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Como Vender Sem Aparecer

Por 9 de dezembro de 2021Sem comentários

Muitos empresários querem saber como vender sem aparecer.

O Instagram é uma excelente ferramenta comercial, porém muitos a deixam de lado porque acreditam que não é possível vender sem aparecer.

Quem pensa assim está enganado. É possível vender sem aparecer e é isso que mostraremos a você nesse post.

Você venderá muito sem precisar aparecer depois de conhecer as estratégias que revelaremos na sequência.

5 estratégias para empresários que não gostam de aparecer

♦ Como vender sem aparecer: 5 Estratégias

É possível fazer marketing digital e vender usando a internet sem precisar aparecer? 

Sim, é possível!

Muitos empresários ficam inseguros antes de apostar suas fichas no digital; principalmente os que não gostam de aparecer.

Acreditam que para usar as ferramentas digitais, como o Instagram, é preciso aparecer para ter sucesso, mas a verdade não é bem assim.

É tudo uma questão de estratégia.

Com uma estratégia adequada de marketing digital, você pode vender – e muito – sem precisar aparecer.

♦ Construindo uma Marca de Valor sem aparecer

Quem já acompanha a Codirect há algum tempo sabe que vender mais utilizando o digital é uma tarefa simples – pouco importa se você quer, ou não aparecer.

O jogo que convidamos os empresários a jogar, porém, não é o de apenas vender mais. 

O jogo que convidamos os empresários a jogar é o da construção de uma Marca de Valor.

Por isso, a pergunta mais adequada não é se é possível vender sem aparecer.

A pergunta adequada é se é possível construir uma Marca de Valor sem aparecer.

Felizmente, a resposta é sim.

Vender mais é apenas uma das consequências de construir uma Marca de Valor para o seu negócio, e você pode fazer isso aparecendo ou não.

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como vender sem aparecer

♦ É possível vender mais sem aparecer, mas…

Antes de começar, é importante estar atento a uma coisa.

Por quais motivos você não quer aparecer?

Timidez, insegurança, medo do julgamento? 

Será que é alguma crença limitante?

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Se esse for o seu caso, talvez a melhor estratégia seja encarar os medos e aparecer.

Há uma enorme vantagem em aparecer e ser a cara da sua marca, afinal, o jogo de construção da sua Marca de Valor é um jogo de relacionamento entre a marca  e o Cliente Ideal.

👉 Você sabe exatamente quem é o Cliente Ideal do seu negócio? Sabe a importância de defini-lo? >>Clique aqui e saiba tudo o que você precisa saber sobre o Cliente Ideal do seu negócio<<

E, como sabemos, as pessoas preferem se relacionar com outras pessoas; mas, caso você realmente não possa aparecer, fique tranquilo, o CODICAST #123 foi feito pensando em você.

é possível vender sem aparecer

♦ Ouça o CODICAST #123 – 5 Estratégias para Vender sem Aparecer

Se você é daqueles que gosta de ouvir podcasts enquanto faz outras coisas, a melhor opção é ouvi-lo no Spotify; mas, se você é daqueles que prefere assistir à gravação, é só dar PLAY! no vídeo do YouTube.

 

👉 Para assistir no YouTube, clique aqui.

👉 Para ouvir no Spotify, é só clicar no PLAY! abaixo.

 

 

♦ Estratégia n.º 1 para vender sem aparecer – Coloque outras pessoas para aparecer

Como já vimos, as pessoas preferem se relacionar com outras pessoas, então mesmo que você, dono do negócio, não queira aparecer é importante que existam pessoas aparecendo, com quem o seu Cliente Ideal possa se conectar.

O Evandro cita o exemplo da loja Kanto A (@lojaskantoa), que por muito tempo participaram do programa de mentoria Marca de Valor: 

“O pessoal da Kanto A tem 6 lojas em Florianópolis e, como os empresários por trás da marca não queriam aparecer, eles decidiram que a gerente comercial da loja ia exercer esse papel, de ser a cara da marca nas redes sociais.” 

O Luiz Gustavo lembra de uma das primeiras reuniões de mentoria que tiveram com os sócios da Kanto A: 

“Eu lembro que na reunião estava a proprietária, a Fernanda, o irmão dela, que era também sócio e a Shirley, a gerente comercial. 

Eu disse a eles: ‘um de vocês três vai ter que aparecer’. Eu vou ali fora e quando voltar vocês me dizem quem será. 

Como os sócios foram categóricos em não aparecer, sobrou para a Shirley, a gerente comercial.” 

Para vender sem aparecer, você pode fazer a mesma coisa que fez a Kanto A, colocar um – ou vários – colaboradores para ser o lado humano da marca nas redes sociais. 

Mas é preciso atenção.  

A função de representar a marca nas redes sociais é extremamente estratégica; não importa se você apenas quer vender mais, ou quer construir a Marca de Valor do negócio. 

Por isso, não escolha ao acaso nem delegue a função a qualquer um – lembre-se que a pessoa escolhida estará representando a sua marca. 

Outra opção para vender sem aparecer é, ao invés de escolher apenas uma pessoa, selecionar mais de um colaborador. 

Mais uma vez, é preciso atenção.  

Todos os colaboradores que forem aparecer representando a sua marca devem estar alinhados com a estratégia de marketing e de construção da marca. 

É importante também que seja você a liderar esse processo, engajando os colaboradores nessa importante função estratégica. 

👉 Quer saber como engajar toda sua equipe nas ações de marketing? >>Clique aqui e descubra o que fazer para multiplicar os resultados engajando a equipe nas ações de marketing<<

vendendo sem aparecer

♦ Estratégia n.º 2 para vender sem aparecer – Contrate Influencers

Outra estratégia para vender mais sem aparecer é contratar influencers

Não um influencer qualquer, que fará apenas ações pontuais, mas um que possa ser o interlocutor da sua marca nas redes sociais.

É importante que você faça um contrato de longo prazo com este influencer e que ele tenha fit cultural com a sua marca.  

Luiz Gustavo da o exemplo da marca de street wear Wanted Industries (@wanted_ind). uma marca que vende muito mesmo que os empresários não apareçam. 

Eles contratam influencers para representar a marca: 

“Eles selecionam pessoas que são referência no universo deles, de rap, hip-hop, street wear e tem contratos fixos com essas pessoas. 

A cada nova coleção, os influenciadores vão lá, tiram fotos com as roupas da marca, compartilham essas fotos em seus perfis pessoais, tudo de acordo que foi firmado com a marca.” 

Luiz lembra também de outro modelo de contratação de influencers, para empresários que querem vender sem aparecer, o caso da Chocolife (@chocolife.br), que também passaram pelo programa de mentoria Marca de Valor: 

“A Chocolife é uma marca de chocolates saudáveis que envia os seus produtos para nutricionistas. 

É interessante que esses nutricionistas não precisam ter centenas de milhares de seguidores; são, na verdade, microinfluenciadores.  

Atuam com eles de diversas formas. Alguns são contratados, outros recebem comissão por indicação; alguns recebem permutas de produtos e por aí vai…” 

A verdade é que contar com influenciadores é uma excelente opção para vender sem aparecer, mas não existe um modelo fixo de parceria. 

Tudo dependerá do seu objetivo e, principalmente, da sua estratégia. 

👉 Quer saber a melhor maneira de contratar um influencer para sua marca e vender mais sem aparecer? >>Clique aqui e saiba tudo o que precisa fazer para ter sucesso ao contratar um influencer<<

como vender sem aparecer (1)

♦ Estratégia n.º 3 para vender sem aparecer – Use os seus clientes (prova social)

O gatilho mental da prova social é um dos mais poderosos que existe. 

Principalmente para o empresário que quer vender sem aparecer. 

Para isso, você pode “explorar” (no bom sentido, é claro), os seus clientes para que eles postem o perfil do Instagram da sua marca no perfil deles. 

Assim, você poderá repostar o endosso feito pelos seus clientes no seu perfil. 

♦ Ambiente Instagramavel

É importante entender que as pessoas dificilmente vão marcar o perfil da sua marca em seus Instagrams se você não der os estímulos adequados para isso.

Uma das melhores estratégias para isso é a criação de um ambiente Instagramavel, ou seja, um espaço no ambiente físico onde você atende os clientes que seja visualmente irresistível.

Luiz Gustavo lembra o caso de mais um dos nossos clientes, a Mister Vapor (@vapormister), especializados em estética automotiva para veículos de luxo: 

“A Mistar Vapor atende proprietários de carros premium, ela gosta de se sentir especial. Ele dirige um Porsche, uma Mercedez, uma Ferrari… 

Esse cliente gosta de conforto, gosta de se sentir imponente. Por isso, existe uma grande poltrona na loja, que se parece com um trono. 

Isso é um estímulo para que o cliente, enquanto espera pelo serviço, faça uma selfie ali e poste no Instagram marcando a @mistervapor.” 

O ambiente instagramavel é uma ótima estratégia para vender sem aparecer, pois, quando os clientes fazem a postagem marcando a sua loja, os seguidores daquele cliente conhecem a sua marca. 

É importante que no ambiente instagramavel exista um chamado para a ação, ou seja, em algum lugar deve ser dadas instruções claras, convidando o cliente a postar a foto em seu Instagram, marcar o @ da sua marca e alguma # que seja relevante para o seu negócio. 

👉 Quer saber como ter um espaço instagramavel no seu espaço físico?  >>Clique aqui e assista ao CODICAST onde revelamos tudo sobre um ambiente instagramavel<< 

Um clássico dos ambientes instagramaveis são as famosas asas de anjo pintadas nas paredes de lojas e outros ambientes.

 ♦ Brindes e Presentes

Outra maneira para vender sem aparecer, utilizando os seus clientes e seguidores, é oferecer a eles brindes, presentes e coisas do tipo. 

Um bom exemplo foi utilizado pela própria Codirect (@codirectbr). 

Todos os semestres fazemos uma imersão empresarial e convidamos mentorados e ex-mentorados do programa Marca de Valor para participar. 

Nessa imersão, oferecemos uma placa comemorativa para os empresários que são mentorados pela nossa equipe e batem determinadas metas. 

Os prêmios variam de acordo com a faixa de faturamento: 

  • Silver: R$ 250.000,00 de faturamento nos últimos 12 meses;
  • Gold: R$ 500.000,00 de faturamento nos últimos 12 meses;
  • Platinium: R$ 750.000,00 de faturamento nos últimos 12 meses;
  • Diamond: R$ 1.000.000,00 de faturamento nos últimos 12 meses;
  • Black R$ 3.000.000,00 de faturamento nos últimos 12 meses.

 As plaquinhas são enviadas para as casas dos empresários, junto com uma cartinha onde incentivamo eles a postarem a conquista no Instagram marcando o nosso perfil.

 O resultado é fantástico. Sempre após fazer a ação, diversos empresários nos conhecem por causa dessa ação específica – ou seja, vendemos sem aparecer.

vendendo sem aparecer

♦ Estratégia n.º 4 para vender sem aparecer – Filme os ambientes e narre (sem aparecer)

Outra maneira extremamente simples e de fácil implementação para você vender sem aparecer é a filmagem com narração.

Utilizando essa estratégia, você vai pegar a câmera e gravar do seu ponto de vista, sem aparecer, apenas fazendo a narração.

Você pode mostrar sua loja, seus produtos, seus serviços sendo executados e narrar o que está acontecendo – sem, no entanto, aparecer.

O Luiz Gustavo conta o caso da Juliane, mentorada Codirect que é proprietária do Kital Motel:

“A Juliane, por ser proprietária de um motel, tem receio em aparecer. 

Por isso, ela utiliza essa estratégia, de filmar os ambientes do motel, mostrando as suítes, mas sem aparecer, mostrando apenas as imagens e falando por trás.

E dá super certo. 

Ela também treinou os funcionários para que fizessem assim, então, todos os dias são feitos stories sem ninguém aparecer – e muitas vendas saem dali”.

estratégia para vender sem aparecer

♦ Estratégia n.º 5 para vender sem aparecer – Fotos Nativas

A última estratégia para você que quer vender sem aparecer são as fotos nativas, aquelas tiradas por você mesmo, sem edição, que não pertencem a bancos de imagens.

Pode ser qualquer tipo de foto nativa que você não apareça: fotos dos clientes, do espaço físico onde você os atende, da sua equipe, de produtos.

É muito interessante que você, ao postar fotos nativas, você utilize o espaço da legenda do Instagram para contar histórias que possam conectar emocionalmente com a audiência da sua marca.

👉 Sabe uma das melhores maneiras de humanizar a sua marca para o Instagram? Contando histórias. >>Clique Aqui e descubra como contar histórias impossíveis de serem ignoradas pela sua audiência<<

Se você quiser saber mais sobre como vender mais sem aparecer, ver outros estudos de caso e ainda acessar uma estratégia bônus, assista (ou ouça) ao CODICAST #123.

É só optar por ouvir no Spotify ou assitir no YouTube

não precisa aparecer pra vender♦ Assista ao Codicast #123 – 5 Estratégias para vender sem aparecer

Gostou do conteúdo? 

Então assista ao CODICAST #123 na íntegra. 

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O co-fundador da Codirect, Evandro Mazuco, avisará você sempre que um novo episódio for ao ar.

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