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Podcast

Storytelling para Negócios

Por 9 de julho de 2021novembro 11th, 20216 comentários

O storytelling para négócios é a maneira mais barata de humanizar a marca, engajar os clientes e contar uma história impossível de ser ignorada – uma estratégia extremamente eficaz para aumentar o ROI (retorno sobre investimento) das suas ações de marketing.

Contar uma boa história, onde o cliente é o herói, é a melhor maneira de atrair a atenção das pessoas.

Nesse post revelaremos tudo o que você precisa saber para construir um storytelling irresistível para o seu negócio.

storytelling para negócios locais

♦ Como o storytelling pode ajudar o seu negócio

O storytelling é a maneira mais eficaz de criar mensagens claras, atraindo assim a atenção das pessoas para a sua marca.

É muito comum vermos empresas gastando muito dinheiro em ações de marketing que tem resultados muito aquém das expectativas.

Muitas vezes, o problema não está no produto ou no serviço – o problema está na mensagem, na maneira como seu negócio apresenta as soluções aos potenciais clientes.

Ter clareza ao emitir uma mensagem de venda não é uma tarefa muito simples.

O storytelling para negócios surge como o facilitador; é a melhor maneira de simplificar uma mensagem.

Quando a mensagem não é clara, não importa quanto você gasta com marketing, as pessoas não vão parar para ouvi-la.

Mesmo que o seu produto ou serviço seja superior ao da concorrência, com uma mensagem confusa será difícil vendê-lo.

Quando o potencial cliente não compreende rapidamente como o produto ou serviço poderá ajudá-lo, a venda está perdida.

O cérebro humano é programado para fugir da confusão – mas é atraído pela clareza.

É aí que o storytelling entra para auxiliar o seu negócio. 

Histórias, quando bem contadas, são tão simples de entender que até mesmo as crianças se sentem atraídas.

Um bom storytelling identifica as ambições dos potenciais clientes, define quais são os obstáculos que os impedem de atingir seus objetivos e oferece um plano simples para ajudá-los a superar.

Definida essa estrutura básica, sua marca tem um roteiro a ser seguido pelos clientes, aumentando assim a conexão emocional deles com o seu negócio. 

Além disso, ao contar histórias, a marca mostra existir muito mais que produtos e serviços por trás do seu nome – há um coração pulsando e uma alma disposta a tudo para ajudar os clientes a conquistarem o sucesso.

Nesse post mostraremos tudo o que você precisa para construir o storytelling para o seu negócio.

No CODICAST #102 – Storytelling para Negócios *, Evandro Mazuco e Luiz Gustavo, os fundadores da Codirect, penetram fundo no assunto.

* O CODICAST é o podcast sobre marketing digital que transforma empresários de pequenos e médios negócios em protagonistas.

Storytelling é marketing

♦ CODICAST #102 – Storytelling para Negócios

O CODICAST é apresentado em duas versões.

Para aqueles que preferem assistir ao programa, a melhor opção é o vídeo no YouTube.

Já aqueles que preferem ouvir enquanto fazem outras atividades, a melhor opção é ouvir o programa no Spotify.

👉 Para assistir no YouTube clique aqui.

👉 Para ouvir no Spotify é só apertar o PLAY! abaixo.

Storytelling para negócios locais

♦ O que é Storytelling?

O termo vem do inglês, e pode ser traduzido como narrativa.

Storytelling para negócios nada mais é do que a narrativa da sua marca, a história que ela conta.

Durante o CODICAST #102, Evandro Mazuco diz:

“O storytelling é a talvez a melhor forma de você humanizar o seu Instagram.“

Isso porque quando você aprende a contar histórias do jeito certo, você consegue envolver a sua audiência e criar uma conexão emocional com ela. O caminho mais rápido para a venda.”

Luiz Gustavo, complementa:

“O storytelling é a mais poderosa arma do pequeno e médio negócio local.

É  uma forma estruturada de você contar uma história e essa história ajuda a despertar uma emoção no seu cliente, o que influenciará na sua decisão de compra.

Então, se você aprende o poder de um storytelling você vai reduzir o custo de Marketing e aumentar a sua conexão emocional com seu cliente.

Nossa vida é repleta de histórias. Todos os empreendedores têm muitas histórias com seu próprio negócio. Então é isso, esse talvez seja o principal ativo que a sua empresa tem e que diferencia você de todos os outros concorrentes: a sua história.”

Para os negócios, o storytelling é uma técnica em que uma história é contada, de maneira a criar um vínculo emocional com os potenciais clientes, funcionando como uma poderosa ferramenta de marketing.

 

E porque é importante utilizar essa técnica?

A maior armadilha que existe nas redes sociais é uma comunicação fria.

Só falar de produto, de serviço e não ter nada além disso para oferecer.

O Instagram é uma rede de relacionamento. 

As pessoas querem ver “calor humano” no seu  perfil, mesmo os de negócios locais.

E Luiz Gustavo se aprofunda, citando como o storytelling pode levar a um marketing boca-a-boca:

“É muito importante você utilizar a técnica do storytelling porque você vai criar um vínculo com as pessoas que te acompanham. Você fica mais presente na mente desse seguidor.”

“Ele passa a falar de você para outras pessoas, ele compartilha suas histórias e coisas que emocionaram ele em sua trajetória.” 

Mas como funciona na prática?

O Luiz explica:

“Esses dias eu gravei um vídeo aqui para para o feed da CODIRECT e o tema era a pergunta: Você vende preço ou você vende o valor?”

“A maioria das pessoas falaram “ah não, eu vendo o valor!”

“Mas como elas de fato conseguem transmitir o valor daquilo que estão vendendo?”

“A maioria tem uma comunicação fria. Por exemplo: ‘Olha eu tenho uma camiseta 100% algodão, não amassa e é fácil de lavar. Digita eu quero nos comentários, se deseja saber mais.’”

“Elas falam do produto de um jeito racional. Só que as pessoas tomam decisões de maneira emocional e justificam essas decisões através de lógica.”

“Histórias nada mais são do que uma maneira de você acessar o lado emocional do seu possível cliente. Então você começa a criar momentos marcantes  na mente dos seus seguidores com a sua própria experiência.”

E o Evandro ilustra o cenário com um ótimo exemplo:

“Por que você acha que a Rolex se tornou uma marca que mais representa o lifestyle do sucesso?

“Porque desde o começo essa foi a história que eles contaram.”

“Eles foram bem sucedidos em seus projetos e criaram a Rolex e começaram a dizer que as pessoas bem-sucedidas, quando crescem na vida, atingem um novo patamar e usam Rolex.”

“Eles bateram nessa história durante décadas. E hoje é a essência  deles. O conceito deles.”

 

E de que maneira contar minha história?

O Instagram possibilita diferentes formas de contar a mesma história. 

Através de imagens, através de textos e através daquela ferramenta conhecida como “stories”.

E sobre essa última, os sócios falam um pouco mais a respeito.

“Porque será que eles deram o nome de “Story” para essa ferramenta de vídeos e imagens de 15 segundos que somem em 24 horas?”

“Essa ferramenta foi criada para que você possa contar histórias de maneira natural e autêntica, mostrando sua rotina e o seu dia a dia.”

“E aí tem gente que diz: mas a minha vida não é tão interessante. Que história eu vou contar?”

“E a principal coisa que você vai fazer é documentar a sua rotina de forma que ela pareça interessante para o seu cliente.”

“Por exemplo, hoje de manhã fui na clínica de acupuntura e adoraria saber como é que aquele médico cuida da mente e corpo dele. 

Como que ele olha para o paciente dele? 

Como é que ele cuida do paciente dele?”

“Eu adoraria ouvir ele contar para saber o que a acupuntura representa na vida dele.”

“Documente a rotina da sua empresa.” 

“Conte ela de maneira interessante e envolvente.”

“Isso pode ser desde abrir a loja até você arrumando seu balcão com sua equipe. Assim tudo isso vai despertando interesse no público.”

“E esse documentário dos bastidores é uma maneira super simples fácil de você fazer storytelling.”

Quer saber como nós transformamos o dia-a-dia de reforma da nossa sede em um storytelling que as pessoas esperavam para saber as próximas etapas do processo?

Então não deixa de ouvir todo o episódio #102 do nosso CODICAST e tenha ideias de como transformar sua rotina em história para os seus seguidores! 

E se você quer ter mais ideias de posts para humanizar o seu perfil e criar um vínculo com o seu Cliente Ideal, clique  no botão abaixo e descubra como fazer posts impossíveis de serem ignorados pela sua audiência.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

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