamente que está diante de um profissional que pode, em algum momento, lhe ser útil e em quem possa confiar.
Aponte fatos que façam parte do seu cotidiano e que seja compravado através dos conteúdos que você postar no feed e nos stories.
No exemplo da @oralsin.maceio, uma informação aparece como diferencial competitivo e elemento de autoridade:
A @oralsin.maceio diz em sua biografia que o corpo clínico é composto por um médico e uma dentista.
Como o nome (Oral Sin Implantes Maceió) evidencia que a clínica é especialista em implantes dentários, ter uma equipe multidisciplinar é um diferencial relevante.
Junto a este elemento de autoridade, o Marcos e a Andressa completam com o Diferencial de Valor, assunto para o nosso próximo passo.
Passo 3 para a Biografia Perfeita: Diferencial de Valor e Manifesto — um dentista único
O Diferencial de Valor, um dos fundamentos do Método Codirect, é aquilo que torna você e o seu consultório únicos.
Alguns dizem que a propaganda é a alma do negócio – estão enganados.
A alma do negócio é o seu Diferencial de Valor, que transmite a sua essência.
O diferencial competitivo pode ser facilmente copiado.
Qualquer consultório odontológico concorrente do Marcos e da Andressa poderia copiar o diferencial competitivo deles.
Bastava para isso chamar um médico para compor uma equipe multidisciplinar de implantes dentários.
Mas o Diferencial de Valor da sua marca não pode ser copiado em hipótese alguma – toda essência é única.
No caso da Oral Sin, eles são mais que um médico e uma dentista que fazem implantes.
Veja como eles conseguiram ser profundos e objetivos em simultâneo.
Com poucas palavras eles transmitiram toda a essência do negócio.
Eles não são apenas um médico e uma dentista que realizam implantes dentários.
Eles tem uma missão que vai muito além do aspecto racional em torno do serviço de implantes dentários oferecidos.
A missão deles é transformar vidas.
O Marcos e a Andressa são um casal que busca, por meio dos implantes dentários, transformar vidas.
Os implantes dentários são apenas o meio para um fim maior, que se conecta emocionalmente com os anseios mais profundos dos pacientes.
Todos sabemos que dentes saudáveis e um belo sorriso são fundamentais para uma ter uma vida plena, com autoestima elevada.
Muitas pessoas levam uma vida aquém de todo o seu potencial por não se sentir confiante na hora de sorrir.
Marcos e Andressa vão além:
Eles usam o espaço que resta para mostrar empatia pelos pacientes.
Como eles conhecem muito bem o seu Cliente Ideal, eles sabem que existe uma dor muito grande entre as pessoas que não estão com um sorriso perfeito.
Elas se sentem constrangidas por terem deixado a saúde bucal ter chego a um ponto crítico, onde perderam a vontade de sorrir.
Eles tocam de maneira elegante e sutil nessa dor, deixando claro que não haverá julgamentos pelo que possa ter acontecido: o que importa é recuperar a alegria de sorrir – a missão do Marcos e da Andressa.
Passo 4: Call To Action
Por fim, um passo bastante simples, mas tão importante quanto todos citados até aqui: a CTA – Call to Action, ou chamada para ação.
Uma CTA nada mais é do que fazer um pedido para o visitante do seu perfil completar uma ação.
No caso da Codirect, no nosso perfil a gente faz um convite para que o nosso visitante assista a uma Masterclass 100% gratuita.
Foi assistindo a esta Masterclass que o Marcos e a Andressa, da Oral Sin Maceió conheceram o Método Codirect e se interessaram por agendar uma Sessão Estratégica gratuita com um dos nossos especialistas.
Eles perceberam que era possível ter resultados extraordinários empoderando-se do seu marketing e seguindo os 5 passos para construir uma Marca de Valor.
Depois que se tornaram nossos mentorados, o Marcos e a Andressa atingiram o maior faturamento dos três anos e meio de história da clínica – um faturamento 89% maior que o que a franquia havia estipulado.
É claro que a ação por trás da sua CTA dependerá do momento que o seu negócio está.
No nosso caso, faz sentido convidar os visitantes a assistirem à nossa Masterclass, afinal, é o nosso material mais rico, de maior qualidade – um excelente cartão de visitas.
Agregador de Links
No caso da Oral Sin Maceió, eles utilizaram um agregador de links chamado linktr.ee.
Assim, eles dão aos visitantes algumas opções que fazem sentido dentro da sua estratégia.
Por meio do agregador de links, o visitante pode entrar em contato com o setor comercial da clínica via WhatsApp, pode conhecer o site deles, pode conhecer a clínica e saber o endereço onde eles estão localizados.
Como o Instagram só permite um link na biografia, os agregadores de links se mostram uma excelente opção.
Eles têm versões gratuitas e você pode começar a utilizá-las agora mesmo.
Abaixo você tem duas opções de agregadores de links para utilizar na sua biografia.
ATENÇÃO: Ao utilizar um agregador de links, não forneça muitas opções ao visitante. Seja estratégico e coloque apenas o essencial. Quanto mais opções, menores as chances de cliques.
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