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Como gravar vídeos para o Instagram

Vídeos são uma ferramenta muito importante dentro da maior parte das estratégias de marketing digital, principalmente quando se utiliza o Instagram.

Para ajudar você a entender melhor a importância dos vídeos no seu conteúdo e te ajudar a ter excelentes resultados, preparamos esse conteúdo especial onde mostramos como gravar vídeos para o Instagram.

como gravar videos para o instagram

♦ Como Gravar Vídeos para o Instagram

As redes sociais estão sempre mudando, concorda?

Se você estava acostumado a um Instagram onde as pessoas só acessam para ver fotos bonitas e de vez em quando ler uma legenda ou outra, saiba que isso faz parte do passado. 

Hoje em dia, o Instagram tem investido em seus algoritmos, para dar mais visibilidade àqueles criadores de conteúdo que produzem vídeos

Você sabe por que? A gente explica! 

O Instagram quer que os seus usuários passem o máximo de tempo possível consumindo conteúdos dentro da plataforma.

A maior parte do faturamento do Instagram vem dos anúncios patrocinados, certo?

Então…

Quanto mais tempo você fica logado no aplicativo, maior é o número de anúncios que passam em sua tela.

Quanto tempo, em média, você leva para ver uma foto, antes de passar para a próxima? Três segundos? Cinco se for realmente interessante?

Agora pense em um vídeo. 

A partir do momento que você começa a assistir e se interessa pelo conteúdo, é normal que você o assista até o final, certo? 

E dessa forma, lá se vão trinta segundos, quarenta segundos…

Às vezes, muito mais, em uma mesma publicação. 

Isso sem contar o sucesso que o “aplicativo vizinho”, o TikTok vem fazendo, com sua plataforma exclusivamente focada nos vídeos.

Tendo percebido isso, a rede social tem ampliado cada vez mais o alcance desse tipo de publicação para os seus usuários. 

E tem mais, quanto mais relevante for o seu vídeo – quanto mais interação de usuários ele acumular e tempo que ele mantiver um usuário entretido – mais os algoritmos (o robôzinhos que controla tudo o que você vê) vão favorecer o seu engajamento. 

Mas vá com calma!

Antes de sair por aí produzindo vídeos de três, cinco ou dez minutos para o seu feed, aprenda com a CODIRECT como gravar vídeos impossíveis de serem ignorados pela sua audiência.

Mulher se preparando para gravar um vídeo para o Instagram

♦ Para saber como gravar vídeos para o Instagram você precisa saber usar os recursos

Hoje existem três maneiras de se publicar um vídeo, especificamente, no Instagram.

E apesar de não existirem “regras”, cada um dos três recursos se mostra mais adequado a um formato de conteúdo.  

São elas os Stories, IGTV e Reels.

Assim sendo, vamos te explicar como funciona cada uma das ferramentas para que você passe a utilizá-las da maneira correta no seu negócio.

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♦ Stories 

Essa com certeza é a ferramenta mais famosa. 

Nela você grava vídeos curtinhos de até 15 segundos e pode fazer uma sequência deles, relatando coisas da sua rotina, informações passageiras e etc. 

É uma das ferramentas mais sociais da rede, devido aos widgets que a plataforma oferece para que se utilize, como enquetes, caixinha de pergunta, votações e etc. 

 O ideal para o stories é que você reserve para ele informações que tenham “prazo de validade”. 

Assuntos efêmeros, que não têm motivos para estar no feed, coisas corriqueiras, da sua rotina ou qualquer outra coisa que a sua imaginação permitir.

Muitos dos nossos mentorados, que tem o seu lifestyle como vitrine de seus serviços e produtos, mostram suas rotinas, o dia-a-dia de suas empresas, através dos stories. 

Essa é uma ferramenta de socialização e aproximação. 

Não se apegue a produção, roteiros e etc. 

Aqui,a espontaneidade é a regra mais valorizada.

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♦ IGTV 

Contas verificadas (com aquele “tick azul”)  podem postar até uma hora de vídeo no IGTV. 

Para o restante dos usuários, a ferramenta se limita a dez minutos de vídeo.  

Se a sua conta ainda não é verificada, não tem problema. Dez minutos de vídeo é bastante coisa e você será capaz de gerar muito valor à sua audiência.

Por isso, não existe problema em gravar um tempo menor do que esse e publicar em seu IGTV.

Mas você precisa estar atento: esse é um canal que valoriza um conteúdo mais estruturado, com informações relevantes a respeito de um tema que seja do interesse da sua audiência.

Se nos stories você poderia postar conteúdos mais despojados, sem filtro, sem roteiro, no IGTV as coisas são diferentes.

Aqui a regra é a geração de valor.

Vários dos nossos IGTV no feed da Codirect, são sobre dicas relacionadas ao marketing digital e nossos seguidores. 

Um exemplo é este aqui, onde mostramos 3 macetes para gravar vídeos. 

Vale lembrar que por geralmente se tratar de um vídeo mais longo, que demanda mais tempo e atenção do usuário, vale a pena você investir em algumas coisas como:

  • Tumbnail com título (a imagem que fica na capa do vídeo); 
  • Um roteiro para organizar o que será dito; 
  • Um local com boa iluminação e sem muitos ruídos. 

Além disso, alguns programas de edição de vídeo podem ajudar você a cortar e editar algumas partes do vídeo. 

Vamos te indicar ferramentas lá no final do post! 

♦ Reels 

O Reels, entre todos esses recursos, é o mais novo e também o que mais vem chamando a atenção do usuário, devido ao seu alcance. 

Com a propagação dos vídeos em formato mais curtos, promovido pela rede social chinesa chamada “Tik Tok”, o Instagram tem dado uma atenção especial a essa ferramenta. 

Mas se engana o empresário que pensa que esse recurso é apenas para challenges, dancinhas e memes.

O Reels é apenas um formato. Cabe a você usar a sua imaginação e cabe a você explorar o recurso de maneira criativa.

Tem muita gente gerando muito valor por meio do Reels.

O intuito do Reels é que você grave e edite seu vídeo dentro da própria plataforma, contendo cerca de quinze segundos por gravação. 

O recurso permite que você grave um take único, ou divida-o em várias cenas curtas. 

Essa ferramenta é ideal para entregar dicas de forma rápida e resumida para o seu público.

Você pode mostrar um passo-a-posso do seu serviço ou compartilhar informações breves, que caberiam nos stories mas que você gostaria que permanecesse em seu feed por mais de 24 horas.

Uma cabeleireira, por exemplo, pode mostrar em um Reels de quinze segundos, várias cenas curtinhas de um processo radical de mudança capilar. 

Você cria uma narrativa e junto com ela uma expectativa para o resultado final. 

Esse tipo de conteúdo se adapta a quase todos os nichos. 

E para aqueles que trabalham no ramo de commodity, como fast-fashion, por exemplo, pode usar esse recurso para mostrar rapidamente sugestões de combinação de looks e etc. 

Homem assistindo a vídeos no Instagram

♦ Como gravar vídeos para o Instagram: A Experiência do Usuário

Pode parecer meio “óbvio” mas existem alguns pontos que temos que nos lembrar na hora de gravar um vídeo para nossa rede social. 

A impressão do seu seguidor sobre o conteúdo que ele irá ver, afetará diretamente a impressão que ele tem sobre seu empreendimento como um todo. 

Por isso, pensar na experiência que a pessoa terá ao assisti-lo é muito importante. 

Você não precisa da melhor iluminação, microfone ou celular disponível no mercado. 

Apenas se lembre de ter um local iluminado o bastante para que a imagem seja o mais nítida possível e um ambiente onde o som seja favorável à gravação. 

Afinal, imagine, o que você pensaria de um médico que grava um vídeo no meio do barulho de uma sala de espera, num ambiente mal iluminado? 

No minimo um pouco esquisito né? Dificilmente alguém ficaria até o fim do vídeo assim.

Quanto mais credibilidade você transmitir no seu vídeo, maior será a autoridade percebida pelos seus seguidores.

Lembre-se também que não precisa encher o seu vídeo de filtros e edições.

Se você navegar nos vídeos do nosso perfil, por exemplo, vai ver que a única ferramenta que realmente usamos são os cortes.

Assim podemos deixar o conteúdo mais limpo e alinhado. 

Por último mas não menos importante, indiferente de qual o recurso você escolheu para postar o seu vídeo, opte por gravar com o seu celular na vertical. 

É o chamado formato 9:16

Isso porque, vídeos na vertical se ajustam à tela de qualquer aparelho móvel, enquanto um vídeo horizontal demandará um “clique extra” do usuário para expandir a tela, além da necessidade de “deitar” o aparelho telefônico, para uma experiência completa do conteúdo.  

como gravar videos para o instagram

♦ Aplicativos que auxiliam você na hora de gravar vídeos para o Instagram

O Inshot é o aplicativo que a gente mais indica por aqui. 

A ferramenta é gratuita, está disponível para Android e também IOS e, segundo nossos clientes e alunos, é a ferramenta mais intuitiva até então. 

>>Fazer Download InShot para Apple<<

>>Fazer Download InShot para Android<< 

Outro aplicativo muito bom para quem quer gravar vídeos para o Instagram é o Adobe Premiere Rush.

É uma ferramenta um pouco mais sofisticada que o InShot, disponível para IOS e Android. 

Ele tem sua versão paga e também a gratuita, mas você pode encontrar algumas limitações em sua versão free, como a presença de uma marca d’água, por exemplo. 

>>Fazer download Adobe Premiere Rush para Apple<<

>>Fazer donwload Adobe Premiere Rush para Android<<

♦ Como perder o medo de gravar vídeos?

É muito comum que as pessoas tenham receio em gravar vídeos para o Instagram.

Talvez você já tenha passado por isso: um frio na barriga só de pensar em gravar um vídeo.

É muito comum também “dar um branco” logo após ligar a câmera.

De repente você até tenha gravado alguns vídeos, mas ficou tão desapontado  com os resultados que sequer postou o que gravou.

Apesar disso, você sabe que vídeos são muito importantes dentro de qualquer estratégia vitoriosa no Instagram.

Estamos chegando no momento em que não haverá nenhuma outra alternativa para atrair, engajar e converter seguidores em clientes – você precisará gravar vídeos.

A boa notícia é que gravar vídeos é algo muito mais simples do que você imagina.

Para gravar vídeos você não precisa fazer nada diferente do que já faz. Precisa apenas fazer isso com a câmera ligada.

Para ajudar você a se relacionar melhor com a sua audiência por meio de vídeos, o Luiz Gustavo e o Evandro Mazuco, co-fundadores da Codirect, dedicaram uma edição inteira do CODICAST ao assunto.

No CODICAST #095 – Como perder o medo de gravar vídeos eles mostram para você dicas práticas, para você executar ainda hoje e gravar vídeos incríveis.

Se você preferir assistir ao CODICAST no YouTube, é só dar PLAY! abaixo.

Mas se você é daqueles que prefere ouvir o podcast enquanto você realiza outras atividades, a melhor opção é ouvir no SPOTIFY, clicando no PLAY! abaixo.

Agora que você já sabe gravar vídeos para o Instagram, você precisa aprender algumas estratégias para usar esses vídeos para se tornar uma referência na sua região. Por isso, convidamos você para assistir à uma Masterclass 100% gratuita.

Nessa Masterclass, o Evandro Mazuco, co-fundador da Codirect, vai mostrar pra você quais são os 5 passos que os nossos clientes estão dando para conquistar uma Marca de Valor e atrair uma fila de clientes.

Para debloquear o seu acesso, clique aqui!